5.4.17

E N D O M E T R I O S E x SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL - Dieta FODMAP



Segundo Dr. Drauzio Varela o endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo menstrual.

Endometriose é uma afecção inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar , acrescenta Drauzio.

Existem sintomas semelhantes entre a Endometriose e a Síndrome do Intestino Irritado - SII (veja desenho acima). Uma estudo retrospectivo australiano publicado em 2017 com 160 mulheres mostrou que 72% daquelas mulheres que apresentavam endometriose e SII tiveram 50% de melhora nos sintomas abdominais, comparado a 49% de melhora naquelas que tinham somente SII.

Mulheres com Endometriose e Síndrome do Intestino Irritado (SII) apresentaram uma melhora dos sintomas com a dieta Baixa em FODMAPS do que aquelas com somente SII. A conclusão é que a dieta FODMAP parece oferecer bons resultados nas mulheres com endometriose e SII.
FODMAPS são Fermentable, Oligossacarídeos Dissacarídeos, Monossacarídeos and Polyols, um grupo de carboidratos de cadeia curta encontrados em frutas, vegetais e grãos. 

Qual é a mensagem final? Procure um médico para obter o diagnostico se o que você tem é somente SII ou endometriose com alguns sintomas semelhantes a SII, mas nunca se auto diagnostique. Deixar de não se tratar pode levar a serias consequências como a infertilidade. Se você acredita que tem endometriose consulte um clinico geral ou ginecologista.
  • ilustração marina@tutugalvaobueno.com.br,
  • desenho Monash University blog

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...