25.11.11

AI OS MEUS SAIS - PARTE II



































Vamos conhecer um pouco mais sobre o sal para não cometer alguns equívocos. A matéria da Revista Nutrir + desmistifica os diferente tipos de sal: flor de sal, sal light e sal comum:

FLOR DE SAL
A flor de sal ou coalho é a camada fina que se forma na superfície da maré salgada, durante a evaporação contínua (produção de sal marinho em salinas). Este sal não sofre nenhuma transformação, além da secagem natural ao sol, que elimina o tom rosa. Como não é beneficiada, a flor de sal contém todos os nutrientes da água do mar, como magnésio, iodo e potássio. A flor de sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo.
A flor de sal é utilizada mundialmente por apreciadores e chefes de cozinha, devido seu sabor especial e sua maior riqueza em micronutrientes. Um nível adequado deste sal é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Apesar de todas qualidades nutricionais atribuídas à flor de sal, é preciso utilizá-la com moderação, pois é composta principalmente de cloreto de sódio, que pode elevar a pressão arterial como o sal comum.

SAL LIGTH
O sal ligth é chamado assim porque contém baixo teor de sódio. Ele é formado da mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio, sendo metade cada um; ou seja, neste tipo de sal, uma proporção de sódio foi substituída por potássio. Assim, o sal ligth tem 50% menos sódio (cerca de 196 mg/g) em sua composição, quando comparado ao convencional que tem 390 mg/g.
Embora os dois possam ser chamados de sal, eles afetam o organismo de formas diferentes. Enquanto o potássio regula a retenção dentro das células, o sódio age fora das células.
Este sal possui sabor mais suave e evita a retenção hídrica e inchaço, isso porque o cloreto de sódio possui um maior poder de atração sobres as moléculas de água, muito maior do que o potássio (que é facilmente eliminado do organismo). Como o sal light possui 50% a menos de sódio, é por isso que podemos afirmar que, para uma mesma proporção de sal comum e sal light, este último contribui com um menor risco de retenção de água e inchaço pelo organismo.
A troca do sal comum pelo ligth é uma boa opção, uma vez que a proporção de sódio é menor neste último. Apesar de ser recomendado as pessoas com hipertensão, o sal ligth não é indicado para pessoas com problemas renais, pois estes podem acumular potássio no corpo, o que aumenta os riscos de problemas cardíacos.

SAL COMUM:
O sal comum é formado por cloreto de sódio, estas duas substâncias são importantes para o metabolismo das células.
O sódio é fundamental no equilíbrio entre os fluídos corporais, ativa a transmissão de impulsos nervosos por todo o corpo e permite o funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo.
O cloro é essencial para uma boa saúde e para o processo digestivo, pois é a base do suco gástrico que ajuda na digestão dos alimentos.
Tanto o sódio como o cloro estão presentes em todos os tecidos e fluídos do corpo humano.
A recomendação de sal para adultos saudáveis (que não possuam hipertensão e nenhum outro problema cardiovascular) é de quatro a seis gramas de sal/dia, o que equivale a uma porção que varia entre 4 a 6 colheres de café ou saches por dia.
Já as crianças e idosos devem consumir menos sal.
Por: Dra. Silvia Antonovas

  • foto Getty Images
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...