Onde fui parar no aniversário do cunhado. No hotel Fazenda da Lagoa. Uma fazenda de côco e dendê no sul da Bahia localizado entre o mar e o Rio Aliança, junto a manguezais e a uma lagoa privada de beleza estonteante. Isolado, mas com todo o conforto - não há uma construção sequer em um raio de 15 km - cada bangalô com 140 m² tem cama tamanho gigante e decoração muito charmosa assinada pela artista plástica carioca Mucki Skowronski.
A cozinha com cardápio elaborado por Tiça Magalhães e comandada pelo chef André Reis é cheia de sabores de todos os cantos do mundo, além do bahiano, claro. Lá se reúnem todos os anos alguns chefs como Claude Troisgros e Alex Atala para fazer semanas gastronômicas.
Como sou curiosa e adoro cozinha fui eu atrás do chef André para ver como ele preparava a sua torrada de tapioca ou beiju com parmesão. Eu já sabia fazer a tapioca (aprendi com minha cliente Brenda), mas me surpreendi ao ver que ele usa polvilho azedo e doce da marca Yoki (eu só uso o azedo) e que não é nada complicado de fazer a torrada de tapioca/beiju. Tudo está documentado no filme que fiz na minha máquina com efeito zoom, my way, caminhando para frente e para trás. Ainda bem que a cozinha era grande e que não tropecei em nada. Também tomei cuidado para não falar bobagens enquanto filmava.
E agora o vídeo do preparo do beiju/tapioca e da torrada com parmesão.
Primeiramente a receita do beiju/tapioca e depois a torrada de beiju/tapioca com parmesão.
BEIJU/ TAPIOCA DO HOTEL FAZENDA DA LAGOA - BAHIA
Receita do chef André Reis adaptada por Tutu Galvão Bueno
Para 4 pessoas
Ingredientes
1 xícara de polvilho salgado (o chef André usa 1/2 de polvilho azedo e 1/2 de polvilho doce)
5 colheres de sopa de água
¼ de colher de chá de sal marinho
5 colheres de sopa de coco fresco ralado
2 colheres de chá de manteiga, de preferência clarificada
Modo de preparar
1. Misturar o polvilho com a água
2. Adicionar o sal e mexer com as mãos formando uma farofa rustica
3. Numa frigideira antiaderente colocar a farofa através de uma peneira
4. Depois de 1 minuto, virar o outro lado deixar mais 1 minuto e já está pronta
5. Espalhar a manteiga clarificada e salpicar o côco ralado
Você pode guardar o preparo do beiju na geladeira e ir fazendo no decorrer de seu café da manhã. Se ela for secando coloque mais água.
TORRADA DE BEIJU/TAPIOCA COM PARMESÃO
Modo de preparar
Acrescentar ao beiju pronto 1 colher de sopa de queijo parmesão
Dividir em 8 partes e assar por 15 a 20 minutos em forno a 220 graus
Uma coisa que gostaria de testar é adicionar a farinha de coco que ganhei da Silvia Ribeiro à massa do beiju. Esta foi uma sugestão de meu amigo Ze Ferraz quando perguntei no FB o que fazer com esta farinha. Como estou numa semana detox ayurveda vou deixar para depois.
E aqui vão meus agradecimentos ao chef e sua equipe. E nesta foto atrás estão os radiosos - aniversariante e sua esposa - ela a grande organizadora da programação dos dias inesquecíveis que passamos por lá.
- fotos e filme arquivo pessoal
.
5 comentários:
Congrats mãe!
Saudades!
bjs
André,
Tku. Esta postagem deu um pouquinho de trabalho para vencer os recursos tecnológicos, mas a gente chega lá.
Vamos fazer umas tapioquinhas este fds?
bjssss
Tutu quanta saudade de vc, da Fazenda e dos amigos que temos por lá mais saudade mesmo é de fazer estas delicias do café da manha como este biju de tapioca maravilhoooooooso!!!!!!!!!!!
Um forte abraço e qdo vier a Vitoria ES venha comer uma paella de vegetais no Sabor D´ Espanha casa onde estou trabalhando agora.
Silvia, que ótimo será conhecer o Sabor d'Espanha, vamos aguardar uma boa oportunidade de ir até Vitória ES.
Bjo
Oi Tutu, Bom dia tudo bem?
Vim para o Rio implantar um restaurante Italiano ALLORO no antigo Meridien,HJ Windsor ATLANTICA na Atlantica/Princesa sou o sub chef la no periodo da manha e estamos aguardando sua visita para degustar a autentica comida italiana gastronomica.
Um abraço e ate breve!
Postar um comentário