Em São Luís do Maranhão a professora e doutora Terezinha Almeida Rego, de 76 anos é um exemplo da garra das mulheres nos mais diversos setores. Essa botânica começa a trabalhar às 7 da manhã e deixa seu trabalho no campus da Universidade Federal "quando dá", conforme diz. O herbário que cuida com tanto carinho foi montado em 1984 e conta com mais de dez mil espécies.
Ela em seu herbáreo
Terezinha Rego acumula diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo um na China, por causa de sua pesquisa com a cabacinha para combater a renite alérgica, que dobrou uma gripe asiática. Dentre as muitas atividades, ela organiza cursos de ervas para a terceira idade, mostrando a importância e a forma de extrair, entre outros, o extrato de sucupira, para aliviar a dor da artrose. Coordena há 12 anos uma pesquisa ainda mais ousada sobre a xanana, uma
planta que vem garantindo a melhoria da qualidade de vida dos portadores do vírus do HIV.
A fitoterapia no apoio ao tratamento de 33 pacientes com Aids ainda não há promessa de cura. É apenas uma forma de aliviar os efeitos colaterais do coquetel usado contra o vírus.
"É a mesma relação do portador de câncer com a quimioterapia e a radioterapia: há uma sobrecarga em todos os órgãos, principalmente naqueles mais sensíveis, como fígado, estômago e pulmões. Conseguimos minimizar os efeitos com os fitoterápicos, melhorando a qualidade de vida deles", diz doutora Terezinha.
Com tantos anos de trabalho e vários prêmios internacionais, a professora Terezinha já poderia estar em casa, descansando. Mas, para ela, as plantas e a pesquisa são tão importantes quanto respirar. "É meu oxigênio. Eu acho que no dia em que eu sair é para ir para outro plano. Estou aposentada só no papel, porque eu continuo trabalhando", finaliza.
Linda história de vida e dedicação!
- entrevista concedida pela Profa Terezinha Rego ao globo reporter com trechos extraidos de outras entrevistas para redes locais.
2 comentários:
mandou bem tutu!!!!
obrigado pela linda postagem, nao conhecia esse anjo... quanta coisa boa ela faz para o proximo.
muitos vivas para vc, para ela e para nosso meio ambiente, nossa vida depende do bom cuidado com ele, beijos!
Syl, fiquei com muita vontade de conhecer esta personalidade que transforma o mais simples; tudo que a natureza oferece em medicamentos para a cura ou alivio de algumas doenças...como vc mma disse - um anjo
Postar um comentário