2.2.11

COMO FAZER A RECEITA DO PÃO DE LINHAÇA

Espero que vocês não estejam cansados dos meus posts relatando o meu estágio no Spa Lapinha, mas é que ele tem sido tão cheio de experiências e vivencias, que o blog acaba sendo pequeno para tanto o que falar. Como vocês tem acompanhado, esta semana fiquei no centro de produção dos pães, bicoitos, geléias e molhos. Me concentrei bastante em pegar todos os detalhes e macetes do pão de linhaça, um de meus favoritos. E agora, estou louca para voltar para minha casa para fazer essa receita com minha próprias mãos e talvez perder o bloqueio que tenho de fazer pão. Afinal nunca testei, como posso saber?















Nesta tigela estão todos os ingredientes secos e no centro, o fermento com um pouco de leite quente. Reparem como o fermento cresceu, agora já está na hora de levar a massa para a batedeira,

Na Lapinha é usada batedeira industrial, mas a caseira resolve bem com o adaptador para pães em forma de uma grande sacarolha,

Os pães foram colocados na forma para crescer novamente antes de ir para o forno.
Repare que sobra espaço na forma, mas depois de 20 minutos este espaço já estará preenchido.

RECEITA DE PÃO DE LINHAÇA
Rendimento: 2 pães de 700g em 2 formas de 22 x 10 cm

Ingredientes
3 xícaras de chá de farinha de trigo integral - 390g
3 xícaras de chá de farinha de trigo comum - 330g (pode ser da marca Anaconda)
1 xícara de chá de centeio - 106g
1 xícara de chá de sementes de linhaça - 130g
1 colher de sopa de fermento biológico instantaneo 10g (marca Bruggeman - Instant)
1 colher de chá de mel - 12g
100 g de margarina
Aproximadamente 250g de leite morno
1 colher e meia de sal marinho - 8g
ovo para pincelar

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes secos numa tigela, adicionar o fermento e sobre ele um pouco de leite morno. Deixar de lado, em um lugar quente (pode ser na janela, ou encima do fogão cujo forno está aquecido) e esperar o fermento subir e ficar espumoso (aproximadamente 10 minutos, mas pode ser mais se estiver frio). Misturar todos os ingrediente com a mão, rapidamente e colocar a massa na batedeira caseira com o adaptador para bater pão (parece um sacarrolha grande). Ir colocando o leite morno aos poucos na massa que está na batedeira (talvez não seja necessário colocar todo o leite). Depois que sentir que a massa está bem batida retirar, amassar com os dedos das mãos, dobrar novamente de cada lado e levar a massa novamente para descansar na tigela com um pano por cima. Ela deve dobrar de tamanho e o tempo aproximado para que isso ocorra no verão, é 20 minutos (se passar esse tempo, não tem problema). Para saber se já está no ponto enfie os dedos na massa e veja se cresceu. Dividir a massa em duas partes, abrir com os dedos das mãos, dobrar de cada lado, voltar a apertar com os dedos, enrolar e colocar na forma de pão untada com manteiga derretida. Deve dobrar de tamanho novamente em aproximadamente 20 minutos no verão ou mais. Antes de ir ao forno pincelar a superfície do pão com gemas batidas e grão de linhaça. Colocar os pães em forno pré aquecido a 180 graus por 40 minutos.

OBS 1: no verão o pessoal do centro de produção deixa a massa na janela e não rara vezes, com o sol batendo nela. Já no inverno, os pães são colocados para descansar encima dos fornos quentes (pegando carona do calor do forno)
OBS 2: cada pão tem um tempo para crescer e se a massa é mais pesada, demora mais para crescer
OBS 3: se estiver mole a massa, colocar mais farinha

  • Fotos de arquivo pessoal
  • agradecimentos especiais a Joseana Rodrigues que pacientemente me ensinou esse pão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...