30.8.12

ARROZ COM MANGA COCO E AMENDOIM




Essa salada fria, de arroz com manga do renomado chef inglês Ottolenghi é de arrancar suspiros.

Feita com dois tipos de arroz, o basmati e o vermelho e vários ingredientes, é uma de minhas receitas favoritas do seu novo livro “Plenty”. (Outra receita sua publicada no blog é a burrata de bufalina com tomatinhos marinados).

É com essa  salada que farei a alegria dos atletas, amigos de meu marido que se reunirão nesse fim de semana no Camburi; praia no litoral norte de São Paulo para um churrasco de confraternização. Já servi ela num almoço de domingo para amigos acompanhada de rosbife, tomates grelhados e aspargos. Hummmm tava bom demais.

A mistura dos grãos do arroz basmati e do vermelho, com a crocancia do coco, o contraste da picancia do dedo de moça e o doce da manga com o frescor das folhas de hortelã e manjericão me conduzem a uma felicidade sem limites. Fecho o olho a cada garfada para sentir o gosto de cada ingrediente e me deixo levar.....

Seja na praia ou na cidade a salada de arroz com manga, coco e amendoim é um super prato!
Agora prepare o punho para picar toooodos os ingredientes.

ARROZ COM MANGA COCO E AMENDOIM
Adaptado por Tutu Galvão Bueno

Para 4 pessoas

Ingredientes 
100g de arroz basmati
1 colher de sopa de manteiga
20g de manjericão
150g de arroz vermelho
½ pimentão vermelho
10g de folhas de hortelã
10g de folhas de coentro
2 ramos de cebolinhas cortadas em fatias finas
½ pimenta dedo de moça cortada miudinha sem sementes e sem a parte interna branca
raspas da casca de 1 limão siciliano e suco do mesmo
½ manga palmer em cubos de 2cm
30g de amendoim tostado sem sal quebrados grosseiramente
25g de flocos de coco
2 colheres de sopa de óleo de girassol

Modo de preparo

1. Cozinhar o arroz basmati com manteiga em panela em fogo médio, adicionar sal, água e metade do manjericão (mantenha as folhas atadas no talo).

2. Levar para ferver, depois tampar e cozinhar em fogo baixo por 15 a 20 minutos. Retirar as folhas de manjericão. Espalhar o arroz em uma superfície lisa - pode ser uma assadeira, para esfriar logo.

3. Cozinhar o arroz vermelho em panela comum colocando tres medidas de água para uma medida de arroz.  Depois de pronto espalhar em uma superfície lisa para esfriar rapidamente.

4. Misturar todos os ingredientes deixando a manga para os momentos finais para ela estar bem fresca e não se desintegrar.

5. Sirva frio, como salada.

  • foto arquivo pessoal
  • dedico essa postagem à Regina Amaral, a Ré, minha madrinha, tia e amiga querida.

 ..
 .

21.8.12

BOLO INGLÊS DE GENGIBRE - PÓS OLIMPÍADAS




Depois de saborear e devorar as transmissões em HD das olimpíadas foi a vez de preparar e postar a receita enviada pela minha pen friend inglesa (amiga de correspondencia). Uma amizade que dura muitos anos. Tudo começou quando fui estudar na Cultura Inglesa e passei a me corresponder para praticar a língua. Isso foi na minha adolescência, quando a Inglaterra era uma referencia cultural e ainda é.

Não existia internet e as cartas levavam até quinze dias. Depois de sete anos de intensa correspondência, nos conhecemos e desde então é um vai e vem de cá para lá e de lá para cá. No meu último aniversario ela me presenteou com a assinatura de uma revista inglesa de receitas e em sua última visita ao Brasil com um livro de receitas de Natal da Nigella, que ainda não foi publicado aqui.

Com ela aprendi muitas coisas como o ato de se doar aos amigos, de estar presente nos momentos marcantes e de perdoar as faltas, e elas podem acontecer. Segundo ela, Shakespeare nos ensinou que: "O ressentimento é um veneno que você toma achando que está matando o inimigo". Pura verdade. Passei a não querer mais tomar esse veneno, e quem é que quer? Chega de prosa e vamos saborear o bolo de gengibre que é divino acompanhado de chá ou um suco de maçã verde e água de coco igual aquele que servem no restaurante Maní.

BOLO INGLÊS DE GENGIBRE

Ingredientes
75g de manteiga sem sal em cubos e um pouco mais para untar
175 g de açúcar mascavo
175 g de melado de cana (tem da marca Superbom)
200 ml de leite integral
2 ovos grandes batidos
250 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá do tempero apple pie (você encontra no mercado da marca Bombay)
2 colheres de chá de gengibre em pó
pitada de sal

Utensílios necessários
forma de pão medindo 26 x 10 cm

Modo de preparo
Pré-aquecer o forno à 180o . Untar uma forma de pão de 1.5kg.
Derreter a manteiga, açúcar e o melado até o açúcar dissolver.
Remover do fogo e juntar o leite. Deixar amornar daí misturar os ovos na mistura.
Numa tigela peneirar e misturar a farinha, o bicarbonato de sódio, o apple pie, o gengibre em pó e uma pitada de sal;
Fazer um buraco no meio desses ingredientes secos e colocar a mistura do leite no centro;
Misturar tudo com auxilio de uma pá e retirar alguma bolha de ar se encontrar. (a consistência da massa é mais líquida comparada à de outros bolos);
Colocar a massa numa forma para pão e assar por 40 a 45 minutos ou até que um espeto saia seco de seu interior.
Não abrir a porta do forno antes de 35 minutos para que seu bolo não murche;
Deixar esfriar na forma que assou, depois retirar dela; embrulhar em papel manteiga depois em filme plástico. Armazenar por uma noite ou por até uma semana antes de servir.

  • foto arquivo pessoal
  • dedico essa postagem à Sheanne Dorey 

.
.

14.8.12

CHEF OTTOLENGHI, JÁ OUVIRAM FALAR? EXPERIMENTEM SUA BURRATA MARINADA. DIVINA!

Ganhei de uma amiga que mora em Londres, a Lu, muito querida, o livro Plenty do chef inglês Yotam Ottolenghi que ainda era desconhecido por mim. Gamei. É tudo de bom. Tem a minha cara. Muitas e muitas receitas usando vegetais, principalmente limão, romã, alho e pimenta. Ele define seu trabalho autoral e artesanal assim: "We like to think of ourselves as the haute couture of the food-to-go world". Seu QG é em Londres onde funcionam vários endereços com comidinhas ready to go. Tudo uma delícia!

Já fiz três receitas de Ottolenghi: uma salada de arroz basmati com coco e manga, aspargos com ovo cozido e uma entrada que leva queijo burrata - feito com muzarela de bufala com interior bem molinho que se desmancha ao partir ao meio acompanhado de tomatinhos cereja e molho de erva doce tostada, azeite, hortelã e manjericão. Vamos começar pela última, ou melhor pela entrada?






BURRATA MARINADA TOMATINHOS E ERVA DOCE
Adaptada por Tutu Galvão Bueno
Para 4 pessoas

Para ser servido com torradas como aperitivo

Para fazer essa marinada escolha a muzarela mais fresca que encontrar ou melhor tente achar uma burrata cujo interior é bem molinho e que se desmancha ao partir. Quanto aos tomates, dê preferencia àqueles bem maduros e vermelhos que nunca foram para a geladeira e que sejam doces, mas ao mesmo tempo ácidos.

Ingredientes
250g de burrata ou muzarela de búfalo
½ bandeja de mini tomates maduros

Ingredientes da marinada
½ colher de sopa de semente de erva doce ou sementes de mostarda
raspas da casca de um limão siciliano
15 folhas de manjericão
2 colheres de sopa de orégano
4 colheres de sopa de azeite extra-virgem ou um pouco mais
1 dente de alho amassado
½ colher de sopa de flocos de sal
pimenta do reino à gosto

Modo de preparo
Iniciar com a marinada. Saltear na frigideira as sementes de erva doce ou mostarda até elas pipocarem;
Transferir para um pilão e amassar.
Numa tigela juntar todos os ingredientes da marinada e colocar os tomatinhos partidos ao meio. Deixar repousar por 1/2 hora;
Quebrar a muzarela com as suas mãos, colocar por cima a marinada com os tomatinhos e servir.
  • foto arquivo pessoal
  • dedico essa postagem à Erika Malzoni, amiga de longa data. 
  •  
  •  

2.8.12

EDITOR NA COZINHA - ARROZ BASMATI COM POLVO




Editor de livros, Ronaldo Graça Couto adora a cozinha descomplicada e não mede esforços para encontrar ingredientes especiais. Em recente matéria publicada na Revista Charlô ele diz que gosta de ir ao Brás, próximo ao Mercado da Cantareira sem nenhuma pretensão e a partir do que encontra por lá busca inspiração para a elaboração dos pratos que irá servir aos amigos. E um dos mais famosos é o arroz de polvo que ele prepara com o delicadíssimo arroz basmati - bastante utilizado na cozinha oriental.

O arroz Basmati é um grão saboroso e muito especial. É proveniente da Índia, mais precisamente dos pés do Himalaia. Seus grãos bem longos e pequenos têm um aroma delicado e talvez um sabor adocicado, mas muito agradável. Aqui no Brasil quem está produzindo é a Ruzene, no Vale do Paraíba.

Quis testar a receita no fim de semana, quando gosto de servir para a família um prato único - numa só panela, sem acompanhamentos. E foi assim, bem no sossego aproveitei o sábado de manhãzinha, para dar uma chegada até o Ceasa para adquirir um polvo fresquinho de 1 e 1/2 kilo. Com todos os ingredientes à mão foi tudo muito rápido e o resultado ficou excelente. Obrigada Ronaldo pela generosidade em compartilhar essa deliciosa receita para o Blog da Tutu.

Agora leitor é a sua vez. Vamos prá cozinha?

ARROZ BASMATI COM POLVO

Adaptado por Tutu Galvão Bueno

Para 4 pessoas

Ingredientes
1 polvo de 1.5 a 2 k
2 cebolas grandes inteiras
1 alho-poró picado
1 colher de sopa de salsinha picada ou coentro
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho
½ colher de chá de sal
400 g de arroz basmati

Modo de preparo

Numa panela de pressão aquecer o azeite, colocar o alho esmagado, deixar por 1 a 2 minutos e retirar; Levar o polvo nessa panela, dar uma passada pelo azeite nos dois lados por alguns minutos; Acrescentar os legumes, tampar a panela e deixar em fogo baixo por 30 minutos (não é necessário colocar água porque o polvo solta muita água). Retirar o polvo da água e cortar os tentáculos em pedaços de 2 cm. Reservar. Coar o caldo do cozimento. Cozinhar o arroz na água do cozimento do polvo, calculando uma medida de arroz para duas de caldo, adicionar sal e a pimenta do reino; Quando o arroz estiver prestes a ficar pronto, acrescentar o polvo picado, ajustar os temperos e polvilhar a salsa picadinha. DELICIA, DELICIA DELICIA.
  • Foto arquivo pessoal 
  •  .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...