28.11.11

MANIFESTO A FAVOR DA MARMITA!






























Vocês não acham que mais pareço uma louca levantando a bandeira a favor da marmita? É que eu acho um absurdo as pessoas não levarem a BOA comida de casa para o trabalho e optarem por almoço em lanchonetes, padarias, fast food ou restaurantes caros. Foi numa dessas discussões com minha amiga Sylvia Sendacz, diretora de cinema que ela me contou que faria junto com Bia Ribeiro umas coisinhas de tecido para vender no fim de ano; assim como hobby. Depois desse nosso bate papo ela desenvolveu uma bolsa térmica charmossérima para levar comidinhas de casa para o trabalho que chamou de marmiteira ou caixa - picnic. Era o que faltava no mercado para essa ação ser concretizada. Estou muito curiosa para ver os produtos ao vivo, pois Bia e Sylvia além de produzirem peças criativas e de bom gosto, primam pelo acabamento.






























Bom, esse assunto de comida de marmita, ainda pode render muito assunto. Por exemplo: em Bombay, na Índia, grande parte dos trabalhadores recebem no escritório a comida quentinha que sua família preparou, facilitado por um sofisticado sistema de motoboys que atravessa o caótico transito da cidade vencendo barreiras até a refeição chegar à seu destinatário. São preparações`as vezes muito elaboradas com até 5 pratos diferentes.

Outra matéria interessante que li há um tempo atrás foi no New York Times. Era a respeito de alguns grupos de amigas que moravam perto e que se organizavam de maneira que cada uma cozinhava apenas um dia na semana e dividiam essa refeição entre as outras do grupo sendo assim, cada dia elas tinham uma refeição diferente. Tudo muito prático e racional: elas se reuniam apenas uma vez na semana para entregar às amigas os congelados da semana seguinte.

Bom, tudo isso para disser para vocês não perderem essa exposição - bazar e adquirir sua marmiteira térmica e adotar a comida de casa no trabalho. As vendas se iniciam no sábado, dia 3 de dezembro, das 11 as 20h, com continuidade nos dias 5, 6 e 7 no mesmo horário. Endereço: Atelier Bia Ribeiro, Av. Nazareth Paulista, 380, Alto de Pinheiros, São Paulo. Mais informações: www.flaminga.com.br

E vamos que vamos levar a boa comida ao trabalho de uma maneira charmosa e elegante!

.

.

25.11.11

AI OS MEUS SAIS - PARTE II



































Vamos conhecer um pouco mais sobre o sal para não cometer alguns equívocos. A matéria da Revista Nutrir + desmistifica os diferente tipos de sal: flor de sal, sal light e sal comum:

FLOR DE SAL
A flor de sal ou coalho é a camada fina que se forma na superfície da maré salgada, durante a evaporação contínua (produção de sal marinho em salinas). Este sal não sofre nenhuma transformação, além da secagem natural ao sol, que elimina o tom rosa. Como não é beneficiada, a flor de sal contém todos os nutrientes da água do mar, como magnésio, iodo e potássio. A flor de sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo.
A flor de sal é utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido seu sabor especial e sua maior riqueza em micronutrientes. Um nível adequado deste sal é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Apesar de todas qualidades nutricionais atribuídas à flor de sal, é preciso utilizá-la com moderação, pois é composta principalmente de cloreto de sódio, que pode elevar a pressão arterial como o sal comum.

SAL LIGTH
O sal ligth é chamado assim porque contém baixo teor de sódio. Ele é formado da mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio, sendo metade cada um; ou seja, neste tipo de sal, uma proporção de sódio foi substituída por potássio. Assim, o sal ligth tem 50% menos sódio (cerca de 196 mg/g) em sua composição, quando comparado ao convencional que tem 390 mg/g.
Embora os dois possam ser chamados de sal, eles afetam o organismo de formas diferentes. Enquanto o potássio regula a retenção dentro das células, o sódio age fora das células.
Este sal possui sabor mais suave e evita a retenção hídrica e inchaço, isso porque o cloreto de sódio possui um maior poder de atração sobres as moléculas de água, muito maior do que o potássio (que é facilmente eliminado do organismo). Como o sal light possui 50% a menos de sódio, é por isso que podemos afirmar que, para uma mesma proporção de sal comum e sal light, este último contribui com um menor risco de retenção de água e inchaço pelo organismo.
A troca do sal comum pelo ligth é uma boa opção, uma vez que a proporção de sódio é menor neste último. Apesar de ser recomendado as pessoas com hipertensão, o sal ligth não é indicado para pessoas com problemas renais, pois estes podem acumular potássio no corpo, o que aumenta os riscos de problemas cardíacos.

SAL COMUM:
O sal comum é formado por cloreto de sódio, estas duas substâncias são importantes para o metabolismo das células.
O sódio é fundamental no equilíbrio entre os fluídos corporais, ativa a transmissão de impulsos nervosos por todo o corpo e permite o funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo.
O cloro é essencial para uma boa saúde e para o processo digestivo, pois é a base do suco gástrico que ajuda na digestão dos alimentos.
Tanto o sódio como o cloro estão presentes em todos os tecidos e fluídos do corpo humano.
A recomendação de sal para adultos saudáveis (que não possuam hipertensão e nenhum outro problema cardiovascular) é de quatro a seis gramas de sal/dia, o que equivale a uma porção que varia entre 4 a 6 colheres de café ou saches por dia.
Já as crianças e idosos devem consumir menos sal.
Por: Dra. Silvia Antonovas

  • foto Getty Images
.

5.11.11

2.11.11

CRIANÇAS QUE NÃO COMEM DE TUDO? Pegada Nutri nelas.























Sempre considerei a boa mesa como elo agregador de pessoas, compartilhamento de ideias e valores.

Muitas vezes nos preocupamos porque nossos filhos não estão comendo adequadamente ou não gostam disto ou daquilo.

Pensando nisso montei o programa, "Pegada Nutri ", que tem como objetivo fornecer uma boa alimentação contendo as principais vitaminas e minerais voltado para aqueles que torcem o nariz para as hortaliças. E como? Inserindo essas vitaminas dentro dos pratos que eles mais gostam, de uma maneira camuflada.

Essa forma de apresentação dos alimentos é destinada à crianças e jovens que não tem o hábito de ingerir saladas e legumes nas refeições. Esse método foi inspirado no trabalho da nutricionista Joy Bauer que diz que “o mais importante é oferecer uma variedade de nutrientes eliminando a necessidade dos cálculos desta ou daquela vitamina. Apesar dos excelentes resultados das técnicas de camuflagem do alimento, não deixe de colocar bem visível sobre a mesa ao menos um vegetal cru ou cozido no almoço e no jantar para que a criança possa acabar se habituando e passe a gostar dos alimentos que foram camuflados ". Temos que entender essa técnica como um meio e não um fim para atingir os seus objetivos.

Agora mãos à obra, só falta você ter a disposição os seguintes acessórios: sacos zip, caneta para escrever em plástico e as hortaliças necessárias para executar as receitas.

Acredite, você terá ótimos resultados!!!!

Comece com essa receita de macarrão com molho de tomate e almôndegas em que no molho são colocados extratos de beterraba, abóbora e cenoura.























GRAVATINHA AO MOLHO DE TOMATE E ALMÔNDEGAS
4 pessoas

Ingredientes para a massa
250g de macarrão gravatinha, de preferência integral
3 l de água
1 colher de sopa de sal refinado ou 1 colher e ½ de sopa de sal grosso
40 g de pecorino ralado ou queijo parmesão ralado

Ingredientes para as almôndegas
500 g de patinho moído
1 ovo
½ cebola grande ralada
1 dente de alho amassado
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1/4 xícara de chá de extrato de cenoura
1 colher de chá de suco de gengibre (rale e esprema o suco)
1 colher de chá de folhas de manjericão
Sal e pimenta a gosto
Óleo ou azeite em spray

Ingredientes do molho
2 xícaras de chá de molho de tomate feito em casa
1/4 xícara de chá de extrato de beterraba
1/4 de xícara de chá de extrato de abóbora
1 colher de sopa de manjericão ou salsinha
sal

Modo de preparar a massa
Em panela funda ferver 3 litros de água
Quanto atingir fervura, colocar o sal e esperar ferver novamente
Colocar a massa na água e cozinhar conforme instruções do pacote
Retirar quando ela ficar ao dente, isto é quando você morder e sentir ela cozida, mas ainda firme no dente.

Modo de preparar a almôndega
Misturar a carne com todos os ingredientes e fazer pequenas bolinhas
Deixar aquecer uma frigideira antiaderente por 10 minutos
Passar o óleo em spray na frigideira e colocar as almôndegas para grelhar
Em outra panela colocar as almôndegas com o molho de tomate
Quando o molho estiver um pouco mais grosso e as almôndegas cozidas, colocar as folhas de manjericão e servir sobre a massa.

OBS: Caso não tenha ficado bem claro, os extratos de vegetais são preparados cozinhando os legumes no vapor e depois batendo no mixer ou liquidificador para deixá-los pastosos - obtendo um extrato. Armazenar em pequenos sacos Zip em porções de 1/2 xícara, escrever no saco o que tem dentro e a data do preparo. Congelar.

  • Agradecimentos especiais à Sergio Gb
  • Fotos de arquivo pessoal

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...