25.7.11

QUEM TEM PRESSA COME TORTA FRITADA DE VAGEM





















Quando tenho falta de idéia do que cozinhar, dou um pulo até a geladeira para ver se dali sai alguma inspiração. Pois foi alí olhando umas vagens manteiga que surgiu a vontade de comer uma fritada. A origem desse prato me parece que é do México ou de algum país vizinho, cuja a base é ovos, vegetais ou até uma proteína - tornando assim um prato completo. Digamos assim que é um omeletão enformado. Há tempos tinha uma receita reservada no meu arquivo e mais parecia que se não fosse aquela hora não ia ser nunca mais. É uma receita muito prática para um lanche de sábado ou domingo à noite acompanhado de salada verde e um tomate assado. O toque final dessa receita ficou por conta da camada crispy de farofa de pão ciabata ou pão francês amanhecido. Servi em casa aquecida no fornimho, mas a fritada pode ser servida também em temperatura ambiente que fica muito bom. A receita original era pequena para quatro pessoas então dei uma adaptada para atender até 8 pessoas, se for servido outros pratos na refeição. Pela foto dá para imaginar o quanto é apetitosa.

TORTA FRITADA DE VAGEM
Rende de 6 a 8 porções

Ingredientes
600 g de vagem
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente médio de alho ralado
1 cebola roxa cortada em tiras finas
5 gemas
10 claras
150 g de queijo parmesão ralado
1/4 xícara de leite
pimenta do reino moída na hora
1 xícara de farinha rústica de pão ciabata ou pão francês (opcional, mas que dá uma crocância deliciosa)
Utensílio necessário
Forma redonda de 25 cm de diâmetro + forma maior para assar no banho maria
Papel de alumínio
Modo de preparo
Cozinhar a vagem no vapor, dar um choque término com água e gelo e depois cortar em tiras de 2 cm, na diagonal. Reservar.
Na frigideira, deixar murchar as cebolas no azeite e colocar o alho. Retirar do fogo, juntar a vagem e reservar.
Enquanto isso fazer a base de ovos, batendo as claras com as gemas, depois juntar o queijo, o leite, sal e a pimenta.
Misturar a base de ovos com as vagens e a cebola;
Aquecer o forno a 180 graus com uma assadeira com água para o banho maria;
Revestir a forma de assar com papel de alumínio e untar com manteiga;
Preencher com o recheio e levar ao forno para assar em banho maria por 30 a 40 minutos ou até que enfiando um espeto no meio dela, ele saia seco;
Retirar do forno, deixar esfriar, depois desenformar num prato, cobrir a superfície da torta com a farinha de pão e colocar no forno novamente para dourar a farinha. Servir acompanhada de um mix de folhas verdes e ½ tomate grelhado. É ideal para um lanche de sábado ou domingo à noite. Quanto a farinha rústica de ciabata, você deve prepará-la com três dias de antecedência deixando secar o pão sem miolo e depois triturando no modo pulsar no liquidificador, mas se não tiver tempo experimente o pão francês amanhecido, mas antes retire o miolo dele.

  • a foto, com certeza não é minha

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...