30.7.12

MORANGO COM MUSSE LEEEEVE DE CHOCOLATE





Sempre achei perfeita a combinação de morango e chocolate. Essa receita, em especial tem um toque diferente pois a musse que acompanha o morango é preparada de uma maneira leve, beeem menos calórica. E quem disso que o que é menos calórico é menos gostoso? Convido vocês a fazerem a prova.

Aqui vai uma dica para ninguém te pegar desprevinido. Tipo quando aparece aparece a sogra de última hora para almoçar. Tenha sempre na dispensa de sua casa uma barrinha de chocolate amargo. Com ela você vai prepara essa receita num piscar de olhos e surpreenderá a todos.

MORANGO COM MUSSE LEVE DE CHOCOLATE

Para 4 pessoas

Ingredientes
100 g de chocolate semi-amargo
4 colheres de sopa de iogurte magro
2 claras de ovo
2 colheres de chá de açúcar refinado ou 2 colheres de chá de sucralose
350 de morango orgânico (são mais docinhos)
folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo

1. Derreter o chocolate em banho maria em panela com agua fervente. Depois que derreter esperar por 5-10 minutos para misturar o iogurte;

2. Bater as claras em neve até ficarem firmes, adicionar o açúcar e bater novamente até ficarem firmes novamente;

3. Misturar delicadamente as claras com o chocolate – primeiramente misturar uma colher de claras no choclate, depois misturar o restante das claras cuidadosamente, deixando o máximo possível de ar;

4. Perto do momento de levar à mesa colocar os morangos nos ramequins ou copos de vidro e derramar a musse por cima.

5. Decorar com folhas de hortelã.

Dica: lavar os morangos com as folhas verdes e retirá-las só depois que secar.

  • Foto arquivo pessoal
  •  
  •  



24.7.12

XÔ TRAÇAS - SAQUINHOS DE PIMENTA DO REINO


















Para acabar com as indesejáveis traças que acabam com os sueters e roupas finas aqui vai uma dica. Monte pequenos saquinhos com tule e grãos de pimenta do reino e amarre com uma tira de barbante ou uma fita de cetim. Coloque no fundo de gavetas, no fundo de prateleiras ou pendurado nos cabides.

Quem me deu essa valiosa informação foi Dora Mattar quando trabalhava como "orientadora" ou gerente no Pão de Açúcar da Rua Gabriel Monteiro da Silva. Essa função exerço pelo menos de uma a 2 vezes ao ano e é tiro e queda. As traças vão embora. Desaparecem. Recomendo.

E aqui vai a receita:

- quadrados de 15x15 de tule

- 10 a 15g de pimenta do reino

- 20 cm de barbante

  • foto arquivo pessoal
  •  
  •  
.

17.7.12

ENXAQUECA X VINHO


















Como eu, muitas pessoas ao tomar uma taça de vinho são acometidas por fortes dores de cabeça que desencadeiam enxaqueca e aí é aquela chatice só.

Fiquei muito animada de saber que alguns tipos de uva com mais tanino estão relacionados a sintomas de enxaqueca. As uvas da América do Sul Cabernet Sauvignon e Merlot são as mais aconselháveis, pois contêm menos tanino. Tudo indica que se nós "enxaquecóides" fizermos a escolha certa poderemos gozar desse prazer e fazer o tim tim com os amigos em ocasiões especiais.

Uiiiii fui. Já para casa tomar uma taça de cabernet sauvignon acompanhado de um copo de água. Dois goles de água para um de vinho. Seguirei a risca as recomendações do Dr. Krymchantowski, lembrando que não posso estar nem estressada e nem de estômago vazio.Torçam para que dê certo.

Por Clarissa Thomé - da Agência Estado

O vinho sempre foi considerado como um deflagrador de enxaqueca. Estudo inédito mostra que a bebida não é tão culpada no que diz respeito às crises de dor de cabeça como se pensava. A pesquisa, coordenada pelo neurologista brasileiro Abouch Krymchantowski e apresentada no 54.º Congresso Americano de Cefaleia, há duas semanas, mostra que apenas 33% das pessoas que tomam vinho frequentemente têm deflagrada a crise. E algumas variedades da bebida têm potencial maior de provocar os sintomas do que outras.

Especialista em cefaleia, Krymchantowski selecionou 40 pacientes que estavam em tratamento para enxaqueca, que apreciavam vinho e relatavam crises após a ingestão da bebida. Cada um deles foi convidado a tomar meia garrafa de vinho das variedades Malbec, Tannat, Cabernet Sauvignon e Merlot, todos da América do Sul, e com intervalo mínimo de 4 dias entre eles - 33,4% relataram ter tido enxaqueca em todas as ocasiões; 54% sentiram-se mal em duas ocasiões; e 87% tiveram dor ao menos uma vez.

Ao comparar o efeito gatilho entre os pacientes que sentiram-se mal ao menos duas vezes depois de beber o vinho, o Tannat e o Malbec foram as variedades que desencadearam a enxaqueca com maior frequência, 51,7% e 48,2% respectivamente. Cabernet Sauvignon e Merlot causaram dor em menos de 30% das vezes em que foram ingeridos.

Krymchantowski explica que Tannat e Malbec são variedades que têm mais tanino, radicais flavonoides responsáveis pela cor escura do vinho. "É esse composto que faz o vinho ser saudável para o coração, mas também provoca uma mobilização súbita da serotonina que desencadeia a enxaqueca", diz o neurologista.

A pesquisa foi tão bem recebida que, 24 horas após a apresentação no congresso, foi reproduzida por 549 sites médicos dos EUA. Krymchantowski está ampliando o estudo - vai comparar o efeito do Cabernet Sauvignon francês com o produzido na América do Sul. "Ao que parece, o francês tem mais tanino."

Para o Krymchantowski, as pessoas que sofrem de enxaqueca não devem abandonar o vinho. "O importante é não combinar fatores que trazem a crise, como beber de estômago vazio, após um dia de estresse", diz.

A enxaqueca é uma doença que afeta neurotransmissores e atinge 15% da população do País, de acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Cefaleia. O cérebro fica mais sensível a estímulos, o que desencadeia crises de dor, que pode vir acompanhada de outros sintomas. A doença não deve ser confundida com a dor de cabeça ocasional e deve ser diagnosticada e tratada por especialista. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Informações do Wikipidia:
 Enxaqueca é uma doença multifatorial. Fatores genéticos, ambientais (stress, poluição, barulho, mudanças climáticas, odores), dietéticos (glutamato monossódico (Ajinomoto), nitratos (presente em salsichas, salames), aspartame, cafeína (café, chá, Coca-Cola), álcool (vinho tinto) e jejum; hormonais (ovulação, menstruação, pílula anticoncepcional) e irregularidade dos padrões de sono são implicados como mecanismos causadores da enxaqueca. As cefaleias são frequentemente hereditárias e mais comuns em mulheres. É aconselhável procurar um médico neurologista para obter um diagnóstico correto.

  • foto arquivo pessoal 
  •  
  •  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...