31.5.10

ECO BIO

Que feira bacana foi a de organicos que anunciei anteriormente. Lá, encontrei pessoas bem intencionadas que trabalham com alimentação orgânica e com a sustentabilidade na cozinha, provando que o que fazem gera negócios e pode ser uma atividade rentável. Nesta saída contei com a deliciosa companhia da Patty que já se tornou minha companheira oficial nestas excursões, pois mostrou ser bastante curiosa, entendedora do assunto além de divertida.
Assim que entramos no Pavilhão da Bienal nos deparamos com o estande da Native. Confesso que conhecia somente o açúcar demerara que comercializam - parece que são lideres mundiais deste produto. Qual foi a surpresa ao saber que além de açúcar organico eles produzem leite de soja na versâo com chocolate, azeite de oliva, café, granolas e sucos de frutas; todos naturamente orgânicos.

No caminho da feira para casa dei uma paradinha no supermercado para comprar e experimentar este achocolatado feito com leite de soja. Boa opção para lanche de crianças na escola.E que delicia foi saborear um fresquinho e quentinho algodão doce feito com açúcar demerara.

As novidades do mercado me esperavam logo a seguir no estande da Ecobio. Encontrei lá o arroz com sete grãos, único orgânico no mercado, embalado a vácuo (confere maior durabilidade), ração humana, além de uma das estrelas da exposição - a farinha de feijão que contém faseolamina, muito recomendado em dietas de emagrecimento pois reduz os níveis de triglicerideos e de açucares no sangue. O médico da Patty recomenda 1 colher de chá antes das refeições.

E, que tal estes sorvetes de frutas orgânicos de baixa caloria da Manti Bio ? Sabores que produzem: atemoia (93 calorias), frutas vermelhas (69 calorias), caqui (106 calorias), banana (69 calorias) e ameixa (115 calorias). Todos sem gorduras vegetais ou corantes, conservantes e outros "antes". A Patty e eu adoramos o de atemoia. O sabor parecia o da fruta pura e simplesmente gelada. Pena que ainda não estejam nas prateleiras e nos mercados de São Paulo.

No estande da Mãe Terra (já publiquei um post da massa Caseirito) um dos destaques era o Trio de Flocos; boa opção para o café da manhã misturado com iogurte, deliciosos estavam os cookies; principalmente o de laranja que experimentamos, e as barrinhas de cereais com os deliciosos sabores de castanha do Pará e cacau, banana e linhaça, maçã e canela, castanha de caju e uva passa; boa opção para carregar na bolsa quando a fome aperta.

Coloridérrimos eram as latas de chá da The Gourmet Tea. Todos eles orgânicos vindos de diferentes partes do mundo. Poderíamos passar a tarde lá com o nariz dentro de todas as latas perfumadas. Fizemos uma degustação dos chás marrocan mint (tipo digestivo para se tomar após as refeições), depois o organic Rooibos Bourbon deliciosamante finalizado com notas de baunilha e caramelo e o organic Rooibos Citrus Ginger. O destaque estava na linha Ayurvedica Detox, elaborada para eliminar toxinas e estimular o sistema digestivo.

Adorei conhecer o Dick Thompson do Sitio do Moinho que traz ao Brasil o AGAVE, um substituto do açúcar, 100% natural e orgânico, extraído do Agave Azul, cactus nativo do Mexico.Tem baixo índice glicemico, é permitido para diabéticos *. Quero fazer muitas experiencias com sobremesas adoçadas com Agave.

E para terminar o último item de minhas compras foi esta granola light; a primeira no mercado adoçada com Agave, D E L I C I O S A.

Não custa lembrar que é sempre bom procurar uma orientação médica e nutricional antes de sair consumindo algum produto.
Um beijo e até a próxima postagem que acontecerá na Bahia, na Fazenda da Lagoa. Vocês aprenderão como fazer a verdadeira tapioca baiana. Assistirão ao vídeo explicativo com o passo a passo, tudo bem explicadinho, filmado do meu jeito.
Aguardem.

* consulte seu médico para uma avaliação personalizada

fotos de arquivo pessoal

27.5.10

O GULA GULA

Quando estive no Rio de Janeiro a Bia, do Celeiro havia me indicado alguns lugares para almoçar no domingo, como o Gula Gula, Sushi Leblon, Zucca e o botequim
Chico e Alaide, considerado por ela a melhor comida de botequim do Rio.
Confesso que fiquei tentada de ir ao Alaide, mas depois de ter encarado uma balada na noite anterior estava mais para uma comida mais leve e natural.

Decidi então experimentar o novo Gula Gula, do Leblon inaugurado há 2 meses.
A casa segue a tendência de baixa caloria e alta nutrição oferecendo saladas e pratos quentes. Só que antes dei uma olhada pelo site para saber o que pediria do cardápio.
A boa surpresa estava no cardápio sazonal.
Me deliciei e voltei com novas idéias para fazer em casa num próximo jantar.

O ambiente do Gula Gula é moderno com chão e paredes de madeira e no fundo tem um sofazão com almofadas coloridas e estampadas com leve toque oriental.
As mesas estavam ornamentadas com apenas uma gerbera cor de laranja.
Cool e alegre.

Uma das opções do cardápio sazonal foi este bobozinho de camarão com tapiocas em triângulo.
Um charme de entrada (reparem que foi servido dentro de um mini ramequim sobre uma folha de bananeira).
Estava muito saboroso.

Como prato principal pedi este trio de quinuas (também é do cardápio sazonal) com cevadinha ao curry, castanhas com tomate e beringela bem picadas marinadas no limão siciliano sobre uma cama de agrião, lentilha rosa germinada mais espetinho de frango.
Ufa, quanta coisa.

Estava tudo muito bom se não fosse o espetinho seco - tipo over cooked - tudo estaria maravilhoso.
Deixei a curiosidade de conhecer o Chico e Alaide para uma próxima ida ao Rio onde espero estar na companhia da Helô, da HeloDoces para desfrutar o que o Rio tem de melhor; seus botequins.

ONDE
GULA GULA
Av. Gen. San Martin, 1196
Leblon - Rio de Janeiro
Tel. 21 2294-0650
Tel. 21 2294-8792
  • fotos arquivo pessoal

21.5.10

SOBREMESAS SEM AÇUCAR - CELEIRO

Quando a vontade é maior que a fome a gente acaba fazendo loucuras. Pois foi o que aconteceu em recente viagem ao Rio de Janeiro. Resolvi ligar dois dias antes para o restaurante Celeiro para me informar se estavam fazendo o sagú de uva, um dos high lights do cardápio. É lá que dona Rosa, cozinheira e proprietária prepara esta sobremesa com aquela uva bem pretinha que se chama Santa Isabel, cuja a extração é entre janeiro e fevereiro. Na cozinha ela aquece esta uva em panela, moe e congela. Seu estoque dura até junho então, Dona Rosa já avisa que não adianta pedir no segundo semestre. Já no Spot em São Paulo eles servem esta sobremesa preparada com vinho tinto. Desta forma conseguem ter a sobremesa no cardápio o ano inteiro. O que eu mais queria contar para vocês é que no Celeiro esta sobremesa não tem açúcar, isto mesmo, é adoçada com Stevia, considerada um dos adoçantes mais naturais. Outra descoberta deste dia foi a torta integral de frutas adoçada com a própria fruta. Todo este entusiasmo é porque estou pesquisando diferentes formas de adoçar sem usar o açúcar. Se você tiver outras dicas, escreva para mim.

Aos sábados o Celeiro apresenta uma variedade de pratos quentes de carne peixe e frango que fica anotado informalmente na lousa. O cardápio é criado a partir do que o mercado oferece, com o mínimo de gordura aproveitando o que os alimentos têm de melhor em sabor, textura, e nutrientes,

As saladas ficam dispostas em um bufe com diversos tipos de legumes, grãos, folhas, sementes e massas; grande parte delas orgânicas,


















Aqui a foto do meu esperado sagu de uva com creme inglês (tinha feito uma reserva em meu nome caso acabasse). Era adoçado com stevia, como falei anteriormente.

O sagu com uva feito em casa três dias depois da visita ao Celeiro foi preparado com a polpa da uva Santa Izabel congelada que sobrou da receita do pudim de uva da vovó Maria Olympia . Preparei o creme inglês com Stevia (do tipo forno e fogão). Finalmente perdi o preconceito que tinha com o gosto amargo da Stevia - simplesmente não apareceu gosto residual e os amigos amaram. Esta é a minha dica - doces deliciosos com diferentes formas de adoçar! Farei novas experiências.

Todos os livros de Bia, filha de dona Rosa Herz que toca o restaurante junto com a mãe e a irmã  Lúcia são um sucesso.  É repleto de receitas deliciosas e confiáveis, não dão chabu! Garanto vocês.

Caso se interesse pela receita original do Sagu de uva com vinho do Restaurante Spot click AQUI

ONDE
Celeiro
Rua Dias Ferreira, 199
Leblon - Rio de Janeiro
Tel.21 22747843

19.5.10

BIO BRAZIL FAIR 2010


Para os adeptos como eu de uma alimentação mais saudável e de produtos orgânicos aqui vai uma dica. A Bio Brazil Fair que acontece de 20 a 23 de maio traz as últimas novidades e tendências deste mercado. Esta feira nasceu da necessidade do setor de realizar um grande evento, e hoje é o evento com a maior representatividade do mercado de orgânicos no Brasil, com a missão fundamental de geração de negócios, abertura de novas fronteiras e troca de conhecimentos.
Vejam só. No Brasil, o setor cresce de maneira vertiginosa e caminha para ser o maior exportador mundial de alimentos orgânicos.
A feira em 2.009 recebeu mais de 15 mil visitantes, entre compradores do Brasil e do exterior, profissionais do mercado e público interessado. Foram 226 expositores, com presença de todos os estados brasileiros e representantes internacionais da Angola, Áustria, Chile, Equador, Espanha, EUA, Itália e México.

Irei lá para trazer para os nossos leitores o que há de mais novo e fresquinho no mercado de orgânicos. Estou torcendo para que tenham muitas coisas gostosas. O ano passado foi lançado nesta feira, a massa pronta integral Caseirito que até postei uma receita.

A Bio Brazil Fair investe no desenvolvimento do mercado de orgânicos em:
alimentos congelados, alimentos saudáveis, carne, certificadoras, consultoria, detergentes e produtos de limpeza em geral, editoras, frutas e verduras, leite, lacticínios e ovos, matéria-prima, pães, bolos e biscoitos, produtos medicinais, sucos e bebidas, tecidos e roupas.

E, para os amantes da cozinha será realizado paralelamente o 3o Festival de Cozinha Vegetariana
Se você quer saber mais acesse: http://www.biobrazilfair.com.br/

ONDE
Bio Brazil Fair
Bienal do Ibirapuera- SP
de 20 a 23 de maio de 2010
das 11 as 20h

17.5.10

PENNE ORIENTAL DO SPOT




Semana passada preparei em casa a famosa e deliciosa receita do penne oriental do Restaurante SPOT . Como eram 4 pessoas dei uma adaptada na quantidade dos ingredientes. Todos adoraram e irei repetir nesta semana para amigos informais.

Quando você for executar este prato sugiro o uso de massa integral (esta é da Barilla); é mais saudável.

A Bel, amiga da Rô, cozinheira acidental, pediu a receita e agora vai levar. Depois me conta como você se saiu, viu Bel.

PENNE ORIENTAL DO SPOT
BLOG DA TUTU

Ingredientes
3 colheres de sopa de óleo de milho
300g de peito de frango em tiras
1 xícara de shiitake em tiras
1 e ½ colher de chá de gengibre em tirinhas finas
¼ xícara de pimentão vermelho sem pele em tirinhas
½ xícara de cenoura em tirinhas
½ xícara de salsão em tirinhas
5 ervilhas tortas cortadas em tiras longitudinais
300g de penne, de preferência integral
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1 e ½ colher de sopa gergelim torrado
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas torradas

Ingredientes para o molho oriental
1 e ½ xícara de suco de laranja
1 colher de sopa de suco de limão
150 ml de molho de soja
2 e 1/2 colheres de chá de maizena

Modo de preparo
Untar uma panela wok com o óleo e deixar esquentar. Acrescentar o frango e logo depois o shiitake e deixar dourar. Juntar o gengibre, aguardar uns minutos, acrescentar os vegetais e mexer até ficarem ligeiramente macios. Misturar os ingredientes do molho oriental, colocar na wok, mexer, adicionar o penne cozido (conforme indicações do pacote) e deixar esquentar. Passar para o prato (pré-aquecido) que irá servir e salpicar cebolinha, gergelim e amêndoas.

  • foto arquivo pessoal, produção André GB
.

13.5.10

CARDÁPIO DO DIA DAS MÃES

O cardápio Brasileirinho do dia das Mães do domingo passado foi um sucesso. Não podia ser mais tradicional. Tinha picadinho na moranga, arroz branco, bananas grelhadas e ovo frito. Só faltou a farofa. Tudo ficou como minha mãe queria; algo simples assim com cara de roça chique. Quem a conhece sabe que todos os encontros de família são animados com seu violão. Filhos e netos a acompanham muito afinados, a letra em inglês da música All I ask for you, do musical Fantasma da Ópera. É muito difícil não se emocionar. É um momento de integração da família. E para quem gosta desta música deixo ela presente no fim deste post.



O cardápio brasileirinho começou com um picadinho temperado com cominho, salsinha e tomate dentro da abóbora. Cada vez que me servia tirava uma lasca de abóbora junto com o picadinho.



O arroz bem branquinho foi decorado com uma rosa de tomates e salsinha. Bem cara de mãe.



A banana prata grelhada (usei a orgânica que é mais docinha) é um acompanhamento indispensável neste cardápio. Se você não tiver esta grelha poderá assar a banana com a casca no microondas por um minuto. Fica bem úmida.



O ovo frito que usamos foi o organico, da Korin preparado com a manteiga clarificada feita em casa. A gema deste ovo é bem amarela.



A montagem da salada ficou por conta das cozinheiras Cotinha, Su e Rosely. Boa surpresa! As vezes não delego como é para ser feito o prato e elas nos surpreendem com belas arrumações.
De sobremesa tinha uma salada de frutas com sorvete e claras em neve, bolo de crocante da Brunella e "emergência emocional" (nome dado por minha mãe ao waffle de chocolate). Isso porque ela acha que todos precisam deste docinho para amaciar e levantar a vida.
Depois de tanta comida esperamos o cafezinho e voltamos logo para casa com a sensação
de como é bom ter mãe e ser mimada por ela!

O meu presente para vocês é esta linda canção de amor All I ask for you, cantada por três dos maiores tenores que já tivemos; Luciano Pavarotti, Placido Domingos e Jose Carreras.

  • fotos de arquivo pessoal

10.5.10

COMIDA ÁRABE É LÁ NO SAJ



Como é que pude demorar tanto tempo para conhecer o restaurante de comida árabe SAJ!Graças a minha amiga querida Stella que me arrancou de casa pude chegar ao simpático local situado na Vila Madalena. Sempre pergunto a história de um restaurante para saber quem está por trás da cozinha. Os sócios, Paulo Abbud Filho e Ricardo Castanho Pinho tiveram os ensinamentos de um dos pais, dono do Farabuud, em Moema.

Foi eleito pela Veja São Paulo como bom e barato. Com quase dois anos de funcionamento ele é sucesso absoluto no almoço e jantar durante a semana e com longas filas de espera nos fins de semana.

Depois de visualizarem as fotos dos pratos convido vocês para assitirem ao meu primeiro filme no You Tube (no fim desta postagem) rodado no local. Já que estava com a máquina fotográfica na mão documentei fascinada a cozinheira preparando o pão SAJ, mesmo nome do restaurante; que vem a ser um pão folha temperado com zátar e azeite. Não esperem muita coisa do filme, mas foi divertido ver a cozinheira queimando o dedo e dando um sorrizinho no final.

De entrada pedimos os pães folhas , assados na hora em uma chapa metálica convexa aquecida a gás e chamada de saj. Esses pães combinam muito bem com o trio de pastas; humus, babagamuche e coalhada,



















Dos pães, o mais gostoso é o pão folha com zártar e azeite que vemos na foto abaixo. Simplesmente divino!





Diretamente do forno saem as esfihas aberta de carne, fechada de escarola e passas e a maravilhosa de carne com massa folhada,





Pedimos uma salada fatouche que não aparece bem na foto, mas ela estava com o tempero certo; aquele que a gente sente o azedinho do xarope de romã,





Para acompanhar a salada escolhemos o michui; combinação de espetos de filé-mignon e cafta de capa de filé. Nunca vi carne tão saborosa e macia.





E, para a sobremesa a Stella insistiu muito que experimentasse o Malabie que é um creme de miski com calda de damascos.

Dei apenas uma garfada para experimentar porque já estava satisfeita e arrependida de tanto que comi.

Para os amantes do chocolamour eles preparam a mesma receita do tradicional restaurante Bambi, dos tios de Paulo, um dos proprietários.

Esta semana retornarei lá para um quero mais. Te vejo lá?

E agora, o tão esperado filme de uma amadora metida a besta, ha ha ha.




ONDE
SAJ
Rua Girassol, 523,
Vila Madalena, SPTel. 3032-5939
  • fotos e vídeo arquivo pessoal

6.5.10

RECEITA DE MANTEIGA CLARIFICADA

Só uso a manteiga clarificada em substituição a manteiga convencional, margarinas e óleos vegetais. Os componentes alérgicos são destruídos e é de fácil digestão. Sua vantagem é que ela agüenta altas temperaturas e não queima como as manteiga convencionais. É muito utilizada hoje em dia pelos chefs de cozinha. Faça a sua em casa (recomendo altamente) ou compre em lojas de produtos naturais. Envio a receita a pedido de minha leitora Alice Freire que tem um blog de decoração bem bacana.



Vejam que com o auxilio de uma peneira, os resíduos sólidos são retirados do cozimento bem lento. Quem está executando é a Su, minha cozinheira. A receita é a seguinte.

Manteiga Clarificada

Rendimento 800g

Ingredientes
1 kilo de manteiga industrializada sem sal - ou 5 pacotinhos de 200g (uso a mais barata, tipo marca Nilza)

Utensílio necessário
Panela grande
Escumadeira
Chinois ou peneira grande
Fralda ou pano de prato

Modo de preparo
Colocar a manteiga em fogo bem, bem baixo por 1 hora. Não deixar ferver;
Ir retirando com uma escumadeira a espuma que se forma na superfície;
Não mexer no fundo da panela. Os sólidos ficarão depositados no fundo dela;
Coar a manteiga despejando no chinois ou peneira coberta com uma fralda. Desprezar o solido do fundo da panela.

Conservação
Conservar fora da geladeira por até 3 meses ou na geladeira por até 6 meses em vidro tampado.

Minha observação
Existe uma perda de 20% da manteiga nesse processo de clarificação;
A manteiga depois de clarificada tem uma cor de âmbar. Cuidado para não deixá-la marrom.




Vejam que conservo a manteiga em potes e guardo na despensa de casa em temperatura ambiente. Se quiser ver como organizo meus potes na despensa clique aqui.
Mais para frente enviarei uma postagem com manteigas clarificadas temperadas com ervas e alho, uma delicia para aperitivo ou para jogar com parcimonia sobre grelhados.

  • fotos de arquivo pessoal

3.5.10

DICAS NA CONTRATAÇÃO DE UMA COZINHEIRA

Hoje em dia está cada vez mais difícil contratar boas cozinheiras. Pensando nisso aqui vão algumas dicas inspiradas no blog da Cris e Monica que valoriza a transparência na contratação de funcionarias.

Vamos lá.
- Comece tendo um bom bate papo por telefone, daquele tipo demorado para ela se soltar e contar de suas experiências anteriores, pratos que prepara, o que já fez na vida e situação pessoal e familiar. Pergunte se ela tem referencia e peça o telefone de pelo menos 2 patroas;
- na conversa com as ex-patroas indague quais eram as funções que exerceu e quanto tempo ficou na casa (o tempo de permanência é importante para sentir se ela é do tipo que se adapta). Depois de ouvir as qualidades da candidata a vaga, pergunte se ela tinha cuidado com a limpeza e higiene pessoal, o que cozinhava, se cumpria horário, se fumava, se tinha bom humor, se gostava de criança e animais. Não deixe de saber quais eram os pontos que não estavam de acordo com a casa;
- antes de contratá-la agende uma visita na sua casa para conhecer pessoalmente a candidata;
- examine seus documentos e anote em um caderno: nome, de onde é, idade, escolaridade, telefones de contato, e mais tarde anote a data do inicio, fim do trabalho e salário inicial e final;
- lembre-se de perguntar não apenas o que faz, mas como faz.
- peça que leia uma breve receita de livro e outra de suas anotações;
- no bate papo, indague se mora com o marido, noivo ou namorado, se tem filhos e quem cuidará deles enquanto estiver no trabalho;- não deixe de combinar a data que irá fazer o pagamento mensal de acordo com a conveniência de ambas as partes;
- sugiro um contrato de experiência por 3 meses antes de assinar a carteira (tem amparo legal). Depois de 3 meses de trabalho assine a carteira e combine de descontar a parte dela do INSS e pagar a sua parte;
- peça para ela assinar todo mês um recibo do pagamento (você compra na papelaria). Será seu principal argumento caso exista alguma dúvida entre as partes;
- combine horário de chegada nas segundas feiras e saídas no final da semana ou caso ela não durma no emprego estabeleça quais são os horários;
- deixe claro quais são suas expectativas e obrigações dela além de cozinhar. Conte como é a rotina da casa; se todos comem no mesmo horário e principalmente o horário do jantar e do café da manhã;
- determine como serão suas folgas nos fins de semana e nos feriados longos como carnaval e ano novo;
- combine quando ela poderá tirar as férias. Por interesse das partes ela poderá sair de férias antes de completar um ano;
- dê importância para que ela use uniforme limpo, bem passado e, principalmente touca na cabeça para evitar cabelos na comida - muitas têm dificuldade para usar;
- E por fim pergunte qual é a pretensão salarial da pretendente e quais benefícios estarão incluídos como moradia, alimentação ou transporte, mas antes estude quais são as suas possibilidades e até que teto salarial poderá chegar.

Boa sorte na contratação de sua cozinheira. Cuide dela com muita atenção e carinho para que ela permaneça muitos anos na sua casa e atenda suas necessidades. Você merece isso!

 E PARA SABER DICAS NA CONTRATAÇÃO DE CASEIROS ACESSE AQUI

E PARA SABER QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES LEGAIS COM SUA COZINHEIRA ACESSE OS LINKS:
MINISTERIO DO TRABALHO
ALMANAQUE DO TRABALHADOR
  • Imagem The milkmaid by Vermeer
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...