7.8.11

O QUE FAREI PARA DIA DOS PAIS? - SALADA DE FARRO























Ainda é incerto o que farei no domingo dias dos pais, e como meu pai e sogro não estão mais aqui o destaque em casa é o pai de meus filhos. Esse sim gosta muito de comer bem. Caso faça um almoço em casa escolheria essa salada de farro com cogumelos e queijo feta porque tem um ar de novidade (pouca gente sabe o que é o farro) e tem ingredientes que adoro como os cogumelos e queijo feta. O que farei de prato principal? vou decidir no decorrer da semana - para que ter pressa? Os dias ainda são de inverno, a primavera chega em mais de um mês, temos manhãs ensolarada e quentes e noites fresquinhas. Os sabiás já começam a cantar logo cedo anunciando o amanhecer de uma maneira ainda tímida, o ipê amarelo está sem folhas e logo suas flores irão desabrochar lembrando mais uma vez o aniversário de meu querido filho. Quanta alegria de saber que muito ainda pode acontecer desde o amanhecer até o entardecer. Meu pai anoiteceu muito cedo. As estações mudam, a manhã surge com sol radioso, os ipês se abrem, filhos que chegam, filhos que se vão, mas felizmente voltam.

SALADA DE FARRO COM COGUMELOS E QUEIJO FETA
Para 4 a 6 pessoas

Ingredientes
1 xícara de farro
3 xícaras de água
sal
250g de cogumelos de paris
1 colher de sopa de óleo de girassol
1 dente de alho ralado
3 colheres de sopa de dill ou endro
1/2 xícara de amêndoas picadas e tostadas
1/3 de xícara de cebolinhas picadinhas
1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
1/3 de xícara de pedaços de pimentão vermelho de lata
1/4 de xícara de queijo feta esmigalhado
1 colher e chá de vinagre de vinho tinto
Modo de fazer
Refogar o farro numa panela média por 5 minutos. Adicionar a água, 1/2 colher de chá de sal e depois de levantar fervura deixar cozinhando no fogo baixo por aproximadamente 45 minutos ou até o farro ficar macio. Se ainda tiver líquido, peneirar e espalhar em uma assadeira grande forrada com um pano de prato para que ele esfrie rapidamente e seque o restante da umidade. Colocar numa tigela grande, adicionar mais sal se necessário e reservar na geladeira. (o prato poderá ser preparado até esse ponto com um dia de antecedência e colocado coberto na geladeira). Cortar os cabos dos cogumelos, aquecer o óleo na frigideira e cortar os cogumelos no sentido do comprimento. Quando o óleo estiver quente colocar os cogumelos e 1/2 colher de chá de sal e cozinhar por 3 a 4 minutos mexendo. Adicionar o alho e continuar cozinhando e mexendo por mais uns 3 a 4 minutos. Juntar os cogumelos ao farro com 2 colheres de chá de dill, as amêndoas e as cebolinhas verdes.(até essa parte pode ser feita com 4 horas de antecedência e refrigerar). Levar a salada em temperatura ambiente antes de servir, para não ficar com gosto de geladeira e antes de levar à mesa, adicionar o vinagre de vinho tinto ajustando os temperos - colocando mais sal ou vinagre se necessário. Montar a salada numa tigela de servir bem bonita, os pimentões por cima, o queijo feta esmigalhado e o restante do dill. Irá render 4 xícaras de salada de farro.
  • onde comprar o farro? Casa Santa Luzia
  • receita do restaurante SPOT : farro com aspargos e abóbora clique AQUI
  • não perca a salada de farro com couve, do restaurante Las Chicas
  • foto de jornal Los Angeles Times


.

4 comentários:

sylribeiro disse...

Ai que salada boa, Tutu, quero provar! beijos

Unknown disse...

Fiquei com vontade!
Adorei as frases finais!

Unknown disse...

Adorei as palavras finais!
E fiquei com vontade da salada!

tutu galvao bueno disse...

Muitas pessoas me perguntaram onde se encontrava o farro e que outro cereal poderia substituir essa salada. Acho que a melhor opção seria a cevadinha. Um beijo a todos, T

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...