23.8.11

VOCÊ É CAPAZ DE GUARDAR UM SEGREDO?

Meu desafio diário é entregar um cardápio para as famílias que buscam uma alimentação saudável, prática e saborosa - em que o prato tenha um equilíbrio de texturas, sabores e crocância. Sempre peço as cozinheiras para guardarem alguns segredinhos como aquele que dentro do estrogonofre ao invés de creme de leite a gente coloca iogurte, ou que dentro do caldo de feijão tem um caldo rico em vegetais ou que o gosto de toucinho do caldo é por conta do chá Lapsang Souchong.
Em Los Angeles nos EUA um desafio foi lançado a três top chef de restaurante, sendo que um deles com 2 estrelas no Guia Michelin. Eles tiveram a incumbência de desenvolver um prato genérico a outro de seu cardápio, mas com menos calorias. Num país, com alto índice de obesidade a experiência ganhou importancia ao se concluir que os clientes nem perceberam a mudança e apreciaram a nova versão dos pratos com redução de 42% % de calorias. O teste foi feito com olhos vendados e depois os pratos foram enviados ao laboratório para teste de análise de gordura, calorias e sódio.




















O prato do restaurante Ammo era cordeiro com legumes gratinados. O da esquerda tinha 864 calories e o da direita 674 calories. Redução de 22% de calorias.


















No restaurante Mélisse, duas estrela no Michelin foi servido salmão selvagem, o da esquerda com 276 calorias e o da direita 200 calorias. Nesse caso houve uma redução de 28% de calorias.



















E no restaurante Street, o tofu com vegetais da esquerda com 559 calorias e o da direita com 322 calorias. Diminuição de 42% de calorias.

Ainda como informação, nos EUA a tabela nutricional dos pratos de cadeia de fast food são exigidos por lei em alguns estados e cidades, mas a partir de 2012 será obrigatório em todo o país. Com a experiência da diminuição de calorias de seus pratos em três restaurantes concluiu-se que não é difícil reduzir a quantidade de calorias, mas o que ocorre é que muitos chefs não estão certos se os clientes querem isso. O que acontece é que 38% dos chefs da pesquisa Obesity acreditam que a barreira para reduzir as calorias do menu é a falta de demanda dos consumidores.

Anyway, vamos experimentar em nossas casas adaptar as nossas receitas a outras com menos calorias? O desfio está lançado.

PARA VER MATERIA COMPLETA CLIQUE AQUI


.



Um comentário:

Sergio GB disse...

muitro legal , nada como provas concretas de que alimentação saudável tambem é muito saborosa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...