26.6.14

PAOLA CAROSELLA - RECEITA DE FALAFEL VEGANO GRELHADO




Tenho grande admiração por essa chef. Paola Carosella cozinha profissionalmente desde os 18 anos, autodidata, sempre trabalhou para aprender. Começou a cozinhar ao lado de suas avós italianas, na horta da sua casa, colhendo, assando, amassando e grelhando.

Seus primeiros trabalhos foram na Argentina, com grandes cozinheiros, entre eles, Francis Mallmann, com quem cozinhou por 6 anos, antes de chegar ao Brasil. Aqui em São Paulo, trabalhou na abertura do Figueira Rubaiyat e um ano depois, em 2003, abriu seu primeiro restaurante, o Julia Cocina. Em 2008 veio o Arturito. Entre os prêmios conquistados constam o de Chefe revelação na revista Gula, Melhor restaurante variado na revista Veja.

Hoje almocei com amigos no Arturito como que para celebrar o fim de 4 anos "suados"estudando Nutrição. A chef estava lá com sua filha Francesca dormindo no colo. Conheço a Paola desde os tempos em que trabalhava no Julia Cocina e dava aulas aos alunos do projeto social Cozinheiro Cidadão, do qual tive o privilegio de participar junto com David Hertz que hoje está a frente da Gastromotiva - ONG que promove inserção de jovens cozinheiros.

No restaurante Arturito, a chef apresenta todos os dias um menu executivo diferente. O prato de hoje era um frango orgânico braseado no forno a lenha com limão siciliano e gengibre, ravioli, farofa de pão e folhas verdes. Muito saboroso. Minha amiga, que é vegetariana pediu o Falafel Vegano acompanhado de molho tahine, brócolis salteado e salada israelita. Gente, vocês nem imaginem o que era o Falafel. De comer de joelhos!!!! Experimentei apenas uma garfada. Voltei para minha cozinha com o Falafel na cabeça e com a missão de tentar reproduzir essa delícia.

Depois de dar pesquisada encontrei uma receita de Falafel da renomada escritora norte-americana Caroline Wright. Ela trabalhou por alguns anos com Martha Steward. Dei uma adaptada para o meu gosto. É muito fácil o preparo desde que tenha os ingredientes em mãos. O bacana dessa receita é que ele não é frito em imersão como os outros Falafeis e sim grelhado em frigideira.

FALAFEL VEGANO GRELHADO
Adaptado por Tutu Galvão Bueno

Ingredientes
1 xícara de trigo para quibe cozido*
1 xícara de grão de bico em lata retirado a água
2 cebolinhas picadas - a parte branca
¼ xícara de salsinha picada
¼ xícara de hortelã picada
½ dente de alho ralado
1 colher (café) de cominho em pó
1 colher (café) de sumac - opcional
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres de sopa de óleo de girassol

Modo de preparo
No processador de alimentos misture os 8 primeiros ingredientes, tempere com sal e pimenta. Pulse para misturar e adicione as ervas;
Divida essa massa em 4 e forme 4 bolas, coloque num prato na geladeira por 1 hora;
Aqueça uma frigideira antiaderente ou chapa em fogo alto por 10 minutos;
Dê uma achatada com a mão nas bolas que estavam na geladeira e deixe-as em formato de hambúrguer;
Pincele os hambúrguer com óleo e grelhe dos dois lados. Está pronto.

*Modo de preparo do quibe cozido: colocar ½ xícara de "trigo para quibe" dentro de 1 panela com 1 xícara de água fervente. Assim que começar a ferver coloque o trigo com ½ colher de café de sal e desligue logo a seguir. Retire do fogo e deixe repousar por 20 minutos. O trigo deve dobrar de tamanho, mas você usará nessa receita apenas 1 xícara.

ONDE
Arturito
Rua Artur de Azevedo, 542
Pinheiros - SP
Tel - 3063 4951

  • foto arquivo pessoal
  • Marise, obrigada pela garfada do Falafel e a inspiração da matéria
  • Paulo, valeu a indicação do restaurante para um momento único
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...