22.8.10

VOCÊ SABE O QUE É ISSO? ACELGA CHINESA + RECEITA DE MOLHO AGRIDOCE PARA VOCÊS
























A entrevista com a chef Maira, do restaurante Spot foi um sucesso. Muita gente comentou sobre o conteúdo das respostas. Alguns acharam interessante conhecer como funciona os bastidores de um e restaurante, outros nunca tinham ouvido falar do grão chamado farro e disseram que iam experimentar lá no restaurante. Mas, ficaram algumas de suas dicas para outras postagens. Nesta daqui falaremos da acelga chinesa e do molho agridoce que ela prepara para o marido.
Como Maira, também sou daquelas que adora passear na Liberdade. É um prazer acordar cedo aos sábados para chegar lá antes da multidão de compradores. Na minha última visita fui a fim de explorar alguns vegetais que ela havia mencionado, como também para comprar a guiosa (bolinho recheado) que acho divino como entrada. O saldo final da prazerosa manhã na Liberdade foi uma sacola pesada repleta de coisas gostosas e vegetais que nunca tinha ouvido falar como horenço, folha de chuchu e folha de baiaia. Já em casa, com todos os ingredientes à mão, preparei a acelga chinesa, que aparece nesta foto com o molho agridoce (que não aparece na foto). Ficou uma delicia. O pouco que sobrou do molho congelei para usar em outros preparos.

Eis o restante da entrevista com a chef Maira e a receita do molho agridoce:

“O que eu faço muito é ir à Liberdade. Adoro e vivo lá. Vou às lojinhas e fico viajando, conversando com aquelas pessoas que trabalham lá. Sempre pergunto como elas preparam aquilo que vejo e cada uma dá uma dica. Gosto muito de usar o molho de ostra com Mirim e Kirin (tipos de saquê feitos de aguardente de arroz), misturado com óleo de gergelim torrado e shoio. Se você quiser ainda pode colocar um pouco de gengibre. Jogo este molho na acelga chinesa que eu amo. Faço assim: coloco umas tirinhas de bacon na frigideira, jogo a acelga chinesa fatiada, um pouco de alho, e no final derramo o molho agridoce. Fica uma delicia. Também uso este molho no mignon de porco assado no forno. Queria falar um pouco do porco. As pessoas usam mais o lombo, mas o mignon dele é super gostoso, magro e até mais úmido. Faço-o assado , mas antes tempero com sal e pimenta. Deixo quase como se fosse um rosbife e finalizo na frigideira. Jogo por cima o molho agridoce e ai fica meio doce - porco é bom com alguma coisa meio doce, não é? Este molho dá para comer também com a guiosa comprada nas bandejinhas dos mercadinhos da Liberdade. Tem um segredinho que aprendi no LAMEN, restaurante na Liberdade (lá tem um cara, um senhor, que só cuida do guiosa. Ele tem uma chapa com tampa. Primeiro ele joga uma água para lavar aquela chapa, depois põe óleo, coloca a guiosa, fecha para dar uma leve tostada, depois abre, joga um pouco de água e fecha novamente). Então eu vi que o guiosa precisa de um vapor; uma certa umidade. Adoro fazer a acelga chinesa e a guiosa em casa com este molhinho agridoce e as vezes coloco cebolinha picadinha por cima”

E olha que fofa, ela nos deu a receita. Testei. É muito boa e já coloquei também sobre a guiosa preparada do jeitinho que ela disse. Ótimas dicas.

RECEITA DO MOLHO AGRIDOCE DA MAIRA
Ingredientes
2 colheres de sopa de molho de ostra
1/4 xícara de saque Mirim
1/4 xícara de saque Kirim
1 colher de chá de shoio light
6 gotinhas de óleo de gergelim torrado

Modo de preparo
Misturar e aquecer em frigideira até reduzir para 2/3 da quantidade original

* fotos arquivo pessoal

5 comentários:

patty disse...

Eba,acabei de comprar esta acelga na feirinha organica!!
vou fazer assim,tks
bjao

Anônimo disse...

Tutu, parabéns pelas matérias! Estou sempre por aqui, espiando suas dicas... Adoro acelga chinesa e esta receita me deixou com água na boca! Costumo fazê-la com cogumelos salteados na manteiga que tb combinam muito bem. A receita da Maira me lembrou a maneira como faço couve-de-bruxelas. Ficam uma delícia!
Bjs.,
Neca

tutu galvao bueno disse...

Oi Patty, você viu que este molho agridoce vai bem por cima de qualquer vegetal? Ontem fiz abobrinha, beringela, cebolas e tomates grelhados e joguei por cima o restinho de molho que congelei. Para isso tenho mini tupperwares que não ocupam muito espaço no freezer,
Bjs
Tutu

tutu galvao bueno disse...

Oi Neca, benvinda aos comentários do blog!Adorei a combinação da acelga chinesa com cogumelos, vou experimentar. Valeu a sugestão. Quero te ver mais vezes aqui,
Bjo Tutu

sylribeiro disse...

Oi Tutu, adoro essa verdura, conheço como chinguensai, vem do yamaghushi, é de umaleveza incrível!
e adoro seus mini potinhos tuppeware, aquele que vc me deu trato como jóia!
bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...