22.3.11

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - NÃO GASTE ÁGUA, INVISTA

Banco CYAN – Não gaste água, invista


Hoje, dia mundial da água saiu no jornal Estado de São Paulo uma propaganda anunciando um banco de créditos de água. É o Banco CYAN que vai premiar seus clientes pela economia de água no mercado que se lança uma campanha no dia mundial da água. Bela iniciativa e boa sacada essa iniciativa cool do Movimento CYAN, da Ambev.

Em parceria com a Sabesp, o projeto Banco CYAN funciona da seguinte maneira: você “abre a sua conta” no Banco CYAN, eles consultam seu histórico de consumo de água (em contato com a Sabesp) dos últimos meses e calculam seu consumo médio, determinando, assim, a sua meta, ou seja, se você cumprir a meta de consumo nos meses futuros, ou então tiver um consumo mensal menor, você acumula pontos no seu “banco”.

Como calcular os pontos obtidos? Os pontos são divididos em categorias, 2 mil pontos equivalem a “uma estrela”, podendo-se chegar até “quatro estrelas”. Agora que vem a parte mais interessante! Os pontos acumulados valem descontos em redes varejistas como: Americanas.com, Blockbuster e Submarino e outras lojas parceiras do projeto.

O slogan é assim: Abra já sua conta. Seu bolso agradece. O planeta também.

Você faz um esforçinho, atinge sua meta mensal na conta de água, acumula pontos e os troca por descontos, além de fazer uma economia considerável para seu bolso e para o planeta. Para participar da iniciativa é simples, é só abrir a sua conta nesse novo banco sustentável. Uma iniciativa interessante, que alinha sustentabilidade e consumo (varejo), além de gerar share of mind para o Movimento CYAN.

E AGORA ALGUMAS DICAS DE COMO NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA E ENERGIA NA COZINHA (usarei como cartilha de boas práticas para uma cozinha sustentável):

1. Cozinhe com fogo mínimo. Não adianta, por mais que você aumente o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum. Com o fogo alto, você vai é desperdiçar gás e queimar toda a sua comida.Tampe suas panelas enquanto cozinha assim você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar. Parece óbvio, não é?

2. Use uma garrafa térmica com água gelada. Compre daquelas garrafas térmicas de acampamento, de 2 ou 5 litros. Abasteça-a de água bem gelada e cubos de gelo pela manhã. Você terá água gelada até a noite e evitará o abre-fecha da geladeira.

3. Máquina de lavar louça é pra usar e não para enfeitar a cozinha. A máquina gasta 30 litros de água pra lavar a louça de 4 pessoas. Se você lavar na pia, gastará pelo menos 100 litros.

4. Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez. Evite o o abre-fecha da geladeira toda vez que seu cozido precisar de uma cebola, uma cenoura, etc.

5. Aproveite os alimentos por inteiro, os miúdos e sobras de vegetais, servem para o preparo de um bom caldo base para sopas e risotos.

6. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético.Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados).

7. Mude sua geladeira ou freezer de lugar. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15cm das paredes para evitar o superaquecimento.

8. Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias. O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos, o que subsidia o valor do eletrodoméstico a médio/longo prazo.

9. Use a máquina de lavar louça só quando estiverem cheias. Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

10.Use menos água quente. Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.

11. Nunca é demais lembrar: recicle. Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

12. Utilize uma sacola para as compras. Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

13. Compre produtos da sua região. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

14. Compre alimentos frescos ao invés de congelados. Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.

15. Compre orgânicos. Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

16. Frequente restaurantes naturais/orgânicos
Com o aumento da consciência para a preservação ambiental, uma gama enorme de restaurantes naturais, orgânicos e vegetarianos está se espalhando pelas cidades. Ainda que você não seja vegetariano, experimente os novos sabores que essa onda verde está trazendo e assim estará incentivando o mercado de produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e menos agressivos ao meio-ambiente
.

  • Para saber as 58 dicas de como economizar água e energia na sua vida clique AQUI





2 comentários:

Anônimo disse...

é sempre bom lembrar e colocar em prática, rs, dicas que fazem bem ao meio ambiente e à saúde!

Mari Horta

tutu galvao bueno disse...

Oi Mari, é verdade. Tem muita coisa que a gente sabe e não põe em prática. Vai aí uma reflexão para todo mundo pensar nisso! bjo Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...