26.4.12

MINI ARROZ DO ALEX ATALA




Alex Atala não para! Lançou no mercado em parceria com o fabricante de arroz Ruzene, de Pindamonhangaba um mini arroz delicioso (ele é delicado e menorzinho que os demais e existe a versão integral). Tudo de bom! É um arroz japônico, resultado de um melhoramento genético natural de cateto. Arredondado e pequenino, é um arroz versátil. Pode ser preparado da maneira convencional, soltinho, ou com técnica de risoto, para soltar um pouco de amido. Por enquanto é apenas distribuido na Casa Santa Luzia, St Marché e Emporium além do D.O.M. É vendido com preço de arroz arborio importado.

O mini arroz é o primeiro produto de uma linha regional lançada por Alex chamada Retratos do Gostos. Segundo ele, "Todo ingrediente brasileiro pode entrar, desde que tenha um DNA sustentável e venha de um esforço humano real. A ideia é mostrar uma diversidade de produtos e também de profissionais brasileiros engajados não só na cozinha brasileira, mas também na conscientização ambiental e social. Não dá para pensar na conservação da natureza sem proteger mar, rios e florestas. Mas é necessário cuidar de um elemento natural que está compreendido nesse conjunto, o homem. Queremos dar viabilidade ao pequeno produtor rural."

Fui até o Santa Luzia - que para mim é um passeio e além do mini arroz comprei o arroz Basmati, outra novidade da Ruzene e vejam o que saiu! Uma receita adaptada da original do LA Times.

SALADA DE MINI ARROZ QUINUA TOMATINHOS E MILHO
Ingredientes
1/2 xícara de quinua
½ xícara de mini arroz do Alex Atala
1 xicara de caldo de legumes - para a quinua
1+1/2 xícara de água - para o mini arroz
sal
2 xícaras de milho
2 xícaras de tomates picados ou tomates cerejas cortados ao meio
¾ xícara de cebola picada
2 colheres de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de suco de limão
1 dente de alho +1 para refogar o mini arroz
1 + ¾ d2 colher de chá de cominho moído
1 + ½ xícara de coentro ou salsinha picado

Modo de preparo
Cozinhar a quinua no caldo de legumes com ¼ de colher de chá de sal por 15 minutos. Depois de pronto espalhá-lo em uma assadeira para cortar o cozimento. Reservar na geladeira.
Refogar o mini arroz na panela de pressão com alho (pouco) e óleo e cozinhar em água por 15-20 minutos. Reservar na geladeira.
Perto do momento de servir colocar a quinua e mini arroz numa tigela grande e misturar delicadamente o milho, os tomates, as cebolas e 1 colher de chá de sal.
No mixer, juntar o suco de limão, o óleo, o alho, o cominho e colocar metade desse molho na quinua/mini arroz.
Provar e adicionar mais molho, se necessário.
Salpicar o coentro.
Corrigir os temperos, colocando mais limão ou mais sal.
foto Gary Friedman/ Los Angeles Times



Postagem dedicada à Dra Leticia Almeida


.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...