31.1.12

LAGOSTA COM LINGUINI NA MANTEIGA E SÁLVIA


Esse foi nosso almoço de domingo.
Diiiivino e bem fácil de fazer!

LAGOSTA COM LINGUINI NA
MANTEIGA E SALVIA

Ingredientes para a massa
4 caudas de lagosta
300 g de linguini Barilla nº 1
3 litros de água
3 colheres de sopa de sal grosso
2 colheres de sopa de manteiga, de preferência clarificada
4 dentes grandes de alho ralado
punhado de salvia fresca
sal e pimenta do reino
réstia de 1 limão siciliano
3 colheres de sopa de queijo pecorino

Modo de preparo
Lavar as folhas de salvia e secar.
Cozinhar as caudas da lagosta no vapor por 7 minutos ou até que enfiando um espeto de metal ou garfo e contando até 4 segundos e depois apoiando no dorso da mão a temperatura esteja de morna para quente. Reservar. Na panela do macarrão deixar a água levantar fervura. Colocar o sal grosso e aguardar levantar fervura novamente para colocar a massa. Seguir o tempo de cozimento indicado no pacote. Reservar. Numa panela funda, do tipo wok, colocar a manteiga, o alho, a lagosta cortada em fatias de 1 dedo de largura, a massa e as réstias de limão siciliano. Ajustar o sal e a pimenta. Reservar algumas folhas de salvia para o final e despejar parte do queijo pecorino ralado por cima e servir.


As lagostas comprei na Peixaria da Luíza,
que fica na Estrada Rio - Santos, próximo ao trevo de Bertioga. Pedi para ela dividir ao meio no sentido do comprimento e congelei quando cheguei em casa.

Aqui vai uma dica para quem está sempre circulando pelas praias do Litoral norte de São Paulo. A Luíza, que aparece na foto segurando a lagosta recebe encomendas de peixes e frutos do mar por telefone. Ela deixa tudo porcionado e embalado à vácuo para você passar e recolher no horário mais conveniente. Ela também faz entregas via motoboy para as praias próximas.

Aqui segue seu contato.(sorry, perdi o cartão com endereço, mas vou achar e postar)

PEIXARIA DA LUÍZA
Estrada Rio Santos, próximo ao trevo de Bertioga
Tel. 13 3317 2665

.

  • fotos arquivo pessoal
.

27.1.12

PRATO LEVE? Vai um penne sem gluten com lula

Programa que nunca abro mão, quando vou à Cambury, litoral norte de São Paulo é tomar um maquiatto (café com espuma de leite) na Cantinetta no fim da tarde. O lugar é cheio de charme, dentro de um mini shopping com livraria e algumas lojinhas de conveniência.

Comandada pela simpatissíssima chef Californiana Corrin Wilkinson, a Cantinetta é um misto de mercearia, restaurante e rotisserie. Oferece deliciosos sanduiches, massas, saladas, doces e pães frescos e uma boa seleção de vinhos.

Corrin e eu marcamos de se encontrar no meio de uma manhã para um bate-papo com gravação do preparo do penne com lula - uma adaptação do prato de já consta em seu cardápio. Apesar de estar um pouco nervosa mandou muito bem na cozinha mostrando o passo a passo da receita.

Depois de gravado o vídeo e experimentado a massa (só duas garfadas) fiquei muito arrependida de ter programado de ir almoçar no restaurante Manacá. Sabe por que? Verdade, o penne estava tão, mas tão gostoso que naquele momento preferia ficar ali mesmo, só jogando conversa fora, tomando uma taça de vinho branco gelado na temperatura certa e terminando o delicioso prato.



RECEITA DE PENNE (SEM GLUTEM) COM LULA BRÓCOLIS E TOMATINHO
Para 2 pessoas

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite de oliva
200 g de lula em anéis
200 g de tomate cereja partidos ao meio
200 g de brócolis
200 g de penne sem glutem, marca Diletto
4 dentes de alho ralado
1 xícara de vinho branco sal e pimenta do reino, de preferência moída na hora
limão (para temperar a lula - pouca quantidade)
2 colheres azeite com ervas (tomilho, alecrim, manjericão e salsinha)
2 colheres de sopa de queijo ralado, de preferência pecorino
Utensílio necessário
Frigideira de abas largas
Modo de preparo
Temperar as lulas com um pouco de limão, sal e pimenta do reino;
Numa frigideira colocar o azeite, o alho, a lula;
Depois adicionar os buquês de brócolis e sal;
Adicionar o vinho branco e deixar por 2 minutos (ajuda a cozinhar o brócolis que ficará al dente);
Por último colocar os tomatinhos e duas colheres de azeite com ervas;
Verificar o sal, a pimenta e levar à mesa com o queijo ralado.









































































ONDE:
CANTINETTA
Estrada de Cambury, 720
São Sebastião, SP
Tel 12 38652612











  • fotos arquivo pessoal
.

16.1.12

NOSSO NATAL - Café da manhã espiritual























Hoje Jesus nasceu há 2012 anos atrás foi o que lembrei ao acordar no dia 25 de dezembro. São oito horas da manhã e já está na hora de levantar para preparar o café da manhã, rezar, dar e receber presentes. Precisava logo esquecer aquela canseira no corpo, depois de uma farta ceia de Natal na noite anterior precedido de uma longa missa do galo.

A alegria de preparar uma mesa toda especial logo tomou conta de meus pensamentos e pulei da cama para dar tempo de preparar tudo antes que os filhos acordassem. Nunca deixo eles olharem a mesa antes que esteja tudo pronto. Gosto de ouvir aquele huaaaaauuuu, de admiração e olhos brilhando ao ver tantas delicias de uma só vez.

Tudo já estava planejado com muita antecedência pois desde meados de dezembro ficava de olho nas novidades do Pão de Açúcar, do Santa Luzia e do St Marché. Pensava quais as delicias que marido e filhos iriam se regalar no café da manhã do Natal já que a expectativa é grande, mas o mesmo tempo teria que preparar uma mesa com simplicidade e praticidade para não ficar na função por muito tempo.

Pensando na decoração adquiri umas cumbucas vermelhas em forma de coração da Le Creuset para colocar o iogurte com a granola adoçada com Agave Azul. Com os troncos comprados no ano anterior na Livraria Alemã coloquei velas e dois pequenos moradores da florestas com barbas compridas e brancas. O prato de dois andares, colocado no centro da mesa foi presente da Lais, da loja Utilplast e as folhas artificiais foram compradas na 25 de março e coladas com cola quente para enfeitar os pratos.

Com as comidinhas posta na mesa não faltaram os huaaaaau, para o meu contentamento.

CARDÁPIO DO CAFÉ DA MANHÃ DE NATAL

Iogurte feito em casa, água de coco, água com rodelas de laranja e hortelã

Pães variados do Santa Luzia, Padaria Sete Molinos e Mambo, como brioche, de grãos, ao leite e australiano que congelei com antecedencia. No dia coloquei no forninho por 3 minutos. Um delicioso mini bolo, chamado de financier com framboesa (o melhor de todos) da Sete Molinos.

Queijo: esférico, brie derretido e queijo de Minas, marca Jersey de Itu, o melhor. Manteiga aviação, a da lata cor de laranja. Frios: peito de peru light e mortadela para o marido que adora. Ovos com azeite trufado, que para minha decepção ninguém quiz.

Pistache, lichia, cramberry seco (tem muita cara de Natal) do Santa Luzia para misturar com o iogurte caseiro. Mamão.

Chocolate no formato de papai Noel da marca Ki-Mart para fazer graça na mesa.






































Para o momento espiritual contei com a ajuda de amigos que me enviaram lindas mensagens. Meus filhos leram na frente do presépio depois de ter colocado a imagem do menino Jesus na manjedoura. Uma delas é a Oração do Natal, até bem manjada, mas sempre tem um significado novo a cada vez que eu leio.

ONDE
Padaria & Molinos (de todas as padarias novas que abriram essa é a que mais gosto)
Alameda Lorena 1914
Tel. 3063 4433
  • fotos André GB

.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...