29.7.13

ESPAGUETE AO LIMÃO - RIVER CAFÉ, LONDRES





Amigos, estou de volta de prolongada e merecidas férias. Voltei renovada, com novidades e muitas receitas novas. Estive um pouquinho na França, Londres e Escócia onde pude conhecer alguns restaurantes, provar comida de rua, pesquisar livros e preparar alguns pratos.

Um dos locais que mais me marcaram, foi o River Café em Londres. Localizado às margens do Rio Tamisa, num espaço reformado onde era um antigo depósito de óleo, funciona o restaurante desde 1987. Com cozinha aberta para o salão elegante de toalhas brancas na mesa e mesas com cadeiras azuis na área externa, debaixo de árvores e ombrelones, é um dos lugares favoritos para almoçar no verão em Londres.

Em 1997, o River Café, ganhou uma estrela no Michellin, servindo pratos com uma pegada italiana como massa fresca, risoto, peixes e carnes assados no seu forno à lenha, sem contar as sobremesas imbatíveis que provei como o chocolate nemesis. O prato que pedi foi o espagueti com lagosta marinada. Estava tão bom que não resisti para correr atrás da chef Joanna Holland e pedir a receita.

Mas a receita que preparei logo chegando em casa foi o espaguete ao limão. O bom é que não vai creme de leite, é muito fácil de fazer e simplesmente sensacional!!!!!!! Deliciosa. Aliás tudo que tem um toque de limão ou casca dele fica tão bão, ops bom! Vocês concordam comigo? Acho que sim.  É uma prato que acompanha bem um grelhado de carne, peixe ou frango. Vocês vão reparar que na foto tem folhas de rúcula no prato. Sempre que me sirvo de massa, jogo umas folhas de rucula por cima. Vamos nessa?



ESPAGUETE AO LIMÃO DO RIVER CAFE

Adaptado por Tutu Galvão Bueno
Para 4 pessoas

Ingredientes
300g de espaguete, de preferencia integral
2 limōes siciliano - suco e réstia (raspa da casca dele)
200g de parmesão, ralado na hora, e mais um pouco para servir
4 colheres de sopa de manjericão picado
Azeite de oliva, extra-virgem  

Modo de preparo

1. Misturar o suco de limão com a raspa de limão e o parmesão, até obter um molho espesso;
2. Adicionar o azeite de oliva até atingir uma consistência cremosa;
3. Cozinhar a massa em água abundante com sal até ficar "al dente";
4. Escorrer o espaguete e guardar 2 colheres de sopa da água do cozimento;
5. Retornar a massa para a panela, adicionar o molho, mexer, tendo certeza que todos os fios do macarrão estão cobertos pelo molho.
6. Adicionar a água do cozimento para emulsionar o molho;
7. Acrescentar o manjericão e servir com o parmesão restante.

OBS: calculo de 1litro água para 100 g de massa

  • Fotos arquivo pessoal
.

1.7.13

COMO MONTAR UMA MESA - BLOG DA TUTU




Quando era pequena, admirava a montagem de mesa na casa de minha avó paterna em que a mesa era sempre posta sobre uma toalha de linho muito bem passada, em tom pastel, com castiçais de prata e centro de mesa na forma de abacaxi. Os talheres de prata eram muito bem areados e a louça de boa procedência davam a refeição um toque mágico. Na parede um quadro de natureza morta. Na casa de meus pais era diferente. Tudo mais à vontade. Jogo americano ao invés de toalha, aço inox ao invés de prata. A comida, arroz com feijão, carnes e acompanhamentos, era fresca, cuidada, mas básica. Tudo delicioso. Sempre boas cozinheiras.

Essas são algumas lembranças que tenho.
Quando iniciei a faculdade de nutrição, minhas colegas me pediram, às vésperas da prova de técnica dietética para que eu desse uma orientação de como montar uma mesa. Pois lá fui eu para a faculdade de "mala e cuia", com pratos, talheres e copos para orientar a montagem de uma mesa formal. Foi bem divertido e todos aproveitaram.

Veio daí a idéia de presentear meus colegas, no fim desse semestre, com um ímã de geladeira com a "cola" para ninguém se atrapalhar na hora "h". No Lay-out tive ajuda de uma amiga que deixou a figura com a minha cara. Amei!!!!
Espero que seja útil a todos. Beijo carinhoso, Tutu

Arte: Marcela della Rocca
Agradecimentos especiais a Marcela Della Rocca




.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...