28.4.10

L'ATELIER - JOEL ROBUCHON

Voltei de férias no maior pique para colocar algumas coisas bacanas que vi por Paris. Quase óbvio, o destaque maior foi para o restaurante L'Atelier do chef Robuchon que acumula 23 estrela no Guia Michelin e que dispensa apresentações. A decoração do restaurante é bárbara, genero sushi bar, tudo é preto da parede à roupa dos garçons e chefs com detalhes vermelho no debrum dos uniformes e nos assentos das banquetas. O espaço é para apenas 36 pessoas. É à vontade e cheio de gente interessante.



Já tinha sido advertida que eles não aceitam reservas e que o ideal era chegar as 18:30h para o jantar se não quisesse esperar. Deu sorte chegamos as 19:30h e fomos conduzidos para a quina do balcão; o que foi muito agradável para conversar.

O serviço é outro ponto alto. Os garçons e chefs de cozinha são todos jovens, bonitos, hiper simpáticos e bem treinados.

Bom, agora vamos ao que interessa. Minha entrada era Le crab royal - aux fines lemelles de raves épicée. Era assim, dentro tinha o caranguejo, firme e saboroso e por cima e por baixo duas laminas de rabanete.



A entrada do marido se se chamava Cocotte à la crème légère de morilles que vinha a ser um oeuf en cocotte com espuma de creme e morriles servido em taça de dry martini. Um clássico da cozinha francesa unindo a técnica de espumas com apresentação moderna.



A outra entrada que pedi foi l'agneau de lait douté de laurier frais à la feuille de romaine. Vejam a apresentação: dois bolinhos de cordeiro bem temperados com um molho delicioso e folhas de alface romana abafadas (no centro da foto).



Agora reparem só na foto abaixo o corte da lula com coração de alcachofra e tomates ao molho ibérico. O prato se chamava Les escornets et les artichauts rissolés aux saveurs iberiques. Será que consigo adotar este corte na lula? Vou tentar.



Já o meu prato principal eram as costelinhas de cordeiro com purê de batatas. Mais um clássico da cozinha francesa. Nossa, como eles tem um cordeiro bom e macio! Ha, este verdinho é alecrim frito.



De sobremesa, o marido pediu um prato que se chamava L' Exotique que vinha a ser abacaxi e mangas com creme de baunilha e bastões de merengue polvilhado com caramelo de maracujá.

Reparem que na borda do copo tinha um crocante de pistaches. E como os franceses adoram servir em copos.



Eu, que amo profiteroles pedi de sobremesa Le Paris-Brest que vem a ser carolinas com creme praliné.



Foi uma noite e tanto. O restaurante é daqueles bem, bem caros mas valeu super a pena, era a comemoração atrasada do nosso aniversário de casamento. Tks husband pelo presente.

Gostaram? Daqui para frente postarei coisas mais para os mortais da cozinha, mesmo porque não é sempre que a gente faz essas coisas.



ONDE

L’Atelier
5 rue de Montalembert 75006
tel. 01 42 22 56 56 -

Paris
  • fotos arquivo pessoal

12.4.10

QUEIJO FRESCO COM PEPINO E DILL/RECEITA



 Hoje estou em Paris e fui visitar uma casa de queijo em Saint Germain que se chama Barthelemy. Trouxe para o apto em que estou hospedada diversos tipos deles, mas este em especial dá muito bem para fazermos em casa.

Sabe como?
Lembram daquela receita do blog; a de iogurte caseiro ?
Depois de feito é só sorar, retirar o soro na geladeira por 4 horas numa peneira com fralda ou pano de prato.
Adicionar 1/2 pepino cortado em cubinhos e dill.
Por último colocar um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora.
Segue a receita por completo.

QUEIJO FRESCO COM PEPINO E DILL


ingredientes
2 litros de leite desnatado (Xando ou Fazenda);
1 pacote de lactobacilos vivos Rich, cor azul ou 1 pote de iogurte desnatado industrializado;
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado;


preparo
Aqueça o forno a 220° C. Em uma panela grande coloque um litro de leite e aqueça até ferver. Desligue o fogo da panela do leite e também do forno.

Coloque na panela 1 litro de leite gelado e mexa. Adicione um pacotinho de Rich ou 4 colheres (sopa) de iogurte desnatado industrializado e mais 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado.

Tampe a panela, embrulhe-a num cobertor velho ou jornal e deixe no forno aquecido e desligado por um período de 10 a 12 horas. No dia seguinte retire a panela de iogurte do forno. Remova a película de soro que se formou na superfície e armazene o iogurte em vasilha bem fechada na geladeira. Ele pode ser conservado por até 20 dias na geladeira.

finalizando.....

acrescentar 1/2 pepino em cubinho, 1 colher de sopa de folhas de dill, sal e pimenta do reino moída na hora.

  • foto google

8.4.10

COZINHA x1 - massa integral Caseirito

Me conta se você não é daquelas pessoas que quando vê uma criança comendo um miojo; aquele macarrãozinho instantâneo, chega perto para dar umas garfadas?
Pois agora sua vontade pode ser saciada pela massa integral Caseirito, da marca Mãe Terra que vem na quantidade perfeita para 1 pessoa; 70g.Você tem ainda a opção de escolher o molho que prefere para acompanhar como de funghi, de tomate ou de legumes. E como é facil preparar, fica pronta em segundos!

Quando fiz o teste em casa, achei o produto final meio sem gracinha. Estava tudo da mesma cor; marrom e bege. Daí veio a vontade de deixar o prato mais colorido.
Coloquei alguns tomatinhos, folhas de manjericão da minha horta e queijo pecorino.
Huuum
, que diferença fez!!!

Você encontra essa massa em casa de produtos naturais como Alternativa, Mundo Verde e Pão de Açucar. Tenha sempre à mão alguns desses pacotinhos para os dias em que bate a preguiça de preparar algo muito elaborado.
Bom proveito!

ONDE
Alternativa

Rua Fradique Coutinho, 910
Pinheiros - SP
Tel. 11 3816-0706

MUNDO VERDE
Av Pedroso de Moraes, 983
Tel. 11 3813 6858
São Paulo - SP
  • fotos arquivo pessoal

6.4.10

ADELIA PRADO e o poema Casamento

Uma vez, lendo uma entrevista concedida por Nina Horta, jornalista da Folha de São Paulo, ela dizia que os livros relacionados a cozinha que mais apreciava eram os de Proust, Pedro Nava, Manuel Bandeira, Carlos Drummond, e principalmente os de Adelia Prado.
Como estava em busca de poemas que me remetessem ao universo da cozinha e da essência da comida como elo agregador de pessoas logo corri à Livraria da Vila. Abri o livro Terra de Santa Cruz, de Adelia Prado e vi na minha frente a beleza do poema "Casamento".
Chamei a Sílvia para colocar esta poesia em uma das paginas do site; aquela que coloco as nossas novidades na cozinha. Foi juntar com o desenho da minha amiga e artista Bettina Vaz Guimarães; duas conchas de sorvete enamoradas e estava resolvida a arte daquela página.

Hoje, 06 de abril comemoro muitos anos de casada.
Sou feliz de ter construído um lar, de ter uma família e poder aprender com cada um e a cada dia a arte de amar e de dividir.
Neste momento divido com vocês a beleza desta singela poesia de Adelia Prado.


























Casamento

Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como "este foi difícil"
"prateou no ar dando rabanadas"
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.

Texto extraído do livro "Adélia Prado - Terra de Santa Cruz", Ed. Record - São Paulo, 2006, pág. 25.

  • foto Getty Images

4.4.10

COMIDA CRUA E VIVA by Kristin Slaby

A aula de comida crua a viva na Escola Wilma Kovesi que participei foi o máximo. A filosofia e estilo de vida do alimento cru/vivo é holistica. Para os que não sabiam como eu, os alimentos considerados cru/vivo são as verduras, legumes, frutas, nozes organicas, alem de sementes e grãos germinados que contem enzimas vivas. As enzimas agem como catalizadores que quebram as gorduras, carboidratos e proteinas. São cruciais para a digestão, eliminação e fornecimento de nutrientes. Aprendi 7 preparos deliciosos.
A aula foi dada pela simpática Kristin Slaby que já foi uma designer textil e hoje é uma prop stylist de fotos de comidas. Aqui ela mostra a maravilhosa torta de cacau com musse de chocolate feita com abacate (no lugar do creme de leite) coberta com mangas e kiwi.
De entrada ela preparou esse pate de cogumelos (shimeje, portobello, paris e porcini) e pignoles com torradinhas especiais de linhaça da Crulinária.

Experimentamos o espaguete de abobrinha com os molhos de tomate e pesto. Tudo cru, muito saboroso!

Foi também servido um bisque de azedinha e espinafre em taças de vidro. Resfrescante e saudável. Pedi especialmente para vocês a receita porque combina bem com nosso clima.

BISQUE DE AZEDINHA E ESPINAFRE
2 xicaras de leite de castanha de cajú
2 xícaras de folhas de espinafre "baby"
1 xicara de folhas de azedinha (se não encontrar coloque 1 xícara de espinafre, 1 colher de sopa de suco de limão e 1 colher de sopa de raspa de limão)
3 colheres de sopa de misso
1 colher de sopa de cebolinha francesa picada
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
1 dente de alho ralado
2 colheres de sopa de limão siciliano
sal marinho a gosto
pimenta do reino, de preferencia moida na hora

No processador ou liquidificador potente coloque o leite de cajú, as folhas de espinafre e azedinha.

LEITE DE CASTANHA DE CAJU ( pode-se fazer com amendoas, macadamia, mas castanha do pará ainda não testamos)
rendimento de 2 a 3 xícaras

1 xícara de castanha de cajú crua, demolhada em 3 e 1/2 xícaras de água mineral por 30 minutos a 2 horas
Coe a castanha demolhada. coloque em um potente liquidificador com 2 e 1/2 xícaras de água mineral e bata até obter uma textura lisa. Coe em um pano bem fino (fralda ou pano de prato) e reserve em geladeira para outros usos.Outra opção e fazer cubos de gelo e armazenar no freezer para uso posterior. Com a castanha que sobrou no pano, use-a em bolos ou torre-a e coloque na granola com iogurte.

ONDE
Escola Wilma Kovesi de Cozinha
Rua Cristiano Viana, 224
Pinheiros - SP
Tel. 3082 9151

Livro: Living Cuisine - Renéee Loux Underkoffler

TENMAN-YA
Rua dos estudantes, 19
Liberdade - SP
Tel. 3209 9960

CRULINÁRIA (Torradas de linhaça)
Tel. 14 3814 3377
crulinaria@yahoo.com.br

fotos arquivo pessoal

1.4.10

REVISTA CHARLO celebração de 21 anos

O Buffet Charlô, que comemora seus 21, nos presenteia com uma revista cheia de dicas de comida, receitas, viagens, cultura e sobretudo muito bom gosto. A publicação será bimensal e a distribuição via mala direta e em algumas bancas da cidade.

E agora vamos ao que foi servido na festa. Anote no seu caderninho.
Aperitivos: coxinha de galinha com molho picante, croquete de carne com molho de mostarda e empadinha de camarão. Todos bem pequenos e delicados. O patê de foie Charlô, claro não poderia faltar. Como já foi dito, o cardápio preparado era tradicional, mas servido elegantemente em bandejas de prata decoradas com ramos de ervas, lindamente amarradas.
Bebida: Champagne Paul Bur, whisky, poncho de frutas com espumante e Drambuille, caipirinha One, suco de limão, água de rosas e gelo seco.
No salão existiam duas ilhas com: frango caipira gordo fatiado para rechear mini pãezinhos, tostex de shitake, de queijo muzarela e tomate e sopa. Comida de balada.
Sobremesa: waffle de chocolate com amêndoas e café

Foi servido um suco de limão com gelo seco que reproduzi em casa.

RECEITA DO SUCO DE LIMÃO COM GELO SECO
Para 1 pessoa
1/2 limão espremido, usei o limão cravo que tinha trazido do sítio
250g de água gelada
gotas de água de rosa - do tipo comprada em casa árabe - como não tinha usei xarope de romã
2 cubos de gelo
adoçante a gosto
1 cubo de gelo seco, opcional para dar charme
Bater tudo no liquidificador, colocar no copo com uma pedra de gelo seco para dar um efeito especial.

  • fotos arquivo pessoal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...