13.9.10

VISITA À NESTLE - PALESTRA, RECEITA DE CUPCAKE DE NESFIT E ENTREVISTA COM NUTRICIONISTA CYNTHIA MAGGI


Na Faculdade São Camilo, onde estudo nutrição recebemos o convite para uma palestra na Nestle. O assunto não podia mais ser interessante: Nutrigenômica e Nutrigenética, ministrada pelo Dr Marcelo Rogero que é craque no assunto. A nutrigenômica compreende o estudo da modulação da expressão gênica por nutrientes e compostos bioativos presentes em alimentos. Tipo, qual seria o alimento mais adequado para reduzir o colesterol. Já a nutrigenética se preocupa com os efeitos de determinadas variações genéticas sobre a responsividade para a dieta - será que a minha genética pessoal interfere na resposta à minha dieta? Tudo é muito novo e muitas descobertas estão a caminho.

Logo após a palestra foram sorteados 20 convites para conhecer a cozinha experimental da Nestlé. Apesar de minha fé ser grande não fui contemplada. Como sou metida acabei me apresentando como possuidora de um blog e eles deram um jeito de me inserir no grupo. A cozinha na verdade me decepcionou, não fosse a vista estonteante. Esperava encontrar lá equipamentos modernos, algo mais high tec. Mas a proposta deles na verdade é ter uma cozinha bem ao modelo a de uma casa comum e utilizar aquele espaço na demonstração de produtos novos, palestras e aulas. Lá no topo do prédio pude apreciar uma das vistas mais espetaculares de São Paulo, com o sol se pondo atrás da ponte das águas estaiadas, na beira do Rio Pinheiros. Depois da visita à cozinha a nutricionista Cynthia Maggi nos recebeu cordialmente para uma aulinha de muffin preparado com NESFIT, cereal integral. Muito saboroso o cupcake e a receita é para aqueles que gostam das coisas integrais, mas industrializadas. Agora só peço que não deixem de ler a entrevista concedida por Cynthia, via email com boas dicas de como usar os adoçantes nos diferentes preparos na cozinha.Coisa de gente que está na estrada há muitos anos

MUFFIN DE MAÇÃ
1/2 colher de chá de adoçante granular
3 colheres de sopa de margarina light
2 ovos
2 colheres de sopa de leite desnatado
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de Nesfit Nestlé
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 maçãs sem casca, cortadas em cubos
1/2 xícara de chá de uvas passas
Modo de preparo
Bater na batedeira, o adoçante, a margarina e os ovos até obter um creme homogeneo. Adicionar o leite, a farinha, o Nesfit, o bicarbonato e misturar com uma colher.
Adicionar as maçãs e as uvas passas. Colocar a massa em forma grande para empada, untadas com margarina e farinha. Levar ao fogo médio (180 graus) preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja assada. Retirar do forno e desenformar ainda quente.

ENTREVISTA COM A NUTRICIONISTA CYNTHIA MAGGI

COMO É SEU TRABALHO NA NESTLE?
Na verdade, eu não trabalho como funcionária da Nestlé, mas há 30 anos, faço trabalhos para a empresa incluindo palestras, eventos e desenvolvimento de receitas para aulas ou eventos específicos.

COMO VOCÊ DESENVOLVE AS RECEITAS PARA OS PRODUTOS DA NESTLE?
A maior parte das receitas da Nestlé são desenvolvidas pelo Centro de Culinária Nestlé. Só desenvolvo receitas específicas para algum evento ou a pedido da empresa. Por exemplo, há 4 anos atrás a Nestlé estava lançando a linha Sollys, a base de soja e eu desenvolvi o receituário para aulas em Campos do Jordão durante os eventos de inverno de Campos.

O QUE TE APAIXONA MAIS NO SEU TRABALHO E QUAIS OS RESULTADOS ALCANÇADOS?
O que gosto mais é desenvolver receitas para pessoas que não podem consumir determinados alimentos, ou seja, fazer com que a pessoa não se sinta excluída do seu meio e principalmente privada de comer o que gosta, mesmo que seja apenas parecido como o caso dos diabéticos quando fazemos a substituição do açúcar pelo adoçante. Fico muito feliz quando a pessoa que segue minha orientação nutricional melhora de alguma doença ou consegue emagrecer.

QUAL A TENDENCIA DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS NO MERCADO?
Hoje a empresa está muito preocupada com a qualidade de vida de seus consumidores e também com a sustentabilidade e direciona os seus produtos para este fim. A linha de cereais integrais é um exemplo.

QUAL OS ADOÇANTES QUE USA PARA O CAFÉ E NO PREPARO DE BOLOS E CALDAS?
Aspartame
Como não pode ser utilizado em presença de altas temperaturas é ótimo para adoçar cafés, sucos ou qualquer receita que não vá ao fogo e ao forno.
Sacarina/Ciclamato
Como a sacarina e o ciclamato tem efeito sinergético, isto é, quando combinados tem um poder adoçante maior, normalmente são encontrados juntos, e são os mais usados na área da culinária dietética, pois permitem variações em todos os tipos de preparação, suportando receitas de forno e fogão, sem alterar-se. Pode ser utilizado por diabéticos e obesos. Normalmente vem com o nome Adoçante Culinário. Gosto muito de um adoçante de uma empresa chamada Palacio do Diet e Light chamado de Use Metade, que dá uma textura muito fofa a bolos e tem um sabor muito parecido com o açúcar. Além disso carameliza também o que é ideal para fazer caldas. O Tal e Qual da Gold Nutrition tb é uma boa opção.
Stevia
Tem origem da planta STEVIA REBAUDIANA BERT BERTONI, originária da Serra do Amambaí, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Particularmente não gosto de tra balhar com ele pois acho o sabor muito forte
Sucralose
Adoçante artificial, feito a partir de uma molécula modificada de açúcar comum (sacarose). É muito bom e as preparações ficam suaves e muito parecidas com o açúcar. Uso o Linea e fica bom em doces, bolos, tortas, etc

  • fotos arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...