11.8.11

11 DICAS PARA O SUCESSO DE UM BOLO
























Assar um bolo, deixando ele fofo e úmido pode parecer uma tarefa difícil, mas seguindo alguns mandamentos e com um pouquinho de persistência você chega a um bolo perfeito. Para escrever sobre as 10 dicas para realizar um bolo de sucesso contei com a colaboração de Helô Monteiro da Silva, chef patisseur da Helô Centro de Culinária, famosa por seu bolo de nozes e brownie de chocolate."Se o bolo não der certo e não crescer, não desista; tente de novo" recomenda Helô que com sua equipe ministra aulas de culinária para crianças e adultos em uma simpática fábrica /cozinha na Vila Madalena. Dedico essa matéria à Romilda e Giselle Ribeiro dos Santos, excelentes cozinheiras que desejam parar de comprar bolo industrializado para produzir o seu próprio. Gente, agora só peço uma coisa: deixa para lá seus bloqueios nessa área e vamos em frente.

11 DICAS PARA O SUCESSO DE UM BOLO
Por Tutu Galvão Bueno

1. Use uma boa receita e leia atentamente. Para garantir o resultado de um bolo você precisa seguir a receita ao pé da letra. Comece com uma receita de alguém que você confia ou algum bolo que provou e gostou. Cuidado com as receitas copiadas na internet, porque muitas delas não são testadas. (as minhas são!)
2. Tenha à mão todos os ingredientes da receita, formas e utensílios que irá necessitar, não esquecendo de verificar a validade do fermento.
3. Use a forma recomendada na receita. Se você escolheu uma forma diferente da recomendada irá precisar ajustar o tempo de forno e irá necessitar sempre de manteiga amolecida e farinha para untar.
4. Pré aqueça o forno.
Se o bolo for colocado no forno frio ele pode embatumar, isto é não crescer.
5. Seja preciso com as medidas e pesos da receita. Tenha em casa os medidores padrão de xícaras, colheres e uma balança. Os ingredientes de receitas de doce devem ser niveladas com o auxílio de uma faca, nunca sacudindo.
6. Use os ingredientes em temperatura ambiente - como os ovos, manteiga e leite. Se você retirar a manteiga direto da geladeira não irá formar o creme que se deve e os ovos gelados podem coagular o preparo.
7. Obtenha a maior quantidade de ar que conseguir na massa do bolo.
Quando você bater a manteiga com o açúcar até a mistura clarear deve fazer por 10 minutos. Isso faz com que aumente o ar e volume do bolo. Quando acrescentar as claras em neve usar uma colher para misturar tomando cuidado para não perder o ar. Se usar batedor manual faça movimentos leves mas não bata demasiadamente forte porque pode expulsar o ar e o resultado será um bolo pesado.
8. Quando a mistura do bolo está completa, coloque imediatamente no forno.
Os agentes para levantar o bolo irão agir assim que entrarem em contato com os ingredientes líquidos então não perca tempo.
9. Coloque a forma do bolo na prateleira no centro do forno e quando o bolo estiver dentro só abra quando estiver perto de terminar de assar. Se você permitir a entrada de ar frio, seu bolo tem chances de desandar.
10. Preste atenção no tempo de cozimento. Cada forno funciona de um jeito por isso costumo ter aqueles mini alarmes que coloco no bolso com o tempo marcado para 10 minutos antes do bolo ficar pronto. Assim posso enfiar um palito no centro e testar - se ele sair seco é porque está pronto, mas se estiver úmido deverá ficar por mais alguns minutos. Outro detalhe, se seu bolo ainda não estiver pronto, mas já assumir um colorido dourado você poderá colocar uma folha de papel de alumínio por cima de uma maneira a formar uma tenta solta.
11. Esfriando os bolos. A maioria dos bolos devem ser esfriados alguns minutos em temperatura ambiente antes de desenformar e depois colocados uma grade para esfriar por igual.

Caso queira congelar, embrulhe-o em papel de alumínio e depois em um saco plástico. Para descongelar basta tirar do freezer deixando em temperatura ambiente por 2 horas e levar ao forno pré aquecido por 15 minutos ainda embrulhado no papel de alumínio.

Helô e eu gostaríamos de ressaltar que fazer um bolo de sucesso é muito diferente de fazer um prato salgado - tem que estar com a cabeça boa e dedicada quase que exclusivamente à receita - não é bom falar no telefone, por a roupa na máquina lavar ou entrar no computador para colher suas mensagens porque a atenção tem que estar voltada a cada detalhe e quantidade dos ingredientes. Quando estávamos perto de terminar nossa conversa, Helô lembrou que quando o bolo começa a cheirar já é sinal que está quase bom. Assim concluímos que o olfato e o visão eram os sentidos mais presentes para o sucesso do bolo além da técnica e precisão.

Veja as aulas na Helô Centro de Culinária clicando aqui.
Receitas de bolo recomendadas no Blog da Tutu:
Bolo de amora da Casa Branca (delicioso!!!)
Bolo das 100 assinaturas (divino)
  • foto Getty Image
.

5 comentários:

kit disse...

11. não bater o fermento

tutu galvao bueno disse...

Kit, muito bem lembrado, o fermento entra no final da receita, beijo

Unknown disse...

Pode bater o fermento na batedeira ou à mão?

Unknown disse...

Pode bater o fermento na batedeira ou à mão?

tutu galvao bueno disse...

Pessoal, O fermento coloco sempre no final e apenas misturo, isto é não bato, bjos Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...