26.10.11

DELÍCIA DE HAMBURGUER DE SALMÃO






















Aqueles que me conhecem sabem que sábado à noite é dia de pegar um cinema. Depois que termina a sessão, quando aperta a fome, sempre acabo indo comer um sanduíche com meu marido. Um de meus lugares preferidos é o Marcelino Pan y Vino, na Vila Madalena onde tem um delicioso hambúrguer de salmão, feito no pão preto assado no forno à lenha da casa. Nunca deixo de pedir esse prato.

Para aqueles consomem salmão toda a semana, a dica é usar a parte mais fina dele para montar o hambúrguer e deixar a parte mais alta para os filés grelhados.
A receita saiu no site Glamurana de ontem, com foto e tudo mais. Não dava para deixar para depois!

RECEITA DE HAMBURGUER DE SALMÃO

Chef Daniela França Pinto
Rende 4 hamburguers

* Junte 400 gramas de salmão fresco, 200 gramas de salmão defumado, um terço de maço de dill, dois pães velhos ralados, sal e pimenta a gosto e passe tudo em um processador, acertando o tempero se for necessário. Faça quatro bolas do mesmo tamanho e depois acerte a forma de hambúrguer. Deixe na geladeira por duas horas e depois grelhe em uma frigideira bem quente com um fio de azeite extravirgem. Ele deve ficar crocante por fora e rosado por dentro! * Ficou animado? Também dá para fazer o sour cream em casa. É só bater 100 ml de creme de leite fresco com sal até ficar em ponto de chantilly, acrescentar o suco de um limão-siciliano e um pouco de ciboulette picada.
  • agradecimentos especiais à Roberta GB
  • foto: divulgação
ONDE:
Marcelino Pan y Vino
Rua Girassol, 451,
Vila Madalena - são Paulo
Tel. 11 3034 0461

.

20.10.11

ALMOÇO FRUGAL - SALADA DE ABOBORA, LENTILHAS E OVO POCHÊ






















Estou muito feliz com meu almoço de hoje e gostaria de compartilhar com vocês a delicia e doçura de uma abóbora paulista na salada. Esse tipo de abóbora é uma descoberta recente - (usava apenas da abóbora cabochá (japonesa) e a abóbora seca). A do tipo paulista dá uma deliciosa salada com lentilhas, rúcula e ovo poché e o preparo pode ser feito em 1/2 hora. Caso não queira usar o ovo pochê, a alternativa é uma ricota ou queijo de cabra.

Outra coisa que me deixou contente foi que consegui fazer essa postagem em apenas uma hora. Ufa, já consigo aproveitar as facilidades de meu Mac. O que levou um certo tempinho foram os detalhes que fui agregando para a foto do prato ficar bacana para vocês. Mas valeu a pena. Agora é a sua vez de experimentar a receita em casa. Beijo, Tutu























SALADA DE ABÓBORA, LENTILHAS E OVO POCHÊ

Ingredientes
1 abóbora paulista em pedaços
Azeite
¼ de xícara de lentilhas verdes
½ xícara de rúcula
1 ovo
Folhas de salvia
Folhas de coentro
Limão
Sal e Flor de sal
Sementes de girassol tostadas

Modo de preparo
1. Pré-aquecer o forno a 220o;
2. Assar a abobora sem casca no forno com azeite, sálvia e sal por 20 minutos ou até ficar macia, mas ainda firme;
3. Enquanto isso cozinhar na panela a lentilha com caldo de vegetais por 15 minutos aproximadamente ou até estar cozida;
4. Fazer o ovo pochê colocando-o em panela com boca larga com água bem quente (cobrindo 3 dedos), mas sem borbulhar por 2 a 3 minutos. Antes de colocar o ovo na água, faça um rodamoinho no centro da panela com uma colher e despeje o ovo no centro - o ovo ficará girando em torno de si.
5. Montar a salada em prato fundo com a lentilha no fundo, as fatias de abobora sobrepostas, entremeadas pela rúcula, folhas de coentro e sementes de girassol tostadas e seu lindo ovo pochê por cima. Regar com azeite, limão e pitadas de flor de sal.


.


12.10.11

TEM SAL PRA TODA OBRA






















Tem muita coisa que gostaria de falar sobre o sal. Mas alguma coisa que as pessoas ainda não tivessem falado. Melhor, ao invés de falar vou mandar uma receitinha caseira de sal grosso com ervas para temperar carne vermelha e aves grelhadas e na próxima postagem falo dos diferentes tipos de sal numa pegada mais nutricional. E divagando sobre receitas, acho que vocês concordam comigo que uma receita dada diz muita coisa - é um ato de generosidade, de desprendimento e de amor. Legal depois é ouvir das pessoas que aquela receita tem seu nome. Quantas pessoas devem se lembrar de mim! Pois essa de sal temperado é divina, e muito fácil de fazer em casa. Serve para temperar as carnes minutos antes de grelhar. Mas cuidado, nada de deixar a carne horas no sal porque ele irá desidratá-la sugando o que ela tem tem melhor; que são os seus sulcos. Proceda assim. Depois de aquecer por 10 minutos uma chapa ou frigideira colocar seu filé mignon de 3 cm de altura por 2 - 3minutos de um lado, virar e contar mais 2 minutos do outro lado para uma carne ao ponto. Para o frango talvez tenha que deixar mais tempo se o peito de frango for alto ou o mesmo tempo se o filé for fino. Lembre-se que o grelhado é a última coisa que você faz na sua refeição porque não ficará bom reaquecê-lo, pois ressecará. Caso aconteça um imprevisto, do tipo que seu grelhado está pronto para ir à mesa, mas você teve que atender à uma ligação, coloque-o no banho maria. Para ver como é que faz clique na postagem anterior.
E lembre-se sempre de mim quando fizer seu grelhado com sal e ervas!

RECEITA DE SAL TEMPERADO
1 xícara de sal grosso
1/2 vidro de ERVAS PARA CHURRASCO da marca Provence à venda na Casa Santa Luzia
1 colher de sopa de mostarda branca em grãos (confere uma crocância deliciosa)
Misturar tudo e armazenar num pote bem limpo.

Caso seja difícil chegar até o Santa Luzia misture você mesmo alecrim, louro, segurelha e tomilho da marca BOMBAY - todos secos ou desidratados totalizando 8 gramas ou use a criatividade e misture as ervas secas que tiver à mão.

OBS: A marca de ervas Provence só encontro no Santa Luzia. Segundo o vendedor de lá o dono dessa marca prepara os blends de ervas apenas por hobby, não tem site e boa distribuição. Vida longa para esse hobby!!!!

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...