Nós nutricionistas e todos os atletas sempre tivemos curiosidade de saber como os atletas olímpicos se alimentam e se organizam em torneios mundiais. A equipe britânica dos jogos Olímpicos, Rio 2016 teve o suporte da nutricionista Kelley Bright que trabalha há 10 anos com atletas de alta performance em torneios mundiais incluindo 2 jogos Olímpicos. A questão fica sempre no ar: "O que e como os atletas se alimentam?" Você se surpreenderá de perceber que não é muito diferente talvez de como você deva se alimentar somente é dada maior atenção a alimentação do pré treino, como a alimentação do pós treino para a recuperação, com maiores volumes de alimento. "
Relato de Kelley Bright
1º Café da Manhã
Acordar as 6 da manhã ir para a cozinha para preparar o 1º Café da Manhã antes do treino da manhã. Uma pequena refeição para aumentar as reservas de glicogênio que consiste de:
Cereal – muesli, sucrilhos
Frutas - muitas variedades desde abacaxi, manga e 5 variedades de bananas
Iogurte
Suco natural
2º Café da Manhã
Pós treino, café da manhã com uma combinação de carboidratos complexos e proteínas para a recuperação e reabastecimento:
Ovos mexidos
Torrada com avocado
Bircher muesli
Mingau de aveia
Salada de fruta
Iogurte
Cereal
Suco Natural
Shakes de proteína (leite, iogurte, banana, frutas vermelhas)
Com os atletas saindo para o treino tenho que preparar o almoço:
Almoço
Sanduíches com proteína, salada (folhas e vegetais), hommus caseiro para ter mais proteína extra
Salada de fruta
Fruta fresca
Delicias do forno: biscoito de chocolate, bolo ou brownie
Depois do almoço servido e enquanto os atletas descansam é hora de dar uma chegar no supermercado e feira de orgânicos para reabastecer o estoque para os dias que se seguem - carne e frango orgânicos, loja de suco de frutas - abacate, abacaxi e mandarim. Feira livre de frutas e verduras e supermercado.
Lanche da tarde
Antes dos treinos da tarde servir um leve lanche composto de almôndegas de tahini, frutas, iogurte e alguma sobra de brownie que fosse achado
Jantar
O jantar geralmente levava 3 horas para ser preparado e variava entre:
Curry, arroz e vegetais no vapor
Cassarola, pure de batata e vegetais
Espaguete a bolonhesa, salada grega e pão de alho
Frango assado e vegetais assados
Guacamole
sobremesa: pudim, sorvete iogurte e frutas
e uma boa garrafa de Malbec Argentino ou 2, acredito que foi mais eu que tomou
Então está ai, o mundo glamoroso da nutrição para atletas de alta performance, somente uma dieta balanceada, com o mínimo de comidas processadas ou ultra processadas. Sem suplementos em pó, sem gels ou sport drinks. Nutrição em esporte não é diferente que a nutrição do dia a dia para uma alimentação saudável. Mantenha sua alimentação fresca, natural e simples e você nunca irá errar.
- na foto os irmãos Brownlee, 1º e 2º lugar na prova de triathlo, no Rio2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário