21.5.10

SOBREMESAS SEM AÇUCAR - CELEIRO

Quando a vontade é maior que a fome a gente acaba fazendo loucuras. Pois foi o que aconteceu em recente viagem ao Rio de Janeiro. Resolvi ligar dois dias antes para o restaurante Celeiro para me informar se estavam fazendo o sagú de uva, um dos high lights do cardápio. É lá que dona Rosa, cozinheira e proprietária prepara esta sobremesa com aquela uva bem pretinha que se chama Santa Isabel, cuja a extração é entre janeiro e fevereiro. Na cozinha ela aquece esta uva em panela, moe e congela. Seu estoque dura até junho então, Dona Rosa já avisa que não adianta pedir no segundo semestre. Já no Spot em São Paulo eles servem esta sobremesa preparada com vinho tinto. Desta forma conseguem ter a sobremesa no cardápio o ano inteiro. O que eu mais queria contar para vocês é que no Celeiro esta sobremesa não tem açúcar, isto mesmo, é adoçada com Stevia, considerada um dos adoçantes mais naturais. Outra descoberta deste dia foi a torta integral de frutas adoçada com a própria fruta. Todo este entusiasmo é porque estou pesquisando diferentes formas de adoçar sem usar o açúcar. Se você tiver outras dicas, escreva para mim.

Aos sábados o Celeiro apresenta uma variedade de pratos quentes de carne peixe e frango que fica anotado informalmente na lousa. O cardápio é criado a partir do que o mercado oferece, com o mínimo de gordura aproveitando o que os alimentos têm de melhor em sabor, textura, e nutrientes,

As saladas ficam dispostas em um bufe com diversos tipos de legumes, grãos, folhas, sementes e massas; grande parte delas orgânicas,


















Aqui a foto do meu esperado sagu de uva com creme inglês (tinha feito uma reserva em meu nome caso acabasse). Era adoçado com stevia, como falei anteriormente.

O sagu com uva feito em casa três dias depois da visita ao Celeiro foi preparado com a polpa da uva Santa Izabel congelada que sobrou da receita do pudim de uva da vovó Maria Olympia . Preparei o creme inglês com Stevia (do tipo forno e fogão). Finalmente perdi o preconceito que tinha com o gosto amargo da Stevia - simplesmente não apareceu gosto residual e os amigos amaram. Esta é a minha dica - doces deliciosos com diferentes formas de adoçar! Farei novas experiências.

Todos os livros de Bia, filha de dona Rosa Herz que toca o restaurante junto com a mãe e a irmã  Lúcia são um sucesso.  É repleto de receitas deliciosas e confiáveis, não dão chabu! Garanto vocês.

Caso se interesse pela receita original do Sagu de uva com vinho do Restaurante Spot click AQUI

ONDE
Celeiro
Rua Dias Ferreira, 199
Leblon - Rio de Janeiro
Tel.21 22747843

5 comentários:

carmen disse...

Tutu...acho que todos os adocantes deixam aquele "gostinho" entre amargo e salgado sei la!! Voce ja experimentou o Tal e Qual? fiz ha alguns dias um bolo aqui em casa e como nao tinha açucar, usei o tal adoçante...ninguem percebeu!!!! e achei que nao mudou a textura do bolo.

sylribeiro disse...

que delicia esta expansão do blog!
esse celeiro é mesmo tudo de bom, não tive o prazer de conhecer mas já me dá agua na boca!

ahhhh, quando o blog da tutu visitar brasilia nao deixe de ir ao flor de lotus, um restaurante super gostoso, onde tomei a melhor sopa de quinoa de toda minha vida, caprichadissima!
na epoca ainda nao te conhecia senao pediria a receita para te passar!
beijos

Cris e Mônica disse...

Tutu, que ótima dica !!! Estou indo pro Rio na sexta-feira e vou ao Celeiro checar!!! bjs !

Célia Maciel disse...

Muito boa a dica no Rio, meu fraco ( ou forte??) são as sobremesas e ssas é mesmo de dar água na boca.Bjs.

tutu galvao bueno disse...

Syl, já ouvi falar do Flor de Lotus em Brasilia . Quero ver se aproveito uma ida até lá para esticar até Pirinópolis (é assim que se escreve?)que dizem ser bem bacana

Monica, me conta mais onde estará no Rio, minha última ida foi muito curta para tudo que gostaria de fazer lá. bjocas

Celia, já que seu fraco são as sobremesas, não deixe de acompanhar o blog, estou numa fase de testar sobremesas para minhas clientes e certamente colocarei alguma receita no blog. bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...