17.6.10

BOLO DE AMORA DA CASA BRANCA - Uma delicia, os Obamas que o digam





Esta receita vem de um craque das sobremesas, o chef patisseur americano, Bill Yosses, autor do recém lançado livro The Perfect Finish: Special Desserts for Every Occasion. Com formação na cozinha francesa e passagem por diversos restaurantes, Yosses trabalha hoje na cozinha da Casa Branca. O chef se destaca por suas tortas e sobremesas, mas este bolo de amora .... me surpreendeu. Como adoro bolos com frutas, não exitei de logo executá-lo, tamanha era a minha vontade. Na massa ele usa um ingrediente que desconhecia, o buttermilk - mistura de leite e limão - que confere uma textura leve - acrescido de amoras suculentas e calda de laranja. É um bolo para deixar os convidados de queixo caído. O presidente Obama que é muito chegado em tortas diz que, “ O Bill pode preparar qualquer torta que você goste e depois de experimentá-las irá achar que é a melhor torta que já provou”. Obama apelidou-o de “The crust master” (O Mestre da massa). Desta vez lancei um desafio para mim - o de fazer um bolo que minha filha aprovasse. Ela vive me dizendo que não sei fazer bolos, o fato é que gosto de bolos secos e ela de bolos recheados e molhados. Ela está de férias e quando voltar a receberei com o bolo na mão.Quero presentea-la com o melhor bolo que já fiz em toda a minha vida.

Para você fazer esta receita siga o passo a passo direitinho. E, sucesso!


BOLO DE AMORA DA CASA BRANCA
Adaptado por Tutu Galvão Bueno
Rende 12 pedaços

Ingredientes
2 e 2/3 de xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
225 g de manteiga sem sal amolecida + um pouco para untar a forma
1 ¾ xícara de açúcar
4 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres de chá de essência de baunilha
½ xícara de buttermilk (ver modo de fazer abaixo)
225 g de amoras congeladas, passadas na farinha de trigo (dica para não afundar no bolo)

Ingredientes para a calda de laranja
½ xícara de suco fresco de laranja
½ xícara de açúcar de confeiteiro

Utensílio necessário
Forma de bolo, batedeira

Modo de preparo
Aquecer o forno a 180 graus
Untar uma forma de bolo com manteiga e depois óleo em spray
Numa tigela misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal
Na batedeira colocar a manteiga com o açúcar bater até ficar clara e fofa
Introduzir os ovos, um de cada vez ate incorporar
Adicionar a baunilha e diminuir a velocidade
Colocar a metade da farinha, juntar o buttermilk e depois o restante da farinha
Misturar à mão, as amoras congeladas e passadas na farinha. Fazer isso delicadamente com uma colher de silicone
Colocar a massa na forma
Assar ate que enfiando um espeto no centro da massa ele saia limpo (o meu bolo demorou 1 h e 10 minutos)
Depois de pronto deixar esfriar por 10 minutos e virar em um prato
Fazer a calda em uma panelinha misturando o suco de laranja com o açúcar
Cozinhar em fogo médio até o açúcar dissolver
Usando o espeto fazer furos profundos no bolo e despejar metade da calda
Deixar repousar por 20 minutos e depois colocar o restante da calda

OBS: Para fazer 1/2 xícara de buttermilk, colocar ½ colher de sopa de suco de limão e completar com leite integral. Deixar descansar por 10 minutos
  • foto do livro de Bill Yosses - The Perfect Finish: Special desserts for every occasion
  • sempre é tempo de corrigir as traduções

Aproveitem para ver o vídeo do chef mostrando a cozinha da Casa Branca e falando das preferencias e hábitos dos Obamas

https://www.youtube.com/watch?v=59k7o-S8Oqo

.
.

9 comentários:

Célia Maciel disse...

Obrigada pela receita e pelas dicas.. vou fazer, axei bem interessante. Bjs.

tutu galvao bueno disse...

Celia, obrigada pelo comentário. Queria contar para você que meu bolo saiu diferente do bolo da foto. Usei amoras congeladas que qdo assaram desceram para o fundo da forma. Ao desenformar as amoras ficaram na superfície. Apesar de diferente na forma todos em casa amaram.Acabou rapidinho.bjs Tutu

Célia Maciel disse...

Tutu..preciso te contar, fiz o bolo, no começo achei a massa muito consistente e grossa, pensei que não daria nada certo. Com a minha mania de alterar as receitas acabei colocando framboesas congeladas no lugar das amoras, e ficou simplesmente DIVINO!!! As framboesas se misturaram na massa, derreteram um pouco e deu à massa uma aprência de mármore, a cor ficou linda!! AH!! E eu usei aquele velho truque de passar as frutas na farinha de trigo antes de misturar a massa para que elas não fiquem no fundo. Adorei! Vou classificar a receita como minhas preferidas.Tirei até foto.. bjs e obrigada.

tutu galvao bueno disse...

Celia, esta dica de misturar a farinha na fruta para não afundar no bolo eu não conhecia...e a coincidencia é que hoje mesmo, minha amiga Helaine me falou a mesma coisa. Vou adicionar este detalhe na receita e testar com as framboesas que tenho no freezer
Aprendo muito com meus leitores...por isso é que amo meu blog.VALEU MUITO!

Patricia disse...

Tutu este bolo é maravilhoso!!!Minha filha colheu amora no condominio chegou com um mundo e eu sai a caça de uma receita, acabei encontrando seu blog e me aventurei nas suas dicas!!! Obrigada e parabéns! fez um sucesso e tanto... ele quentinho com sorvete de creme...hummm.
Sera que se untarmos a forma com manteiga e açucar fica bom? aprendi isso com minha sogra fica aquela casquinha magica na hora de comer!
bjs Paty

Magali disse...

Tutu. me ensina a parte do buttermilk? para 1 litro de leite/1colher sopa limão faz-se meia xícara??? deixo descansar e côo? n entendi essa parte pra receita do bolo de amoras casa blanca. obrigada desde já pela ajuda.

tutu galvao bueno disse...

Magali querida, Eu alterei a receita para ficar mais compreensível a parte que se refere ao buttermilk. Se ainda tiver dúvida me fala. AMO ESSE BOLO. É TUUUUDO!. Continue acompanhando o Blog, bjocas

Unknown disse...

Vc assou em forno quantos graus?

tutu galvao bueno disse...

Olá Stela, obrigada por postar seu comentário. Assei em forno pré-aquecido a 180 graus. Continue participando do blog, beijo carinhoso, Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...