14.10.12

CRIANÇA NA MESA - MEU PRATINHO SAUDÁVEL




No feriado do dia 12 de outubro - dia da criança foi dada a largada ao projeto "Meu Pratinho Saudável" com lançamento no Parque do Ibirapuera, São Paulo. O projeto voltado para crianças de 6 meses a 10 anos de idade visa a promoção da alimentação infantil. No evento foram dadas dicas de alimentação saudável, orientação e distribuição de cartilhas, jogos e dinâmicas com a presença de artistas e personagens infantis além de avaliação nutricional para os adultos.

“Meu Pratinho saudável” representa um avanço em relação à pirâmide, pois é de mais fácil compreensão. Ao visualizar a imagem do prato, as pessoas percebem rapidamente quais são os alimentos e proporções que devem comer, pois mostra de forma simples como montar refeições nutricionalmente equilibradas dentro e fora de casa.

Criado pelo Instituto do Coração (Incor) e Instituto da Criança --HCFMUSP, em parceria com a Latinmed, o programa conta com um site informativo, e um aplicativo gratuitopara smart fone em que você pode montar e fotografar todas as suas refeições e compartilhar com outras pessoas.

Ele visa contribuir para a redução dos níveis de desnutrição e obesidade infantil.



Uma das atividades que presenciei foi um quebra cabeça com a pirâmide alimentar. Outra atividade era com alimentos em resina em que a criança tinha que montar um prato saudável usando esses alimentos. A nutricionista que assistia dava as orientações e melhores combinações de pratos (como podemos ver duas fotos acima, no prato contendo macarrão, carne, alface, tomate e pepino).

Outra atividade em que as crianças se entreteram foi aquela em que tinham que escolher o lanche que queriam levar para a escola e pintar com lápis de cor. Novamente a intervenção da nutricionista era providencial para orientar a ingestão de frutas e alimentos lacteos nos intervalos das refeições.





Os próximos eventos acontecerão dia 16 de outubro no metro das Clinicas, 8:00 as 17:00h,  e dia 17 de outubro no metro da Sé, das 8:00 as 17:00h. Mais informações no site: www.meupratinhosaudavel.com.br 
 www.incor.usp.br
  • dedico essa postagem ao Paulo Corsi Araújo 
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...