26.11.12

SALADA DE FIGO COM FOLHAS DE MANJERICÃO QUEIJO DE CABRA E MOLHO DE XAROPE DE ROMÃ - NATAL COM OS INGLESES PARTE 1





Com a salada de figo e queijo de cabra regada ao molho de xarope de romã a gente inicia nosso cardápio de Natal com os Chefs Ingleses. Para o preparo dessa salada procure encontrar figos orgânicos, lavá-los bem em água corrente e misturá-los com as folhas frescas de manjericão roxo, verde e mini folhas de rúcula. Para o tempero da salada o chef Ottolenghi sugeri o xarope de romã que dá um sabor especial suavizando o azedinho das folhas de rúcula.  Na nossa ceia de Natal irei incrementar essa salada com sementes frescas de romã que irão dar um toque muito especial e caracteristico para essa época festiva e tão bonita.

SALADA DE FIGO COM QUEIJO DE CABRA E XAROPE DE ROMÃ
Para 4 pessoas

Ingredientes
1 cebolinha cortadinha em rodelas - a parte verde
1/2 colher de chá de mostarda de Dijon
2 colheres de chá de xarope de romã
sal Maldon e pimenta do reino
3 colheres de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para finalizar
40 gr de rúcula
20 gr de manjericão roxo e verde
8 figos maduros, mas firmes em temperatura ambiente
70 gr de queijo de cabra (pode ser do tipo "buchete"ou "faiselle" da marca Paulo Capri)
1 romã - opcional

Modo de preparo
  1. Colocar a cebolinha picada, a mostarda e o xarope de romã numa tigela e misturar lentamente o azeite - com objetivo de deixar o molho homogêneo. 
  2. Misturar todas as folhas ao molho, se for servir imediatamente e reservar algumas folhas para por cima  a fim de dar um aspecto fresco;
  3. Cortar os figos em quatro partes e colocar sobre as folhas, despejar uma colher de chá de queijo de cabra por cima de cada pedaço de figo e por cima as folhas restantes, regar um pouco de azeite, sal e pimenta;
  4. Separar as semente de uma romã pequena e colocar por cima da salada. 
Para saber mais sobre o Cardápio de Natal com os chefs Ingleses click AQUI

  • foto arquivo Ottolenghi   
. .

18.11.12

CARDÁPIO DE NATAL COM OS CHEFS INGLESES



Esse é o cardápio dos sonhos que idealizei para o Natal desse ano. Very British. Só com chefs talentosos ingleses. Mas porque ingleses? Esse foi o ano das Olimpíadas e porque a Inglaterra e sua comida está com tudo. A nossa ceia  de Natal desse ano começa com  uma entrada do chef Ottolenghi que virei fã de carteirinha, vocês sabem disso. A receita consiste de figos frescos partidos em 4, folhas de duas cores de manjericão - roxo e verde, queijo de cabra acompanhado de molho de xarope de romã.

Como prato principal temos duas opções: um peru molhadinho na manteiga de salvia com farofa de cranberry e laranja com fotos do passo a passo e modo de preparo - receita do sexy Gordon Ransay. Sexy é o que dizem. Quanto ao peru do Gordon quero ver quem vai dizer que estava seco. Tem muuuuita manteiga. Outra opção é o haddock com linguado, salsinha e laminas de batata gratinada. Os ingleses amam essa opção que chamam de fish pie e existem várias versões, mas a que mais aprecio é a que vai haddock ou salmão. Show de prato!

Já que é tudo inglês e eles estão com tudo não poderíamos deixar de contar com o popularíssimo chef Jamie Oliver e sua "pegada" de vegetais frescos saídos da horta que podem ser grelhados ou assados no forno. Boa opção para os vegetarianos de plantão.

E para finalizar a chef que nos prepara a sobremesa é aquela de maior expressão e considerada a chef mais gulosa. Adivinhem....Nigella. Também, é claro já estava escrito lá encima no cardápio que era dela a receita da torta pecan servida com sorvete de baunilha. Nigella  ataca a geladeira a qualquer hora (ha ha ha e quem faz não isso as vezes). Ressalva: as vezes.

Não deixe de servir nos finalmentes um delicioso cafezinho feito no coador (como eu sou antiga hein!) do tipo que a família Barretto da Fazenda Ambiental Fortaleza prepara na cidade de Mococa acompanhado de panetone cortado em cubos e tostados. Éeeee, tostado no forno. Fica divino!!!!!!Hummmmm.

Aguardem as receitas......estão a caminho.

Que bom terminar as provas da faculdade e poder me dedicar ao querido blog e pensar em data festiva e tão gostosa como o Natal. Me desculpem pela longa ausência e obrigada por me esperarem e  acreditarem em mim. Beijo carinhoso, Tutu.
  • fotos Google Images 

.

14.11.12

ARROZ DOCE QUEIMADO - RECEITA MAIS ANTIGA DO ESTADO DE SÃO PAULO





O Blog da Tutu está com uma página Facebook. Lembre de dar uma passadinha lá e apertar a tecla"curtir". Lá publicarei noticias curtinhas do que tenho visto no meu cotidiano.

Arroz doce é uma das sobremesas que mais aprecio e que muito me lembra a minha infancia na fazenda de Barra Bonita onde minha avó tinha o hábito de entrar na cozinha no período da tarde para preparar aquilo que os netos gostavam. Avó sempre serviu para isso: para mimar os netos. Eu me sentia especial quando ela me preparava o arroz doce e ela ficava feliz de ver eu devorar a tigela.

Foi uma pena que essa receita se perdeu e que eu não pude repetir aquilo que vovó preparava com quanto carinho. Aqui no Blog da Tutu eu reproduzo uma receita que vem dos cadernos de receitas de Dona Custódia Leopoldina de Oliveira. Datam de 1863 e 1864 e são considerados os cadernos mais antigos que se tem notícia no Estado de São Paulo. Dona Custódia era irmã de Bento Quirino dos Santos, personagem da história de Campinas que teve participação no Partido Republicano. Seus cadernos tem centenas de receitas como pudim, bolo de fubá, pão de ló do céu” e “bolo do amor”. Os originais pertencem ao arquivo da família Quirino dos Santos, sob a guarda dos Arquivos Históricos do Centro da Memória da Unicamp. Esse achado ocorreu na minha recente visita ao Hotel Fazenda Capoava, em Itu onde existe o Espaço Memoria que conta a história da fazenda nos períodos das monções, ciclo do açúcar, café e gado contemplando o cotidiano, a cultura alimentar e o papel da mulher nessa dinâmica. Aqui vai a receita centenária de Dona Custódia que parece que tinha uma mão muito boa.

ARROZ DOCE QUEIMADO DA DONA CUSTÓDIA
Para 6 pessoas

Ingredientes
200 g de arroz lavado
400 ml de água
1 pitada de sal
1 pedaço pequeno de casca de limão
1 colher de café de canela em pó
400ml de leite fervido coado e ainda quente
200g de açúcar
1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo
1. Colocar na panela o arroz, água e a casca do limão;
2. Levar para ferver e abaixar o fogo e deixar até que os grãos estejam macios e com o mínimo de água no fundo da panela
3. Tirar a panela do fogo, retirar a casca de limão, soltar os grãos com um garfo;
4. Em outra panela derreter o açúcar até obter um caramelo não muito escuro, juntar a canela em pó e em seguida o leite coado e a manteiga;
5. Quando o caramelo estiver completamente derretido e incorporado ao leite, deixar a mistura reduzir por 10 minutos.
6. Juntar o arroz cozido e solto mexendo delicadamente;
7. Deixar esfriar em temperatura ambiente;
8. Levar a geladeira;
9. Servir com canela em pó.







 O destaque do Espaço Memória  é a área dedicada à cultura alimentar, especialmente do período dos bandeirantes. Receitas de três gerações da família Almeida Prado, proprietária da Fazenda Capoava e tradicional no Estado, podem ser consultadas em painéis que estampam a caligrafia original de quem as escreveu. Como prova de que o pão nosso de cada dia tem fortes raízes na culinária paulista, a chef Heloísa Bacellar (Lá da Venda) foi convidada a fazer releitura de algumas das antigas receitas, que passam a fazer parte do menu do restaurante do hotel fazenda.

“O estado de São Paulo tem grande importância cultural e econômica para o nosso país. Revitalizar esse espaço e trazer uma nova exposição com tantos detalhes é um convite a todos para conhecerem sua história, suas raízes”, comemora Neca Setúbal, idealizadora do projeto.

Além dos hospedes do Hotel fazenda, visitantes também podem conhecer o Espaço Memória Capoava. Grupos e escolas podem agendar com guias às terças, quintas e sábados, mediante reservas pelo telefone (11) 2118-4100 ou
reservas@fazendacapoava.com.br

  • fotos arquivo pessoal
.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...