31.1.13

AS MELHORES RECEITAS DE 2012 DO BLOG DA TUTU





























Adeus 2012 e vamos para 2013 com muito garra para que seja um ano de muita prosperidade e esperança. Meu profundo desejo para os familiares e amigos das pessoas envolvidas na tragédia de Santa Maria para que retomem suas vidas e encontrem um caminho na luz de Deus.

Mas as boas receitas do ano passado do Blog da Tutu permanecem e não só podem, mas devem ser repetidas. Por isso resolvi escolher as que mais gosto e aquelas que  mais fizeram sucesso. São elas:

ENTRADAS
Queijo brie sobre favo de mel
Queijo burrata com tomatinho, azeite e ervas
Abobrinha marinada do Francis Mallmann

SALADA
Salada de figo, queijo de cabra e xarope de romã
Salada de frutos e flores orgânicas

PRINCIPAL
Arroz de polvo
Lagosta com linguini manteiga e salvia
Haddock com salsinha gratinada em fina camada de batatas

ACOMPANHAMENTO
Arroz com manga coco e amendoim
Aspargo com ovo esmigalhado

SOBREMESAS
Morango com musse leve de chocolate
Suflê de chocolate
  •  projeto gráfico pessoal
  • imagem de fundo Getty images
.

20.1.13

UM RATATOUILLE NUM DOMINGO SOLITÁRIO




Passei um domingo solitário, sem família, testando receitas e estruturando meu trabalho para 2013.
O tempo vôo e quando olhei no relógio já eram quase 3 da tarde e ainda não sabia onde e o que ia almoçar. Dei uma revirada na geladeira e ainda tinha o ratatouille que havíamos almoçado no dia anterior. Juntei com um arroz negro, folhas e amêndoas tostadas. Antes de sentar no jardim debaixo de um ipê amarelo na companhia de meus queridos cães Max e Tom que nesses momentos me fazem tão bem,



olhei a luz bonita que entrava atrás das tumbégias. Tinha que fotografar aquele momento. Peguei uma mesa estreita da sala posicionei o prato de comida sobre ela e girei a câmara fotográfica de todos os lados até encontrar as cores e luminosidade que expressase essa tarde. Com a natureza que me acolhia ao meu redor agradeci a Deus esse momento de paz e me sentei para apreciar o delicioso almoço.

Demorei muito até achar uma receita de ratatouille que me deixasse satisfeita.  Essa veio de Alice Waters, do seu livro A Arte da Cozinha Simples. Todo mundo deveria que ter esse livro. É muito completo e recomendo!

O ratatouille é uma combinação de berinjela, abobrinha, tomates e cebola roxa grelhados na chapa temperados com alho, sal, manjericão e azeite. Fica muito bem acompanhando um peixe, frango ou uma massa. Pode ser servido quente ou frio.

RATATOUILLE 
Para 4 pessoas

Ingredientes 
1 berinjela media
2 abobrinha médias
1 cebola grande
2 pimentões vermelhos
3 tomates maduros
3 colheres de sopa de azeite de oliva sal
1 - 2 dentes de alho raladinho
10 folhas de manjericão picados ou ralados em tiras finas

Modo de preparo
1. Retirar as pontas das berinjelas e abobrinhas e cortá-las em rodelas de 0.5 cm;
2. Descascar a cebola e cortá-la no sentido do comprimento;
3. Retirar o cabo e semente dos pimentões e cortá-los no sentido do comprimento;
4. Cortar os tomates ao meio no sentido do comprimento, retirar as sementes e cortar mais uma vez;
5. Aquecer uma grelha até quando aproximar sua mão e contar até 4 ela esteja bem quente;
6. Pincelar todos os legumes com azeite e salpicar o sal;
7. Colocar os pedaços de legumes sobre a grelha e deixar de 2-3 minutos de cada lado e virar;
8. Ir virando conforme a necessidade para não queimarem;
9. Retirar quando estiverem macios e deixar descansar para que esfriem;
10. Quando todos os legumes estiverem grelhados e frios para poderem ser manuseados cortá-los em cubos de 1 cm de largura e misturá-los em uma tigela com o alho picado, o sal e as folhas de manjericão.
11. Servir morno ou em temperatura ambiente.






































Meus amores Max e Tom!!!!

. Foto arquivo pessoal

.
.

14.1.13

SALADA DE TOMATINHO CONFITADO E QUEIJO SERRA DA CANASTRA QUEIMADO




Essa é a primeira postagem do ano que inicia com uma salada bem refrescante para esse calor que vem e que vai em São Paulo. Hora está calor intenso ora está fresquinho. É verão. É tempo de preguiça é tempo para estar na praia, mas estou em São Paulo, de leve no trabalho e em férias na faculdade.

Para a salada que apresento usei folhas variadas da banca da Lúcia e Yolanda do sacolão do Ceasa, com queijo da canastra recém trazido de Belo Horizonte que demos uma queimada com maçarico e fatiamos. Muito fácil! Acrescentei uns tomatinhos confitados comprados no supermercado. Depois coloquei-os no modo "assar"do mini forminho com azeite e tomilho (algo em torno de 10-15 minutos). O molho preparei na proporção de 3 medidas de azeite para 1 medida de limão, 1 colher de de café de mostarda ancienne e 1 de chá de mel, sal e pimenta e mais 1/2 dente de alho raladinho fino.

Coisa importante é a higienização das folhas e legumes com solução clorada na proporção de 20 gotas para cada um litro de água. Deixar de molho por 15 minutos e enxaguar em água abundante. Secar muito bem, mas muito bem mesmo para absorver o molho da salada quando for servida. Nada de querer ser prática e lavar todas as folhas para adiantar o serviço da semana. A umidade nos alimentos por longo período é um campo propício para micro organismos e as folhas irão murchar com mais facilidade. Então é aconselhável a higienização de acordo com o consumo.

À todos que têm me acompanhado, desejo um 2013 muito abençoado repleto de realizações e boas experiências na cozinha. Vamos ver se nesse ano a gente pode parar um pouco para se cuidar e alimentar melhor. Que possamos seguir firmes naquilo que acreditamos, nos nossos projetos de vida, mesmo que as dificuldades apareçam pela frente continuaremos lutando naquilo que acreditamos.
E eu, estareii sempre aqui, neste cantinho com comida boa, de casa, de quem tem carinho e amor para dar.

. foto arquivo pessoal



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...