12.10.11

TEM SAL PRA TODA OBRA






















Tem muita coisa que gostaria de falar sobre o sal. Mas alguma coisa que as pessoas ainda não tivessem falado. Melhor, ao invés de falar vou mandar uma receitinha caseira de sal grosso com ervas para temperar carne vermelha e aves grelhadas e na próxima postagem falo dos diferentes tipos de sal numa pegada mais nutricional. E divagando sobre receitas, acho que vocês concordam comigo que uma receita dada diz muita coisa - é um ato de generosidade, de desprendimento e de amor. Legal depois é ouvir das pessoas que aquela receita tem seu nome. Quantas pessoas devem se lembrar de mim! Pois essa de sal temperado é divina, e muito fácil de fazer em casa. Serve para temperar as carnes minutos antes de grelhar. Mas cuidado, nada de deixar a carne horas no sal porque ele irá desidratá-la sugando o que ela tem tem melhor; que são os seus sulcos. Proceda assim. Depois de aquecer por 10 minutos uma chapa ou frigideira colocar seu filé mignon de 3 cm de altura por 2 - 3minutos de um lado, virar e contar mais 2 minutos do outro lado para uma carne ao ponto. Para o frango talvez tenha que deixar mais tempo se o peito de frango for alto ou o mesmo tempo se o filé for fino. Lembre-se que o grelhado é a última coisa que você faz na sua refeição porque não ficará bom reaquecê-lo, pois ressecará. Caso aconteça um imprevisto, do tipo que seu grelhado está pronto para ir à mesa, mas você teve que atender à uma ligação, coloque-o no banho maria. Para ver como é que faz clique na postagem anterior.
E lembre-se sempre de mim quando fizer seu grelhado com sal e ervas!

RECEITA DE SAL TEMPERADO
1 xícara de sal grosso
1/2 vidro de ERVAS PARA CHURRASCO da marca Provence à venda na Casa Santa Luzia
1 colher de sopa de mostarda branca em grãos (confere uma crocância deliciosa)
Misturar tudo e armazenar num pote bem limpo.

Caso seja difícil chegar até o Santa Luzia misture você mesmo alecrim, louro, segurelha e tomilho da marca BOMBAY - todos secos ou desidratados totalizando 8 gramas ou use a criatividade e misture as ervas secas que tiver à mão.

OBS: A marca de ervas Provence só encontro no Santa Luzia. Segundo o vendedor de lá o dono dessa marca prepara os blends de ervas apenas por hobby, não tem site e boa distribuição. Vida longa para esse hobby!!!!

.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Querida Tutu,
seu blog é maravilhoso!!!
Tenho uma dúvida em relação a mostarda.A semente é usada inteira?
Muito obrigada
Abraços
Marina

tutu galvao bueno disse...

Marina, fico lisonjeada pelo elogio, obrigada de coração. Quanto a sua dúvida à respeito do tipo de mostarda uso a branca, que dá uma crocância deliciosa quando usada para grelhar uma carne. Experimente e depois me conta o que achou, Beijo Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...