25.4.11

DÚVIDA DO QUE FAZER COM SOBRAS DE CHOCOLATE? JÁ PENSOU EM UM SUFLE DE CHOCOLATE ACOMPANHADO DE FRUTAS VERMELHAS?






































O que fazer com as sobras de chocolate da Páscoa? Para resolver esse problema, depois de muito pesquisar encontrei uma receita perfeita e infalível de suflê de chocolate que fizemos em casa no nosso jantar de Páscoa. O resultado foi fantástico. Quem mexe bastante na cozinha sabe o quão difícil é fazer um suflê perfeito. Pois bem, o suflê de chocolate do chef pâtisserie francês Dominique Guerin, que é responsável pelas sobremesas do restaurante carioca Le Pré Catelan , foi eleito pela Veja Rio, a melhor sobremesa da cidade (ainda não experimentei a original, feito por ele que dizem que é de comer de joelhos!). Preparado com chocolate meio-amargo, o suflê mais gostoso do Rio de Janeiro é servido com sorbet de framboesa e sorvete de baunilha - acompanhamentos que substituiria por um mix de frutas vermelhas de mirtillo, framboesas e amoras fresquíssimas para tornar a sobremesa menos pesada.

Vamos lá pessoal? E aí segue a receita adaptada por mim.

SUFLÊ DE CHOCOLATE
Blog da Tutu

Ingredientes
150 g de chocolate meio-amargo
45 g de manteiga, de preferência clarificada
6 claras
65 g de açúcar, de preferência demerara
3 gemas de ovo
Mix de frutas vermelhas: mirtillo, framboesas e amoras

Utensílio necessário
6 potes médios de porcelana, com 10 cm de largura, chamados ramequins

Modo de preparo
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga e açúcar 6 formas médias de porcelana e colocá-las no freezer. Derreter o chocolate com a manteiga a 40º e reservar. Bater as claras em neve (não muito firmes) com açúcar e adicionar as gemas em seguida, misturando manualmente.

Adicionar a mistura de chocolate com manteiga, rapidamente e manualmente. Encher os potes de porcelana até 1 dedo antes da borda e colocar no congelador até o momento de ir ao forno. Colocar os suflês no forno pré-aquecido por 12 a 15 minutos e servir com um mix de frutas vermelhas e frescas, ao lado dos ramequins. Cuidado: se deixar o suflê por muito tempo no forno ele pode inflar e murchar.




Essa é a versão do suflê de chocolate feita em casa no jantar de Páscoa. Faltaram as frutas vermelhas transformando a sobremesa numa combinação perfeita de ingredientes!

ONDE
LE PRÉ CATELAN -HOTEL SOFITEL
AV. ATLÂNTICA, 4240,
COPACABANA - RIO DE JANEIRO
TEL. (21) 2525-1160.
  • foto do blog da Folha e e-phone de André M. Galvão Bueno

20.4.11

CULTIVANDO MAGIA NA PÁSCOA

Hoje, depois de uma entrevista para o blog com a chef Tatiana Cardoso, do restaurante Moinho de Pedra fui até o Shopping Villa-Lobos para comprar alguns chocolates para a família. Um pouco atrasada para as compras, infelizmente não achei tudo que queria, mas tive uma deliciosa surpresa ao me deparar com um coelho gigante dourado, de 4 mt de altura da marca Lindt no saguão principal do shopping. O coelho não era de chocolate, claro estava lá apenas para a divulgação da marca. O objetivo era que as crianças e famílias tirassem fotos com o coelhão, tipo o que fazem no Natal com o Papai Noel. No local, aproveitando o momento pascoalino um belo rapaz destribuia as miniaturas de coelhinhos de chocolate aos amantes dessa delícia que passavam por lá. Muito simpático ele me deu 4 coelhinhos que usarei para enfeitar a minha mesa de jantar de Páscoa com a familia. Os GOLD BUNNIES, tradicionais coelhinhos de chocolate lançados pela primeira vez em 1952 pela Lindt, até hoje fazem parte da linha de seus produtos e podem ser encontrados no Pão de Açúcar e Santa Luzia. O que adoro desses mini coelhos de chocolate ao leite é que são muito leves - ideal para aqueles que estão de olho na balança.

DICA: Para quem estiver pela cidade nesse feriado, essa promoção está em vários shoppings de São Paulo e se estende até o próximo domingo, dia 24 de abril.


Contando um pouco dos chocolates LINDT, eles são feitos com os mais puros grãos de cacau, combinados com os mais finos ingredientes como frutas, castanhas nobres, bebidas e licores, além de cremes elaborados artesanalmente. O resultado final: barras de chocolates com texturas e sabores únicos, apreciadas por chocólatras no mundo inteiro. Para quem tem paixão por chocolate, encante-se com essa indescritível suavidade que derrete na boca, em uma atmosfera de sedução que se acentua a cada pedacinho degustado.

ALGUMAS SUGESTÕES DA LINDT PARA ATIVIDADES COM CRIANÇADA NA PÁSCOA

1) Esconder os mini coelhinhos de chocolate entre as árvores e arbustos para a crianças procurarem e depois juntar tudo que encontraram e distribuir igualmente entre eles. Faça algo bem mágico que as crianças guardem na memória: logo pela manhã antes das crianças acordarem esconda os ovos dentro ou fora de casa. Lembre de ter alguns esconderijos fáceis de achar e outros mais desafiantes para que essa função tome um certo tempo. Caso sinta que estão tendo dificuldade em encontrá-los brinque de "quente"e "frio"indicando a proximidade ou a distancia dos ovos.
Até hoje me lembro da Páscoa em Guarulhos, na chácara de meus avós, no local onde é hoje a UNG, Universidade de Guarulhos. Dormíamos na véspera do domingo de Páscoa ansiosos em acordar na manhã seguinte, quando o melhor nos esperava - os ovos escondidos entre as árvores. Às vezes acordávamos antes dos pais esconderem os ovos. Anos mais tarde, mesmo sabendo da fantasia criada em torno do coelho da Páscoa queria que essa brincadeira de correr atrás das árvores à busca das delícias se perpetuasse.



















2) Outra sugestão para as crianças é pintar com lápis de cor os coelhinhos desse desenho,

















3) E fazer uma receita de mini pudim de chocolate e laranja com cardamomo servido com calda quente de chocolate













MINI PUDIM DE CHOCOLATE E LARANJA

"A laranja e o chocolate fazem uma combinação perfeita. Nesse pudim o gosto cítrico da laranja e o sabor doce do chocolate estão perfeitamente harmonizados. A adição, opcional do tempero chines "five species" e do cardamomo trazem certo sabor exótico nessa sobremesa. Sirva com laranjas em gomos e molho quente de chocolate ou com um bola de sorvete de creme light".

Para 6 a 8 pessoas

100g de chocolate 70%
50g de chocolate 70% em lascas
185g de farinha com fermento
60g de farinha
3 laranjas em gomos
200g de manteiga sem sal amolecida
120g de açúcar
125ml de suco de laranja
1colher de café de tempero chines "5 spice"
4 sementes de cardamomo trituradas contidas em 1 casca de cardamomo
2 ovos levemente batidos
15ml de licor Grand Manier

Utensílio necessário: forminhas altas ou xícaras de café usado no lugar de formas

MODO DE FAZER
1.Pré-aquecer o forno à 160 ºC
2. Colocar manteiga em mini forminhas individuais
3. Peneirar as duas farinhas
4. Numa panela média combinar a manteiga, 100g de chocolate, açúcar, o suco de laranja, o tempero chines e o cardamomo. Aqueçer levemente a mistura em fogo BEM baixo até que o açúcar tenha dissolvido e o chocolate derretido. Deixar esfriar.
5. Na farinha fazer um buraco no centro e colocar a mistura de chocolate. Misturar até que estejam bem combinados, adicionar os ovos levemente batidos e as raspas de chocolate. Nota: é importante misturar a massa só até estarem unidos os ingredientes senão a massa poderá ficar muito firme.
6. Colocar a massa nas forminhas untadas e levar ao forno pré-aquecido por 30 minutos aproximadamente ou até o momento em que enfiar um palito no pudim, ele sair limpo.
7. Retirar as formas do forno e adicionar o licor Grand Marnier (opcional) enquanto ainda está quente. Retirar das formas e servir com alguma calda de chocolate e gomos de laranja.

16.4.11

BACALHAU NA PÁSCOA, E PORQUE NÃO HOJE OU QUALQUER OUTRO DIA?

Sempre achei que o bacalhau não é para ser consumido apenas na Páscoa ou no Natal. Muito pelo contrário, delicioso como ele só, vai bem em qualquer ocasião. Mas para fazer em casa é sempre bom ter um pequeno estoque dele já dessalgado no freezer. E peço uma coisa à vocês, por favor, não comprem os já dessalgados, vendidos no supermercado - pobrezinho dele, seu reinado termina em dois segundos ao você experimentar um bacalhau sem absolutamente nada de sal e então qual a graça? Entenderam, né, bom mesmo é aquele dessalgado em casa. Já publiquei no blog algumas dicas (com vídeo) de como comprar o verdadeiro bacalhau Gadus Morhua e como processá-lo. Na verdade as dicas são do Leonardo, do Empório Chiapetta do Mercado Municipal de São Paulo que é um expert no assunto. A deliciosa receita do bacalhau encapado que publico aqui já fiz inúmeras vezes. É da Mazzô França Pinto, ou do Charlo? Não sei, ambos servem no seu bufê e para mim tanto faz. Está no livro da Mazzô, A Cozinheira e o Guloso onde tem mais de 80 receitas com uma pegada mineira - raízes da chef. O prato acompanha um molho bastante calórico com muito creme de leite que acho totalmente dispensável, tanto é que não publico aqui para vocês. Agora o que você tem que fazer é correr, voe para comprar o seu bacalhau pois ainda dá tempo de dessalgá-lo e prepará-lo para a Páscoa. Sucesso absoluto!!!!

BACALHAU ENCAPADO

Ingredientes
1 kg de batatas descascadas e picadas em palitos médios
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 cebola cortada em rodelas
1 xícara de chá de azeite português
1 kg de bacalhau dessalgado, sem pele e sem espinha, em lascas
4 ovos batidos de como omelete
Sal e pimenta-do-reino, se necessário
2 colheres de sopa de salsinha picadinha
1 retângulo de 40 cm a 50 cm de massa folhada já aberta
1 ovo, clara e gema separadas

Modo de preparo
1. Refogar a batata na manteiga, com cuidado para não quebrar. 2. À parte, refogar a cebola em metade do azeite. Misturar o bacalhau, refogando-o até ficar enxuto. 3. Adicionar a batata com cuidado e acrescentar os ovos batidos. Provar e temperar, se necessário, com sal e pimenta. 4. Polvilhar a salsinha. Secar um pouco e reservar. Virar uma assadeira e forrar o fundo com papel-alumínio untado com manteiga 5. Colocar a massa e por a mistura de bacalhau bem no centro. Envolver o recheio com a massa, como um pacote, colando as extremidades com a clara de ovo 6. Pincelar o embrulho com a gema e fazer dois furos na massa (para o ar interno ter por onde sair) 7. Assar até dourar.
  • Foto do livro de Mazzô e Thomas Souto Corrêa

15.4.11

QUERO CASAR DE NOVO PARA TER UMA FESTA DE SONHOS

Queridas, Luciana e Gabriela, estou de queixo caído com o trabalho de vocês na decoração de casamentos - que considero um momento muito especial numa relação à dois. É o começo de uma vida em família com muito a dar e receber, às vezes mais dar sem esperar receber. E a festa dessa celebração tem que ter uma pitada de sofisticação, descontração, boa comida, música, dança e muita alegria para celebrar com bons amigos e família. Parabéns à vocês; dupla muito talentosa que com charme e bom gosto tornam os sonhos, daqueles que casam em realidade. Beijos, Tutu.

Luciana Gelfi e Gabriela Affonso Ferreira são os nomes por trás da Bossa Nova Decoração de Festas. O entrosamento profissional entre as duas é total. Talentosas e perfeccionistas, até os últimos minutos antes da festa começar elas colocam seus radares em ação para ver o que pode melhorar. E isso não é porque decidem em cima da hora, pelo contrário, o planejamento é minucioso. O que acontece é que elas são incansáveis, e querem deixar ainda mais lindo o que já está maravilhoso. Aqui vai alguns trechos de uma entrevista concedidas por elas ao site Yes Wedding com dicas, muitas dicas para aqueles que estão planejando casar.

YW - A Bossanova é relativamente nova no mercado, porém já tem presença e nome reconhecido. Qual o segredo do sucesso? Quando resolvemos montar a Bossanova Festas não sabíamos exatamente como seria e o que faríamos. Foi por instinto, por intuição e por amor.... As coisas foram acontecendo e tomando proporções que nem se quer imaginávamos ou planejávamos. Sempre gostamos de dar festas, de cuidar de todos os detalhes, e acima de tudo de receber e fazer as pessoas se sentirem especiais. Acho que juntamos esse talento ao que aprendemos trabalhando em empresas multinacionais.

Acreditamos que um dos segredos é que fazemos cada casamento como se fosse o nosso, procuramos nos envolver o máximo com cada noiva, com as suas famílias, pois sabemos que mais importante que fazer a decoração de um casamento, estamos realizando um dos maiores sonhos de uma mulher. Além disso, claro, há também muito comprometimento, dedicação e prazer no que estamos fazendo.

YW - Quais são as primeiras coisas a se levar em conta na decoração de um casamento? O mais importante quando pensamos no conceito para decoração é conhecer a fundo o gosto da noiva e entender o seu sonho, depois disso tentamos adequar o sonho ao local, às vontades de todos os envolvidos e ao orçamento disponível.

YW - Há alguma coisa proibida hoje em dia? Não existe certo ou errado, mas sim o bom senso. O bom senso de saber como usar, onde usar e assim por diante.

YW - E tendências, existem? Se sim, quais são as atuais? Nós não gostamos muito de seguir tendências, mas adoramos fazer coisas atemporais, que não tem modismos e que continuarão lindas sempre. Buscamos fazer coisas para quando a noiva olhar o seu álbum depois de 50 anos vai continuar achando atual e lindo. Não é exatamente clássico, mas atemporal....que resiste ao tempo, aos modismos, e tendências.

YW - Qual a importância de se pensar nos detalhes? Bom, nós duas somos super detalhistas e vamos a fundo nos detalhes, pois é através deles que demonstramos aos nossos convidados o carinho e o cuidado com que tudo foi feito.

YW - Há alguma regra para a localização da pista de dança, mesa de bolo e doces e outros itens indispensáveis como estes? O local da pista de dança é estratégico, sempre tentamos colocá-la no centro da festa, principalmente para os noivos que querem uma festa animada. A mesa de doces e do bolo é outro item importantíssimo, sempre buscamos posicioná-la em algum ponto de destaque, onde os convidados se surpreendam com o efeito dela.

YW - Dá para eleger alguma idéia marcante que colocaram em prática e deu certo? Qual e como foi? Temos várias idéias que gostamos muito e que já foram sucesso. Por exemplo, misturar bancos e cadeiras (ferro, madeira, estofadas). Essa idéia fez tanto sucesso que já vimos repetidas algumas vezes. Outra criação foi marcar o bar com estrutura aérea: colocamos uma estrutura acrílica cheia de bonitas garrafas em cima, e ele podia ser visto de longe. Podemos citar também o uso de cúpulas compondo com o tecido da festa ao invés de tradicionais abajures; distribuímos doces em bonitas peças nas mesas de jantar dos convidados e não somente na mesa de doces, entre outras coisas especiais.

YW - Existe algum detalhe que seja a marca registrada da Bossanova em seus projetos? Nós adoramos usar tecidos de uma forma ousada e charmosa. Através do tecido conseguimos dar o tom do casamento e deixar cada casamento mais pessoal e marcante. A forma com que conseguimos misturar as estampas, bolas, listras, xadrez, é única.

YW - O que a noiva deve ter em mente quando escolhe o local da cerimônia e da festa? Os noivos devem escolher o local que mais combine com eles, que traduzam o estilo/ gênero da cerimônia e a festa que querem proporcionar.

YW - Flores são sempre obrigatórias? Em casamentos sim, flores trazem um romantismo, um clima de festa e sabor especial. A festa muda quando chegam as flores!!!

YW - Onde buscam inspiração para a criatividade se renovar sempre? A inspiração vem de todos os lugares, desde viagens, livros, internet até a vitrine de lojas, um passeio no parque. Quando estamos antenadas tudo serve de inspiração e pode ser transformado.

YW - Que conselhos dá para os noivos que chegam com dúvidas sobre o décor? Como é o procedimento de criação e envolvimento com cada casal? Pedimos para verem revistas, irem a festas com olhar mais crítico, prestarem bastante atenção do que gostam e o que não gostam. Muitas vezes os noivos nos dizem o que não gostam e nós apresentamos para eles o que irão gostar. Esse é o nosso papel.

Aqui vocês encontram alguns casamentos incríveis realizados pela Bossanova Festas: Cores & Texturas, Cores da Natureza, Dia de Sol e Romantismo na Praia.

ONDE
Bossa Nova
Rua Estados Unidos 1342
Tel. 3081 9033 - São Paulo
  • fotos do arquivo pessoal da Bossa Nova
  • agradecimentos especiais à Nelma Fidelis

9.4.11

PÁSCOA NA LIVRARIA ALEMÃ























Cansada de procurar enfeites para a Páscoa que se identificasse, Ursula Hellner proprietária da Livraria Alemã Bucherstube visitou as melhores feiras de decoraçãoda Alemanha e trouxe para a Páscoa desse ano, as coisas mais lindas que eu já vi. " Na Alemanha a Páscoa, tem grande prestígio popular porque significa não só Ressureição no cristianismo, mas também o início da primavera em que os passarinhos estão cantando, as flores se abrindo e as árvores estão novamente com folhas e flores. E a tradição na Alemanha são os ovos cozidos pintados por crianças que "o coelho" esconde no jardim e as crianças vão procurar e comer no café da manhã. Ovo significa vida e o coelho fertilização assim que surgiu ovo de Páscoa e a galinha inserida nesse contexto", finaliza Ursula. Para esse ano a loja importou objetos de 12 empresas diferentes. Nem na Alemanha se acham tantas coisas num lugar só lugar e os clientes estão achando tudo maravilhoso, acrescenta ela.








Para as crianças pintarem os ovos, Ursulla importou tintas especiais comestíveis e adesivos para colocar na decoração deles, tudo aprovado pela secretaria de saúde alemã. As da esquerda são as tintas onde são colocados os ovos depois de cozidos em agua fervente com vinagre. Existem 5 cores diferentes e adesivos para caracterizá-los. Os ovos também podem ser pintados com lápis de cor especiais . Os ovos da direita foram importados da Índia para Alemanha, mas existem ovos bordados e pintados à mão vindos de famílias de Viena, na Áustria.








A livraria Alemã abre duas vezes ao ano, na Páscoa e no Natal para venda de objetos de decoração , um mês antes das datas festivas. Bom mesmo é chegar logo para ter mais opções de escolha.




ONDE
Livraria Alemã
Rua Bernardino de Campos, 215
Brooklyn Paulista - São Paulo
Tel. 11 5044 3735

  • a primeira foto foi tirada na entrada de casa e.. os ovinhos são de verdade, outras fotos tirei na Livraria Alemã.

3.4.11

COUSCOUS MORROQUINO DE CAMARÃO COM LEGUMES, ESPECIARIAS E EMULSÃO DE LARANJA

Ando numa fase de querer pratos, sabe desses que você coloca um monte de coisas e fica uma refeição completa, isto é um prato que tenha carboidrato, proteina e vegetais e além de tudo seja bem saboroso. Para que isso acontecesse, sábado passado comecei colocando na receita alguns ingredientes que estava com vontade de comer e entre eles estava o camarão e o couscous marroquino. Daí foi só juntar a receita do couscous vegetariano do restaurante Mani com o couscous do D.O.M. para sair essa delicia que vocês vêm na foto. Eram tantos os itens que tinha minha receita que achei que deveria dar um pulo no Santa Luzia. Graças a Deus tive o auxílio da Su para dar suporte na cozinha e a receita se transformou em algo inacreditável. Juro, digno de um banquete imperial ou digamos um prato para servir e deixar na memória de bons amigos que queira ter em volta da mesa. Meu marido se empolgou tanto que não parava de repetir e junto com o prato quase acabou com uma garrafa de vinho branco geladinho na temperatura certa. Minha decepção veio mais tarde quando meu filho (que não estava presente) virou pra mim e disse: "Pra que tudo isso se no Pão de Açucar tem um couscous da marca Casino que você faz com 2 palitos?". Ele que não provou porque estava fora não pode avaliar como nós que estava uma verdadeira m a r a v i l h a e valeu a pena todo o empenho e preparo do prato. Em todo caso pedi para ele o tal Couscous da marca Casino para testar um dia em casa, uma vez que nosso amigo Zé Ferraz já falou que é muito bom. Essa é a dica para os preguiçosos ou os mais inteligentes e práticos vamos dizer assim.

















COUSCOUS MARROQUINO DE CAMARÃO COM LEGUMES, ESPECIARIAS E EMULSÃO DE LARANJA
Para 4 pessoas

Ingredientes
300 ml de caldo de legumes, de preferência feito em casa
3 cravos da india
1 pau de canela
3 sementes de cardamomo (retirar a casca dura e triturar as sementes)
1 colher de café de cominho
300 gramas de couscous marroquino (sêmola de grão duro)
300 gramas de camarões médios
2 colheres de chá de sementes de girassol
1 colher de chá de raspas de laranja
2 xícaras de suco de laranja
2 colheres de sopa da manteiga
Fio de azeite
1/2 cebola RALADA
1 dente de alho ralado
1 xícara de cenoura picadas em cubinhos pequenos; 0.5 x 0.5 cm
1 xícara de berinjela pequena picada em cubinhos pequenos; 0.5 x 0.5 cm (use a casca e descarte a parte interna da polpa com sementes)
1 xícara de abobrinhas picadas em cubinhos pequenos; 0.5 x 0.5 cm (use a casca e descarte a parte interna da polpa com sementes)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de curry
2 e ½ colheres de sopa de salsinha picadinha ou coentro
Flor de sal

Modo de preparo
Aquecer o caldo de legumes e agregar as especiarias, cravo da índia, pau de canela, sementes de cardamomo triturada e cominho. Deixar por 15 minutos para pegar o gosto das especiarias. Desligar o fogo. Retirar da panela o pau de canela e os cravos e juntar o couscous marroquino para hidratar tampando a panela com um filme plástico por 5 minutos. Mexer bem o couscous com um garfo para deixar soltinho e não formar grumos. Reservar. Numa panela aquecer um litro de água até ferver. Colocar os camarões por 1 e 1/2 minutos. Retirar da água e reservar. Numa frigideira colocar as sementes de girassol e deixar lá até darem uma leve tostada. Reservar. Ralar a casca de laranja, tomando cuidado para não ralar a parte branca da casca (que confere um sabor amargo). Reservar. Fazer um suco com 2 laranjas e reduzir na panela até 2/3 da quantidade. Levar uma frigideira grande ao fogo, colocar a manteiga e um fio de azeite para a manteiga não pretejar. Acrescentar a cebola e deixar lá até murchar, daí acrescentar o alho. Colocar então a cenoura e deixar por uns 3 a 4 minutos. Acrescentar a berinjela e a abobrinha. Deixar refogar por alguns minutos até que fiquem al dente. Colocar sal e provar. Depois adicionar na frigideira, os camarões, temperar com sal e com o curry (o curry sempre vai no fim para ele não perder a cor). Misturar bem e deixar por mais uns 2 minutos. Agregar esse refogado ao couscous, adicionar as sementes de girassol tostadas,as raspas de laranja, acrescentar salsinha ou coentro, um pouco de flor de sal e zapt para a mesa regado com o suco de laranja reduzido.


















Só pra lembrar àqueles que desejam rapidez e praticidade que esse Couscous da marca Casino parece ser bem gostoso. Vou conferir na próxima vez e depois conto para vocês.
Passado alguns dias do envio dessa postagem experimentei o couscous da lata e devo confessar que não gostei, ficou muito aquém das minhas expectativas!!!!!
  • fotos arquivo pessoal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...