Deu muita jabuticaba no pé? Vamos então juntar tudo que temos e preparar uma deliciosa sopa (fria) gaspacho com lagostim, idéia do chef catalão Daniel Redondo do Restaurante Mani.
Tive a oportunidade de participar como aluna de uma de suas pouquíssimas aulas no 8º Paladar Cozinha do Brasil quando Daniel apresentou esse prato, ensinando o passo a passo e felizmente pudemos provar. Ficou aquela sensação de quero mais. Somente agora depois de alguns anos resgatei essa receita para aproveitar a super safra de jabuticaba.
Como a vida da gente é bem corrida, preparei a receita em duas etapas. Primeiro executei o item 1 do modo do preparo (bater a fruta) e congelei o que restou da fruta coada. O restante da receita executei no dia que decidi servir o gaspacho, mas antes fui ao Ceasa comprar os lagostins bem fresquinhos.
Espero que se deliciem com esse prato que podemos saborear 1 vez ao ano, quando as jabuticabas estão no seu ápice de doçura e suculência.
GASPACHO DE JABUTICABAS COM LAGOSTIM NO VAPOR DE CACHAÇA
Adaptada por Tutu Galvão Bueno
Para 4 pessoas
Ingredientes
500 g de jabuticabas
50 ml de azeite de oliva
1 g de xantana para cada
100 g de suco de jabuticabas
Sal
Ciboulette picada bem miúda para decorar
Modo de preparo
1. Bata as jabuticabas no liquidificador, passe o suco obtido por uma peneira;
2. Acrescente a xantana e misture bem no liquidificador, adicione o azeite de oliva, bata novamente e ajuste o sal.
3. Armazene na geladeira e bata novamente antes de servir.
LAGOSTIM NA CACHAÇA
Ingredientes
4 lagostins
50 ml de cachaça
Azeite de oliva extra virgem
Sal Maldon
Modo de preparo
1. Limpe os lagostins e cozinhe por 2 minutos no vapor de cachaça;
2. Para isso aqueça bem uma panela e despeje a cachaça para que faça bastante vapor e é nesse vapor que devem ser cozidos os lagostins;
3. Resfrie e corte os lagostins em 4 partes, pincele com azeite de oliva e acrescente sal Maldon.
Montagem
Coloque um lagostim picado no fundo do prato e despeje a sopa de jabuticaba. Decorre com ciboulette.
Calcule 100 g de sopa de jabuticaba por pessoa.
Sobre a (goma) xantana:
Originário da fermentação de uma bactéria é tão natural quanto o vinagre e a levedura. É usado para espessar ou estabilizar molhos, sopa e pães especialmente aqueles sem glúten pois pode desempenhar a função do glúten. É usado em diferentes temperaturas e diferentes níveis de Ph. Consegue engrossar em proporções pequenas: 1% de xantana para liquido ou 5% para formar uma pasta espessa. O recomendado é pesar a xantana numa balança de precisão - digital. (Observa-se que a quantidade utilizada de xantana é bem, bem menor que a farinha).
- foto Paladar - Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário