O manjerição fica 10 segundos na água fervente + 10' na água com gelo + 10' para secar as folhas e + 20' para bater no liquidificador e coar. Fizeram as contas? Deu um total de quase um minuto. Claro, pode levar um pouquinho mais porque antes você lembrou de higienizar as folhas de manjericão no hidrosteril.
O resultado é fantástico. Você pode colocar sobre qualquer salada, seja ela uma salada caprese (tomate e musarela de bufalo, conforme sugestão do video), pode pingar umas gotinhas do azeite sobre uma sopa de abóbora, colocar dentro de um sanduiche de rosbife com folhas de rúcula ou ainda sobre um sorvete de morango (essa opção ainda não provei).
O feriado de 7 de setembro está aí e esse será o presente que levarei para minha amiga anfitriã que me receberá por alguns dias. E da-lhe azeite de manjericão no queijo branco da fazenda como aperitivo, na batata assada para acompanhar o cordeirinho assado e por aí vai até onde a minha criatividade alcançar. Bom feriado à todos!
RECEITA DE AZEITE DE MANJERICÃO
Adaptada por Tutu Galvão Bueno
Ingredientes
pedras de gelo
2 xícaras de folhas soltas de manjericão
3/4 xícara de óleo de canola
1/4 xícara de azeite de oliva extra - virgem
Modo de preparo
Colocar agua fria com gelo numa tigela.
Aquecer uma panela até ferver a água e despejar as folhas de manjericão por 10 segundos - isso mesmo, SÓ 10 segundos - é por e tirar. Pá e pum.
Em seguida retira-las da panela com o auxílio de uma peneira e despejá-las na tigela com gelo para que seja dado um choque térmico, interrompendo o processo enzimático e conservando a cor de suas folhas.
Uma vez fria, secar as folhas com uma pano e espremer todo a água que tiver até ficarem bem secas. No liquidificador colocar 1/4 xícara de azeite, um pouco das folhas e ir batendo até misturar tudo. Depois coar e armazenar em um vidro. Conservar até uma semana na geladeira.
O motivo de
misturar azeite de canola e oliva é que o azeite de oliva é muito marcante e o
de canola é mais neutro deixando o sabor do manjericão sobressair.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário