22.4.13

DICAS DO QUE NÃO ESTOCAR NA GELADEIRA

Vamos tirar algumas dúvidas do que estocar e não estocar na geladeira? Manjericão pode estocar? E o café moído, coloco ou não na geladeira? Espero que esse espaço seja útil para a troca de experiências.

Bom, vamos lá.





Foto de fundo Getty Image, produção e texto Tutu Galvão Bueno

.

18.4.13

GULALÁ - COZINHA PRÁTICA ENTREGUE EM CASA




A semana passada experimentei o kit refeição do Gulalá e me surpreendi com a qualidade da entrega, o frescor dos ingredientes e o sabor final do prato. O serviço compreende a entrega em casa de sua refeição pré selecionada no site, com os ingredientes picados e a receita do passo a passo.

No dia da entrega do pedido quem foi para as panelas foi minha filha, iniciante na cozinha que preparou em apenas 25 minutos o salmão temperado no vinho, azeite e alho, embrulhado no papel de aluminio, deixado por alguns minutos no forno acompanhado de couscous marroquino com abobrinha, cenouras (picados por ela), curcuma, cebola roxa e castanha do pará. Ela se saiu muito bem! Parecia um jantar de gala.

Gostei da idéia. Muito divertido tudo ainda mais porque fiquei só de assistente. Depois foi só sentar na mesa e me deliciar. Os chefs que colaboram com as receitas são vários entre eles: Renata Vanzetto do Marakuthai e Fabio Lazzarini do Varanda Grill. O cardápio pode variar do risoto ao limão siciliano a uma carne com polenta, ceviche de peixe ou salmão com couscous marroquino. Cada prato sai por volta de R$25,00.

A partir dessa semana eles estão aceitando o pedido com três dias de antecedencia (antes era uma semana). É só se programar. Com Gulalá acabou agora aquele estresse de chegar do trabalho e ter que se dedicar para a cozinha quando está cansado. Vejam aqui o prato preparado por Roberta. Quem diria, já dá para casar como dizia a minha avó cada vez que me atrevia na cozinha!



  • foto site Gulalá e arquivo pessoal
.
.

13.4.13

PAPA ARZAC - RECEITA DE FRANCIS MALLMANN




Deliciosa surpresa que os filhos me presentearam no meu aniversário foi o livro de um dos chefs argentino que mais admiro: Francis Mallmann, considerado um "craque" nas grelhas. O lvro se chama Tierra de Fuegos - mi cocina irreverente. Estou me deliciando com as maravilhosas fotos de paisagens da Argentina e me inspirando com muitas receitas de grelhados de carnes e vegetais que Mallmann prepara nas suas mirabolantes churasqueiras. (dessa vez ele dá até as medidas e passo a passo de como montar um modelo igual ao seu). A primeira receita que fiz foi a "Papa Arzak" dedicada ao seu amigo, o chef espanhol Juan Mari Arzak que teve a ideia de cortar a batata em formato de torre e depois fazer várias incisões com a faca. Esse corte especial favorece o aparecimento de diferentes tons de dourado que agregam sabor e textura à batata no ato de cocção. Minha versão ficou simplesmente divina e com um super visual.



PAPA ARZAK
Adaptada por Tutu Galvão Bueno
Para 4 pessoas

Ingredientes
4 batatas grande de 300 – 350 g cada uma, já que se descarta grande parte dela para moldar
Manteiga clarificada
Sal e pimenta do reino, de preferência moída na hora

Modo de preparo
1. Aquecer o forno a 220 C;
2. Lavar as batatas sem retirar a pele; cortar as bases extremas para se sustentarem na posição vertical;
3. Cortar os lados verticalmente, para que parecem pequenas torres de 5 - 6 lados;
4. Com o auxílio de uma pequena faca afiada dar pequenos cortes nas laterais num angulo de 45 graus, sobre um lado de cada vez, fazendo movimentos paralelos e rápidos deixando como num formato de sanfona;
5. Colocar as batatas numa panela, cobrir com água e deixar até ferver;
6. Retirar a água e secar as batatas;
7. Pincela-las com manteiga clarificada e tempera-las com sal e pimenta;
8. Colocá-las sobre uma forma e levar ao forno pré-aquecido por 45 mintos a 1 h ou até que estejam douradas.


Para saber como prepara manteiga clarificada clique AQUI
Para a receita de abobrinha marinada (aperitivo do Francis Mallmann) clique AQUI

  • Fotos arquivo pessoal
.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...