26.7.10

MEU LOCAL DE TRABALHO



Como eu, muitas pessoas trabalham em casa e precisam de espaço e organização para que as coisas funcionem bem.
E como sempre tive muita curiosidade de saber como eram diferentes locais de trabalho, descobri no site do fotografo Todd Selby as idéias mais loucas e geniais nos espaços de estilistas, designers e outros profissionais famosos que acabei adotando algumas para mim.
Uma dessas idéias foi colocar em pranchetas na parede os montes de papéis que acumulamos na mesa. Não podia ser mais providencial para quando estamos montando o cardápio de nossas clientes e necessitamos visualizar vários papéis ao mesmo tempo. Não só isso mas também os cardápos que estamos acompanhando e os que estamos em processo de elaboração.Agora divido cada assunto numa prancheta.
Para desenvolver este produto comprei cinco pranchetas na papelaria Kalunga e contei com a ajuda da loja de encardenações Portofolio que revestiu com diferentes estampas em preto e branco. Ficaram lindas e mega práticas.
Adorei.



Para que vocês visualizassem melhor deixei as pranchetas sem os papéis.
Uma coisa que não deixo nunca de faltar é o chá enquanto trabalho.Compro na Casa do Chá ou quando viajo. A Su sempe me traz neste bule de ferro fundido.Ela é tão precisa no que faz que às vezes deixa na bandeja um timer para que eu tome o chá na hora certa - quando o tempo de infusão chega a ser de 5 minutos, por exemplo.



Não dispenso um pincel, daqueles de pintor que encontrei nas coisas de meu marido (ops, não era para ele saber). Tenho sempre a mão para limpar o teclado do lap top e para tirar a poeira da mesa que vai se acumulando nesta época de tempo seco e sem chuva em que estamos.


Este banquinho comprei na loja Utilplast e utilizo bastante para pegar os livros que ficam nas prateleiras mais altas. Bastante prático, ele é de plástico, tipo de abrir e de fechar e fácil de enfiar em qualquer canto. Esta idéia encontrei na página do Facebook do Sem Bagunça - da Silvia Pires que cuida de organização de armários e mudanças de casa.


Vocês conheceram um pedaço do meu espaço de trabalho que ainda tem canto de passarinhos e vista para uma praça.Uma delícia!
Até o próximo post, Beijos Tutu

  • fotos de arquivo pessoal

21.7.10

DICA DE COMO FAZER BEIJU/TAPIOCA - HOTEL FAZENDA DA LAGOA - BAHIA

































Onde fui parar no aniversário do cunhado. No hotel Fazenda da Lagoa. Uma fazenda de côco e dendê no sul da Bahia localizado entre o mar e o Rio Aliança, junto a manguezais e a uma lagoa privada de beleza estonteante. Isolado, mas com todo o conforto - não há uma construção sequer em um raio de 15 km - cada bangalô com 140 m² tem cama tamanho gigante e decoração muito charmosa assinada pela artista plástica carioca Mucki Skowronski.

A cozinha com cardápio elaborado por Tiça Magalhães e comandada pelo chef André Reis é cheia de sabores de todos os cantos do mundo, além do bahiano, claro. Lá se reúnem todos os anos alguns chefs como Claude Troisgros e Alex Atala para fazer semanas gastronômicas.

Como sou curiosa e adoro cozinha fui eu atrás do chef André para ver como ele preparava a sua torrada de tapioca ou beiju com parmesão. Eu já sabia fazer a tapioca (aprendi com minha cliente Brenda), mas me surpreendi ao ver que ele usa polvilho azedo e doce da marca Yoki (eu só uso o azedo) e que não é nada complicado de fazer a torrada de tapioca/beiju. Tudo está documentado no filme que fiz na minha máquina com efeito zoom, my way, caminhando para frente e para trás. Ainda bem que a cozinha era grande e que não tropecei em nada. Também tomei cuidado para não falar bobagens enquanto filmava.
E agora o vídeo do preparo do beiju/tapioca e da torrada com parmesão.




 

Primeiramente a receita do beiju/tapioca e depois a torrada de beiju/tapioca com parmesão.

BEIJU/ TAPIOCA DO HOTEL FAZENDA DA LAGOA - BAHIA
Receita do chef André Reis adaptada por Tutu Galvão Bueno
Para 4 pessoas

Ingredientes
1 xícara de polvilho salgado (o chef André usa 1/2 de polvilho azedo e 1/2 de polvilho doce)
5 colheres de sopa de água
¼ de colher de chá de sal marinho
5 colheres de sopa de coco fresco ralado
2 colheres de chá de manteiga, de preferência clarificada

Modo de preparar
1. Misturar o polvilho com a água
2. Adicionar o sal e mexer com as mãos formando uma farofa rustica
3. Numa frigideira antiaderente colocar a farofa através de uma peneira
4. Depois de 1 minuto, virar o outro lado deixar mais 1 minuto e já está pronta
5. Espalhar a manteiga clarificada e salpicar o côco ralado

Você pode guardar o preparo do beiju na geladeira e ir fazendo no decorrer de seu café da manhã. Se ela for secando coloque mais água.

 



















TORRADA DE BEIJU/TAPIOCA COM PARMESÃO

Modo de preparar
Acrescentar ao beiju pronto 1 colher de sopa de queijo parmesão
Dividir em 8 partes e assar por 15 a 20 minutos em forno a 220 graus

Uma coisa que gostaria de testar é adicionar a farinha de coco que ganhei da Silvia Ribeiro à massa do beiju. Esta foi uma sugestão de meu amigo Ze Ferraz quando perguntei no FB o que fazer com esta farinha. Como estou numa semana detox ayurveda vou deixar para depois.

E aqui vão meus agradecimentos ao chef e sua equipe. E nesta foto atrás estão os radiosos - aniversariante e sua esposa - ela a grande organizadora da programação dos dias inesquecíveis que passamos por lá.

  • fotos e filme arquivo pessoal
.
.

15.7.10

BANANAS, BANANAS E MAIS BANANAS


















Não sei como é com vocês, mas em casa quando as bananas da fruteira acabam, marido e filhos ficam no maior mau humor. Coisas de família mimada. E a culpada sempre sou eu.
Apesar de termos banana prata o ano inteiro, a época certa segundo o livro Alimente-se bem, do SESI, é entre maio e outubro. Então dá-lhe mais banana nesta época.
Outras duas coisas que aprendi é que a banana prata orgânica tem muito, mas muito mais sabor comparada as compradas no supermercado. Outra coisa bem legal é que a gente pode conservá-las por mais tempo se cortamos com a faca cada uma delas da penca que as segura - o que acontece é que elas acabam secando a sua base e consequentemente durando mais.
Decretado o fim ao desperdício das bananas.
Quem me deu esta valiosa dica foi a Cláudia, minha cliente e amiga que conserva toda banana que colhe de sua fazenda desta forma.
Valeu Claudia!
  • foto arquivo pessoal
E se você tem interesse em ver um jeito legal de grelhar a banana, veja no post anterior AQUI

7.7.10

COZINHA DA MONICA - DÁ VONTADE DE PASSAR O DIA INTEIRO LÁ

A Monica, minha cliente que se tornou amiga tem uma cozinha que eu babo e admiro seja pelo charme na escolha dos objetos garimpados ou seja pela organização e funcionalidade. Há um bom tempo tenho pedido à ela para fotografar este espaço para o nosso blog, mas ela estava sempre muito ocupada com seu trabalho na Ong S4KF (a mesma que Madona apoia). Enfim chegou o dia em que pude ter contato com seu universo gourmet e descobrir uma cozinha e adega de vinhos cheia de afetividade.
Obrigada, Monica por este momento!



As funcionarias Eva e Elisandra em ação numa cozinha que exala muitos aromas. Mas antes de entrar nela você passa por uma ante sala com uma enorme adega com muitas e muitas garrafas dos melhores vinhos. Dava até medo de tocar nas garrafas que Monica ia me mostrando. Imagina só o prejuizo se uma delas cai no chão! Neste ambiente, os fundos das estantes são revestidas com material imitando caixas de vinho. Pelas prateleiras livros sobre vinhos, rolhas autografadas com a data em que foi tomado o vinho, diferentes saca rolhas e muito mais.



Os vinhos das garrafas da foto a esquerda foram apreciados em comemorações especiais e são de alta qualidade (desculpem, mas não entendo de vinhos, mas tenho maior prazer em prová-los). Nestes eu tive a coragem de tocar - claro as garrafas estavam vazias. Uma descoberta para mim foi a caixa à direita chamada Le nez du vin que contem vários frascos com diferentes aromas para os apreciadores apurarem seu olfato. Coisa de profissa! Monica me colocou à prova, na primeira tentativa acertei o aroma de um dos frascos - era de anis, mas no segundo frasco errei - o sabor era defumado e eu disse outra coisa. Divertida a brincadeira.



Monica adora colecionar diferentes azeites e aceto balsâmico. Coisa de gente de paladar aguçado. Na parede achei muito engraçada a gravura do parmegiano reggiano
da marca Bertozzi, considerado um dos melhores,



e do pano de prato emoldurado que a Monica ganhou de seus três filhos.
Gente, não são muito fofas as carinhas de cebolas chorando! Qualquer um, depois de picar muitas e muitas cebolas fica “emotionally unstable”.



Peças de cozinha de design de Phillip Stark como o espremedor de laranja e o suporte para facas de algum outro designer (me ajudem, se souberem o nome),



Sal cor de rosa do Himalaia da loja Dean de Luca de Nova York, funil com a cara do personagem Pinoquio e balança de design retrô. Agora o mais bacana é ter uma geladeira só para águas, refrigerantes light e mini garrafas de Veuf Clicquot. Isso é que é ser chique Monica!
De matar a gente de inveja.



Suas panelas, livros e tudo mais....
Chega, né? Tá de bom tamanho. Monica você é demais.


1.7.10

MOSTEIRO DE SÃO BENTO ABRE PARA BRUNCH AOS DOMINGOS

Estejam a postos para conhecer a partir de agosto, o brunch de domingo do Mosteiro São Bento pilotado por Lia e Marcela Tulmann; diga-se ex- Badebeque que acontecerá apenas no último domingo de cada mês a partir de agosto. A dupla formada por mãe e filha tem ampla experiência no preparo de almoços e eventos regados a saladas gourmets (divinas por sinal) e pratos quentes.

Tive o previlegio de participar neste último domingo do soft opening para um seleto grupo de 100 pessoas, então posso contar um pouquinho para vocês o que vi e provei. A ambientação estava muito bonita com mesas compridas, bem ao estilo de conventos, candelabros e velas, toalhas brancas no centro das mesas e sousplat abaixo dos pratos num salão com piso de ladrilho hidraulico.

Tudo parecia muito chique e correto, mas o ponto alto mesmo foi a comida. Cheguei até a dizer para meu marido que me acompanhava, que se casasse novamente (com ele, claro) faria um almoço com o mesmo cardápio, tal e qual.

Vocês vão ver pelas fotos quantas ideias poderão extrair para fazer um almoço em sua casa. Claro, vocês não vãoprecisar de tantas coisas se o número de pessoas for menor. Só peço que se lembrem de me convidar!



Neste salão cabem 100 pessoas acomodadas em mesas comunitárias, bem ao estilo de um mosteiro. Na parte de fora foi montado o bufe de saladas, frios e pratos quentes


Lia e Marcela radiantes com o novo projeto. Não deixem de olhar o salmão com creme azedo, a travessa de foccacia, o rosbife e a salada de trigo e frutas secas


Você iniciava se servindo de queijos, compotas e presunto cru,













prato de rosbife com molho pesto,



salada de trigo com frutas secas preparado com trigo para quibe e temperada apenas com limão, sal e canela,



terrine de gema e clara de ovo picada com caviar por cima. Luxo só!


E que bacana o jeito de apresentar o palmito, reparem que ele está cortado em cubos sobre sua casca temperado com azeite de ervas e galhos de tomilho,


e terminava com uma massa reconfortante recheada de abóbora ao molho de manteiga e salvia,


E para finalizar a mesa de doces com a prata da casa à sua esquerda : os bolos Dom Bernardo feito à base de café, chocolate, conhaque, nozes, pêssego e gengibre e o bolo Laetare elaborado a base de farinha de amêndoas, ovos, canela e limão.

Anote na sua agenda que o próximo brunch será dia 29 de agosto a partir das 11.30h e as reservas podem ser feitas no Mosteiro de São Bento ou na loja na Rua Barão de Capanema.

E para aqueles que querem conhecer um pouco mais da comida de Lia e Marcela, elas tem 2 restaurantes: no Jockey Clube de São Paulo e no Shopping Jardim Sul

ONDE
Lia Tulmann Gastronomia - Jockey Clube
Rua Boa Vista, 280 9º Andar
Telefone: 11 3101-2686

Mosteiro de São Bento
Largo São Bento - Centro SP
Tel. 11 3328-8799

Loja do Mosteiro de São Bento
Rua Barão de Capanema, 416
Jardim Paulista
Tel. 11 3063 - 0522.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...