9.6.10

IPAD NA COZINHA

Achei bastante interessante a matéria publicada na última quarta feira no Diner´s Journal do New York times, escrita por Wilson Rothman. Lá ele aborda as vantagens e desvantagens de dois aplicativos úteis para serem usados na cozinha com seu ipad. São eles o Epicurious e o BigOven Pro, cujos pedigres são bem distintos. O primeiro tem receitas mais selecionadas da Gourmet e Bon Appetit e o outro é recheado de receitas fornecidas pelos leitores.
Como sonho em ter um ipad, li a matéria de cabo a rabo para conhecer mais sobre o assunto e analisar se vale a pena ter um na cozinha.....



porque só de ver esta foto já imaginei meu queridinho sendo melecado por farinhas e gorduras ou mesmo sendo riscado com uma tesoura como esta. Mas, como vivemos numa comunidade em que todos palpitam uma leitora da materia que tem iphone comentou que para proteger a tela coloca dentro de um zip (aquele saco plástico de cozinha). Mas eu caso tivesse um ipad arranjaria um desses plásticos que já vem com uma fita adesiva ou embrulharia num filme PVC para te-lo na cozinha.
Para o autor da matéria o ipad é uma ferramenta e tanto e supera o iphone e livros no quesito cozinha uma vez que a maioria dos livros estão indo para a leitura digital - e o ipad tem a vantagem de ter uma tela maior.



Voltando aos aplicativos, um dos diferenciais do Epicurious, da Editora Conde Nast é seu arquivo de receitas - totalizam 28.000 no total . Já o BigOven, (que é grátis para o iphone, mas vende uma versão melhor para o ipad) é um projeto de comunidade. Existem mais de 170.000 receitas no banco de dados fornecidas por seus leitores. Apesar de fontes as vezes não tão confiáveis, o Big Oven é bastante útil quando se quer obter receitas sobre o mesmo tema - você encontra muitas receitas para fazer o mesmo suflê. Ambos permitem que você mande as receitas para seu email, agrupam e fornecem lista de compras (sonho de qualquer dona de casa). Ele só não lê o que você tem na sua despensa para retirar da lista do supermercado (também pudera!). A vantagem do Big Ovem sobre o Epicurious é que permite mandar esta lista para seu iphone e quanto você está no supermercado tem a possibilidade de ir clicando conforme aquele item entra no seu carrinho.

O que achei bacana do Big Oven é que no índice você encontra que receita fazer com as sobras da geladeira. Isso eu mesma testei. Selecionei três itens como: maçã, amêndoas e limão e ele me deu 162 opções de receitas, maior parte delas relacionadas a saladas e sobremesas.



Para o uso diário o autor prefere o GroceryIQ que você baixa gratuitamente no seu iphone. Diz ele que pode escanear códigos de barras e adiconar itens nas compras como desodorantes, papel toalha ou baterias AA assim como os ingredientes de um risoto de camarão. Que beleza não ter aquela listinha no papel que sempre some no meio da compra e te obriga a ligar para a cozinheira.Quantas vezes isso ocorreu.

Por fim o Big Oven tem sua comunidade como seu grande aliado mas também seu calcanhar de Aquiles por desconhecer a procedência daquelas receitas - até aparece o nome do autor, mas na minha opinião a dúvida fica no ar se a cozinha dele é boa e se ele explica e coloca todos os passos para a receita dar certo. Já a Epicurious tem informações mais precisas para aqueles que gostam de cheretar além do respaldo de uma grande editora especializada no assunto. Como o Epicurious é grátis será o primeiro aplicativo a você colocar no seu Ipad, mas se está disposto a gastar um pouco
(US 9.99) adquira o Big Oven. A participação de uma comunidade afim e sua compatibilidade com o iphone faz dele uma ferramenta mais útil até que cheguem as versões de Mark Bittman, do livro How to Cook Everything ou a versão do Ratio de Michael Ruthlman´s, autor original da matéria.

Enquanto não tenho nem iphone quanto mais um ipad vou me divertindo e sonhando com tudo que possa me ajudar na cozinha. As vezes penso que sou feliz assim mesmo e deixo a vida me levar.
  • fotos original da matéria do New York Times
  • agradecimentos a Claudio Edinger pela indicação do video do velcro+ipad
Agora se você já tem um ipad ou sonha com um, veja (clicando aqui) este video que sugere diferentes maneiras de usar o VELCRO a seu favor. Não percam, é demais!!!!!

13 comentários:

Unknown disse...

Nossa, e eu achando que sou feliz com meu celular que faz ligações e......tira fotos!
Está cada vez mais dificil se atualizar com tantas opções!

tutu galvao bueno disse...

André querido,é bom as vezes sonhar, mas antes de comprar vale analisar o custo X beneficio.
Adoraria ter um...enquanto não vem sonho com o iphone que chegará em dias. bjs

sylribeiro disse...

ah tutu vai ter um Iphone?
que legal! e o seu vai fazer o que com ele? quer fazer uma troca?
bjs

tutu galvao bueno disse...

Syl, não vale a pena o cel.que tenho, me deu muitos problemas. Um deles foi apagar por duas vezes todos os meus contatos no momento da sincronizção. Não dá...pra piorar as coisas meu notebook está no conserto. Mesmo assim estou dando um jeito de postar e trabalhar com os cardapios. Dias melhores virão rs rs rs

sylribeiro disse...

ok! dias melhores para todos!
hoje fui na claro ver um novo modelo mas desanimei e dei meia volta, nao sei escolher aparelhos e sempre entro "bem" com o que pego.
vou esperar mais um pouquinho
bs

Unknown disse...

Aproveitando, o novo layout do blog ficou excelente!

bjs

bettina disse...

Tutu
Teu blog esta o maximo, amei a receita dos fios de ovos de manga
e eu amo o Celeiro no Rio.
muito muito sucesso
beijos
bettina

tutu galvao bueno disse...

André, tinha certeza que era você o primeiro a reparar no novo layout do Blog. Obra de Silvia Ribeiro, of course!!!!

Unknown disse...

Tbm quero um!!! se eu ganhar um eu começo a cozinhar, que tal???
Muito legal a materia!!! o Layout ficou bem bacana tbm!
Parabens!

tutu galvao bueno disse...

Bettina, já que é para jogar confeti, o seu blog está pra lá de bacana. A qualidade das fotos, as cores....Existe muita beleza e sensibilidade nas suas telas e desenhos.
Muito obrigada aos elogios do blog

tutu galvao bueno disse...

Não espere o ipad para cozinhar!!!!Ele é mais uma graça do Steve Jobs. Mas a gente não resiste aos seus encantos...

carmen disse...

Tutu nao consigui ver o video...mande o link...fiquei na maior curiosidade! bjks

tutu galvao bueno disse...

Querida, faça o seguinte: passe o mouse lentamente na palavra " aqui" que está escrita no post e o video aparecerá. Muito, muito legal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...