31.8.11

CORRA, AINDA ESTÁ EM TEMPO! CONCURSO DE RECEITAS


























Boa notícia. O concurso do dia dos pais foi prorrogado para o dia 30 de setembro. Envie uma receita que acredita que seu pai iria amar e envie para o meu e-mail tutu@tutugalvaobueno.com.br
O prêmio será uma caneta para escrever em bolos e cupcakes, da marca Khum Rikon - uma oferta da Doural presentes.
Como participar:
. enviar sua receita até 30 de setembro (de preferência uma receita mais leve)
. cada participante poderá enviar até três receitas
Resultado:
. resultado sairá a partir de 15 de outubro
. as duas receitas finalistas serão levadas a júri popular pelo FACEBOOK - aquela que obtiver mais "likes"será a vencedora
OBS:
. juri será composto por três pessoas: duas amigas amantes de cozinha e eu
. a receita vencedora será publicada no blog

Espalhe entre os amigos!!!!!

.

23.8.11

VOCÊ É CAPAZ DE GUARDAR UM SEGREDO?

Meu desafio diário é entregar um cardápio para as famílias que buscam uma alimentação saudável, prática e saborosa - em que o prato tenha um equilíbrio de texturas, sabores e crocância. Sempre peço as cozinheiras para guardarem alguns segredinhos como aquele que dentro do estrogonofre ao invés de creme de leite a gente coloca iogurte, ou que dentro do caldo de feijão tem um caldo rico em vegetais ou que o gosto de toucinho do caldo é por conta do chá Lapsang Souchong.
Em Los Angeles nos EUA um desafio foi lançado a três top chef de restaurante, sendo que um deles com 2 estrelas no Guia Michelin. Eles tiveram a incumbência de desenvolver um prato genérico a outro de seu cardápio, mas com menos calorias. Num país, com alto índice de obesidade a experiência ganhou importancia ao se concluir que os clientes nem perceberam a mudança e apreciaram a nova versão dos pratos com redução de 42% % de calorias. O teste foi feito com olhos vendados e depois os pratos foram enviados ao laboratório para teste de análise de gordura, calorias e sódio.




















O prato do restaurante Ammo era cordeiro com legumes gratinados. O da esquerda tinha 864 calories e o da direita 674 calories. Redução de 22% de calorias.


















No restaurante Mélisse, duas estrela no Michelin foi servido salmão selvagem, o da esquerda com 276 calorias e o da direita 200 calorias. Nesse caso houve uma redução de 28% de calorias.



















E no restaurante Street, o tofu com vegetais da esquerda com 559 calorias e o da direita com 322 calorias. Diminuição de 42% de calorias.

Ainda como informação, nos EUA a tabela nutricional dos pratos de cadeia de fast food são exigidos por lei em alguns estados e cidades, mas a partir de 2012 será obrigatório em todo o país. Com a experiência da diminuição de calorias de seus pratos em três restaurantes concluiu-se que não é difícil reduzir a quantidade de calorias, mas o que ocorre é que muitos chefs não estão certos se os clientes querem isso. O que acontece é que 38% dos chefs da pesquisa Obesity acreditam que a barreira para reduzir as calorias do menu é a falta de demanda dos consumidores.

Anyway, vamos experimentar em nossas casas adaptar as nossas receitas a outras com menos calorias? O desfio está lançado.

PARA VER MATERIA COMPLETA CLIQUE AQUI


.



18.8.11

O QUE A GWYNETH PALTROW TEM ALÉM DE UM LINDO ROSTO?
























O que a Gwyneth Paltrow tem além de um rostinho bonito e além de ser ótima atriz? É um interesse por cozinha saudável. "Nos meus últimos 10 anos, cozinhar se tornou uma paixão. Meu pai me levou a acreditar que a refeição feita para a família era uma expressão de amor. Por todos esses anos eu aprendi com ele a cozinhar, sempre me divertindo. Cozinho para a família e amigos, uma comida que está sempre presente em mim - simples e saudável". Essa receita de seu livro que publico aqui no blog é na verdade um molho a vinagrete de balsâmico com limão e Agave, perfeito para acompanhar uma salada com legumes grelhados. Paltrow nunca deixou de servi-lo sem que um amigo lhe pedisse a receita. Ops, é nessa que vou hoje na minha salada.

MOLHO DE SALADA DE BALSÂMICO COM AGAVE

Ingredientes

2 colheres de chá de balsâmico
2 colheres de sopa de xarope de Agave
1 colher de sopa de suco de limão
100 ml de azeite de oliva
Modo de fazer
Juntar todos os ingredientes e bater com o batedor de arame

SOBRE O AGAVE
Há vários tipos de Agave sendo o mais comum o Agave Azul. O interior da planta contém o suco naturalmente doce usado na produção da tequila e de néctar. O líquido é aquecido para fazer o xarope concentrado, mas com consistência um pouco mais rala que a do mel. A planta é nativa das Américas e tem sido cultivada há muito tempo nas regiões montanhosas do México. O xarope de Agave é constituído de 90% de frutose, uma forma de açúcar natural das frutas. A frutose não afeta os níveis de glicose no sangue de forma tão dramática como a sacarose da cana de açúcar. E o que é melhor: como é mais doce do que o açúcar refinado, usa-se em quantidades menores no preparo de pratos.

Como preparar e servir:
. use cerca de 25% a menos desse néctar do que o açúcar refinado. Três quartos de uma xícara de néctar de Agave é igual a uma xícara de açúcar refinado. Para a maioria das receitas essa regra funciona bem.
. reduza em 25 graus a temperatura de ser forno
. quando substituir o açúcar por este néctar, diminua a quantidade de líquidos - as vezes reduza até um terço.
. o néctar de Agave pode ser usado como substituto de mel ou de açúcar no preparo de pães e Bolos
  • fotos tiradas por Mario Testino para a Vogue
  • fonte sobre o Agave: 101 alimentos que podem salvar a sua vida, David Grotto 2007.
.

11.8.11

11 DICAS PARA O SUCESSO DE UM BOLO
























Assar um bolo, deixando ele fofo e úmido pode parecer uma tarefa difícil, mas seguindo alguns mandamentos e com um pouquinho de persistência você chega a um bolo perfeito. Para escrever sobre as 10 dicas para realizar um bolo de sucesso contei com a colaboração de Helô Monteiro da Silva, chef patisseur da Helô Centro de Culinária, famosa por seu bolo de nozes e brownie de chocolate."Se o bolo não der certo e não crescer, não desista; tente de novo" recomenda Helô que com sua equipe ministra aulas de culinária para crianças e adultos em uma simpática fábrica /cozinha na Vila Madalena. Dedico essa matéria à Romilda e Giselle Ribeiro dos Santos, excelentes cozinheiras que desejam parar de comprar bolo industrializado para produzir o seu próprio. Gente, agora só peço uma coisa: deixa para lá seus bloqueios nessa área e vamos em frente.

11 DICAS PARA O SUCESSO DE UM BOLO
Por Tutu Galvão Bueno

1. Use uma boa receita e leia atentamente. Para garantir o resultado de um bolo você precisa seguir a receita ao pé da letra. Comece com uma receita de alguém que você confia ou algum bolo que provou e gostou. Cuidado com as receitas copiadas na internet, porque muitas delas não são testadas. (as minhas são!)
2. Tenha à mão todos os ingredientes da receita, formas e utensílios que irá necessitar, não esquecendo de verificar a validade do fermento.
3. Use a forma recomendada na receita. Se você escolheu uma forma diferente da recomendada irá precisar ajustar o tempo de forno e irá necessitar sempre de manteiga amolecida e farinha para untar.
4. Pré aqueça o forno.
Se o bolo for colocado no forno frio ele pode embatumar, isto é não crescer.
5. Seja preciso com as medidas e pesos da receita. Tenha em casa os medidores padrão de xícaras, colheres e uma balança. Os ingredientes de receitas de doce devem ser niveladas com o auxílio de uma faca, nunca sacudindo.
6. Use os ingredientes em temperatura ambiente - como os ovos, manteiga e leite. Se você retirar a manteiga direto da geladeira não irá formar o creme que se deve e os ovos gelados podem coagular o preparo.
7. Obtenha a maior quantidade de ar que conseguir na massa do bolo.
Quando você bater a manteiga com o açúcar até a mistura clarear deve fazer por 10 minutos. Isso faz com que aumente o ar e volume do bolo. Quando acrescentar as claras em neve usar uma colher para misturar tomando cuidado para não perder o ar. Se usar batedor manual faça movimentos leves mas não bata demasiadamente forte porque pode expulsar o ar e o resultado será um bolo pesado.
8. Quando a mistura do bolo está completa, coloque imediatamente no forno.
Os agentes para levantar o bolo irão agir assim que entrarem em contato com os ingredientes líquidos então não perca tempo.
9. Coloque a forma do bolo na prateleira no centro do forno e quando o bolo estiver dentro só abra quando estiver perto de terminar de assar. Se você permitir a entrada de ar frio, seu bolo tem chances de desandar.
10. Preste atenção no tempo de cozimento. Cada forno funciona de um jeito por isso costumo ter aqueles mini alarmes que coloco no bolso com o tempo marcado para 10 minutos antes do bolo ficar pronto. Assim posso enfiar um palito no centro e testar - se ele sair seco é porque está pronto, mas se estiver úmido deverá ficar por mais alguns minutos. Outro detalhe, se seu bolo ainda não estiver pronto, mas já assumir um colorido dourado você poderá colocar uma folha de papel de alumínio por cima de uma maneira a formar uma tenta solta.
11. Esfriando os bolos. A maioria dos bolos devem ser esfriados alguns minutos em temperatura ambiente antes de desenformar e depois colocados uma grade para esfriar por igual.

Caso queira congelar, embrulhe-o em papel de alumínio e depois em um saco plástico. Para descongelar basta tirar do freezer deixando em temperatura ambiente por 2 horas e levar ao forno pré aquecido por 15 minutos ainda embrulhado no papel de alumínio.

Helô e eu gostaríamos de ressaltar que fazer um bolo de sucesso é muito diferente de fazer um prato salgado - tem que estar com a cabeça boa e dedicada quase que exclusivamente à receita - não é bom falar no telefone, por a roupa na máquina lavar ou entrar no computador para colher suas mensagens porque a atenção tem que estar voltada a cada detalhe e quantidade dos ingredientes. Quando estávamos perto de terminar nossa conversa, Helô lembrou que quando o bolo começa a cheirar já é sinal que está quase bom. Assim concluímos que o olfato e o visão eram os sentidos mais presentes para o sucesso do bolo além da técnica e precisão.

Veja as aulas na Helô Centro de Culinária clicando aqui.
Receitas de bolo recomendadas no Blog da Tutu:
Bolo de amora da Casa Branca (delicioso!!!)
Bolo das 100 assinaturas (divino)
  • foto Getty Image
.

7.8.11

O QUE FAREI PARA DIA DOS PAIS? - SALADA DE FARRO























Ainda é incerto o que farei no domingo dias dos pais, e como meu pai e sogro não estão mais aqui o destaque em casa é o pai de meus filhos. Esse sim gosta muito de comer bem. Caso faça um almoço em casa escolheria essa salada de farro com cogumelos e queijo feta porque tem um ar de novidade (pouca gente sabe o que é o farro) e tem ingredientes que adoro como os cogumelos e queijo feta. O que farei de prato principal? vou decidir no decorrer da semana - para que ter pressa? Os dias ainda são de inverno, a primavera chega em mais de um mês, temos manhãs ensolarada e quentes e noites fresquinhas. Os sabiás já começam a cantar logo cedo anunciando o amanhecer de uma maneira ainda tímida, o ipê amarelo está sem folhas e logo suas flores irão desabrochar lembrando mais uma vez o aniversário de meu querido filho. Quanta alegria de saber que muito ainda pode acontecer desde o amanhecer até o entardecer. Meu pai anoiteceu muito cedo. As estações mudam, a manhã surge com sol radioso, os ipês se abrem, filhos que chegam, filhos que se vão, mas felizmente voltam.

SALADA DE FARRO COM COGUMELOS E QUEIJO FETA
Para 4 a 6 pessoas

Ingredientes
1 xícara de farro
3 xícaras de água
sal
250g de cogumelos de paris
1 colher de sopa de óleo de girassol
1 dente de alho ralado
3 colheres de sopa de dill ou endro
1/2 xícara de amêndoas picadas e tostadas
1/3 de xícara de cebolinhas picadinhas
1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
1/3 de xícara de pedaços de pimentão vermelho de lata
1/4 de xícara de queijo feta esmigalhado
1 colher e chá de vinagre de vinho tinto
Modo de fazer
Refogar o farro numa panela média por 5 minutos. Adicionar a água, 1/2 colher de chá de sal e depois de levantar fervura deixar cozinhando no fogo baixo por aproximadamente 45 minutos ou até o farro ficar macio. Se ainda tiver líquido, peneirar e espalhar em uma assadeira grande forrada com um pano de prato para que ele esfrie rapidamente e seque o restante da umidade. Colocar numa tigela grande, adicionar mais sal se necessário e reservar na geladeira. (o prato poderá ser preparado até esse ponto com um dia de antecedência e colocado coberto na geladeira). Cortar os cabos dos cogumelos, aquecer o óleo na frigideira e cortar os cogumelos no sentido do comprimento. Quando o óleo estiver quente colocar os cogumelos e 1/2 colher de chá de sal e cozinhar por 3 a 4 minutos mexendo. Adicionar o alho e continuar cozinhando e mexendo por mais uns 3 a 4 minutos. Juntar os cogumelos ao farro com 2 colheres de chá de dill, as amêndoas e as cebolinhas verdes.(até essa parte pode ser feita com 4 horas de antecedência e refrigerar). Levar a salada em temperatura ambiente antes de servir, para não ficar com gosto de geladeira e antes de levar à mesa, adicionar o vinagre de vinho tinto ajustando os temperos - colocando mais sal ou vinagre se necessário. Montar a salada numa tigela de servir bem bonita, os pimentões por cima, o queijo feta esmigalhado e o restante do dill. Irá render 4 xícaras de salada de farro.
  • onde comprar o farro? Casa Santa Luzia
  • receita do restaurante SPOT : farro com aspargos e abóbora clique AQUI
  • não perca a salada de farro com couve, do restaurante Las Chicas
  • foto de jornal Los Angeles Times


.

1.8.11

CONCURSO DA MELHOR RECEITA PARA O DIA DOS PAIS - PARTICIPE





























Gostaria de convidá-los para participar do concurso do dia dos pais. Envie uma receita que acredita que seu pai iria amar e envie para meu e-mail tutu@tutugalvaobueno.com.br
O prêmio será uma caneta para escrever em bolos e cupcakes - uma oferta da Doural presentes.
Como participar:
. enviar uma receita de 01 a 31 de agosto (de preferência uma receita mais leve)
. cada participante poderá enviar até três receitas
Resultado:
. resultado sairá a partir de 15 de setembro
. as duas receitas finalistas serão levadas a juri popular pelo FACEBOOK - aquela que obtiver mais "likes"será a vencedora
OBS:
. juri será composto por três pessoas: duas amigas amantes de cozinha e eu
. a receita vencedora será publicada no blog

Espalhe entre os amigos!!!!!

. foto Delicious magazine

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...