22.6.10

SABOR DE FAZENDA Curso de jardinagem gastronômica

























Neste sábado acontecerá o curso de jardinagem gastronômica orgânica no Viveiro Sabor de Fazenda. O curso oferece um conhecimento sobre os diferentes tipos de ervas para o uso culinário e medicinal. Ele orienta como plantar mudas em vasos, preparar azeites aromáticos e comidinhas gostosas como pães com ervas e brigadeiro de capim santo.

Alem disso aprende-se fazer desidratação de ervas em casa, saber como congelar e conservar. Já fiz este curso e tenho vontade de fazê-lo novamente porque sempre tem novidade - como alguma erva desconhecida ou receitinha para curar algum mal.

Foram tantos os conhecimentos que adquiri que a minha paixão pelas ervas e temperos só ficou maior. Hoje misturo as ervas nos grelhados com sal grosso, nos caldos para sopas e nos chás digestivo e cura-gripe. Outro beneficio das ervas na culinária é que seus perfumes e sabores conseguem minimizar a quantidade de sal e ingredientes artificiais.

Para aqueles que não conhecem o Sabor de Fazenda ele foi Idealizado pela nutricionista e herborista Silvia Jeha e sua irmã Sabrina. Foi fundada em 1993 e atualmente produz mais de 90 espécies de ervas orgânicas, certificadas com o selo da AAO – Associação de Agricultura Orgânica, que garante a qualidade e autenticidade das plantas.

Há algum tempo atrás tive o privilégio de conhecer as irmãs quando estava envolvida no projeto social Cozinheiro Cidadão do Instituto Lina Galvani. Na época montamos uma oficina de elaboração de azeites aromatizados com os alunos do projeto que foi um sucesso absoluto.

Além da produção e comercialização de mudas, no Sabor de Fazenda você pode encontrar cestas de ervas para presente, brindes para eventos especiais, acessórios para jardinagem e livros sobre o tema.

E se quiser uma consultoria para confecção de um jardim de ervas, os profissionais do viveiro vão até você para atender as suas necessidades.
Essa é uma boa dica para quem sonha ter uma mini horta de ervas em casa.

E agora veja o será abordado no curso de jardinagem na gastronomia:
- Identificação de “matos” comestíveis e medicinais;
- Reconhecimento de mais de 30 condimentos/temperos frescos utilizados na culinária;
- Dicas do uso dos condimentos e ervas no nosso dia a dia;
- Propriedades medicinais dos temperos;
- Colheita, secagem e armazenamento;
- Como plantar um vaso com ervas (todos os alunos farão o plantio e levarão os vasos para casa);
- Como manter condimentos frescos em vasos ou floreiras (adubação e poda);
- Aromatização de vinagres, azeites, sal e manteiga com ervas.

Vamos nessa? Aqui vão as direções.

Data: 26/06
Horário: das 9 as 13h
Valor: R$ 125 (certificado, apostila e lanche)
Coordenação: Sabrina e Silvia Jeha
Local: Viveiro Sabor de Fazenda
Tel: 11 2631 4915
Av. Nadir Dias de Figueredo, 395, Vila Maria - São Paulo

6 comentários:

Sabrina disse...

Tutu!!! Que legal este post sobre o nosso trabalho na Sabor de Fazenda! Obrigada! Vamos encher esta cidade de pequenos jardins de ervas e voltar a colocar sabor e saúde nas mesas dos paulistanos. Beijocas e até breve,
Sabrina.

Célia Maciel disse...

Boa dica, gostaria de participar, mas neste sábado tenho compromisso. Bjs.

tutu galvao bueno disse...

Sabrina, é isso aí. Para promover uma boa alimentação seria muito bom se pudéssemos encher esta cidade de jardins de ervas. O trabalho de vocês neste sentido é impecável. Parabéns!

tutu galvao bueno disse...

Celia, não se preocupe se não possa vir no curso de jardinagem gastronômica! O Sabor de fazenda promove outros cursos o ano inteiro. Quem sabe no próximo você venha,
Bjs Tutu

patty disse...

Tutu,

amei a dica,ja me increvi!!
vou eu e o Cri ,
tks
bjao

tutu galvao bueno disse...

Que legal Patty, a gente se vê lá!!!
bjao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...