31.1.20

COMO MONTAR UMA MESA





COMO MONTAR UMA MESA
Quando era pequena, admirava a montagem da mesa na casa de minha avó paterna onde os pratos eram postos sobre uma toalha de linho em tom pastel, castiçais de prata e centro de mesa na forma de abacaxi. Os talheres de prata eram muito bem areados e a louça de boa procedência davam a refeição um toque mágico. Na parede um quadro de natureza morta de Pedro Alexandrino compunha um ambiente clássico.
.

Na casa de meus pais, onde fui criada, era muito diferente, tudo mais à vontade. Jogo americano ao invés de toalha, aço inox ao invés de prata e um bom arroz com feijão, carnes e acompanhamentos. Comida fresca, cuidada, mas básica. Tudo delicioso. Sempre boas cozinheiras cuidavam das refeições.
.

Na minha família com filhos e marido, mesclo um pouco da herança dos avós e pais. A mesa é sempre bem posta como os talheres no lugar certo. Sempre digo que não é frescura, mas se você educa seus filhos a saber se sentar na mesa e usar os talheres, eles saberão como lidar em qualquer situação. Mas não é só isso, atitude a mesa passa a ser muito relevante, sensações de fome e saciedade, comer com emoção e refeições mindful. Respeito pelo alimento, seu preparo e na forma com que foi produzido.
.

Essas são algumas lembranças que tenho.
Quando iniciei a faculdade de nutrição, minhas colegas me pediram, às vésperas da prova de técnica dietética para que eu desse uma orientação de como montar uma mesa. Pois lá fui eu para a faculdade de "mala e cuia", com pratos, talheres e copos para orientar a montagem de uma mesa formal. Foi bem divertido e todos aproveitaram.
Veio daí a idéia de presentear meus colegas, no fim daquele semestre, com um ímã de geladeira com a "cola" da montagem de mesa para ninguém se atrapalhar na hora "h". No Lay-out tive ajuda de uma amiga que deixou a figura com a minha cara, minhas cores e meu contato para aqueles que buscam orientação de cardápio e treinamento de cozinheira.
.
Me conta aqui, qual a importância de uma mesa bem posta para você?
Beijo carinhoso, Tutu
Agradecimentos especiais a Marcela Della Rocca @_roccadesign

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...