28.12.10

NATAL DE 2010 EM CASA DE MINHA MÃE

A ceia de Natal deste ano fizemos no dia 23 à noite na casa de minha mãe. Acabamos por antecipar a ceia por um dia porque alguns já tinham compromisso no almoço do dia 24. Até achei uma boa ideia esparramar um pouco as comemorações natalinas, não concentrando almoço e jantar no dia 24. Este ano tentei me segurar um pouco na comilança porque na passagem do ano estarei na praia e como acontece com todo mundo, ninguém quer que apareça aquele quilo à mais devido aos abusos do mês de Dezembro. No meu caso não foi apenas um kilo, mas foram alguns quilos à mais por conta de 4 meses de faculdade que acabaram ocupando o tempo que tinha para fazer exercícios. Como meta para o próximo ano estabeleci um compromisso comigo mesma - não ser tão CD na faculdade. Portanto creio que me sobrará tempo para pelo menos 2 dias na semana praticar alguma atividade aeróbica, além da ayengar ioga que adoro. Promessas à parte e vamos ao que interessa:



A ceia começou com um super peru de 10,2 kilos assado por 6 horas no forno. Primeiramente ele ficou um dia marinando, depois colocamos uma mistura de manteiga, salvia, raspas de limão siciliano entre a pele e a carne. Por dentro da carcaça inserimos uma mexerica morcota toda perfurada com a faca além de 2 ramos de alecrim. Montamos na assadeira uma cama de legumes onde o peru relaxou e absorveu todos os temperos.A farofa que acompanhou o prato foi elaborada com uma farinha de pão italiano amanhecido por três dias e depois batido no liquidificador (deixamos bem rústico, com pedaços maiores e menores). Adicionamos à farofa uvas passas, cebolas e castanha portuguesa que minha mãe adora. O fio de ovos não poderia faltar - minha irmã gosta dele quer acompanhando o peru ou na sobremesa com sorvete.


A salada natalina do Charlô que publiquei a receita na postagem anterior foi um sucesso e consegui fazer um delicioso chips de batata doce no forno, dispensando a panela com óleo quente.
Vale a pena repetir esta salada em outras ocasiões, porque não?


A outra salada que servimos foi a caprese que já é quase um clássico - agrada todo mundo. O molho de azeite e manjericão batido no liquidificador fizemos na hora,


O risoto de arroz branco e amêndoas preparamos com champagne Chandon e caldo de galinha. Virou outro clássico natalino - fazemos todos os anos apenas variando os tipos de arroz,


A torta de siri, já publiquei no blog algo parecido que se chamava pudim de siri. Cai muito bem no verão. Esta daqui foi uma adaptação da torta de salsinha com casquinha de siri resultando numa torta sem massa nas laterais e fundo - bem leve,


De sobremesa minha mãe serviu sorvete de creme da Kibom com casquinha, marron glacê em calda, feita pela Amelinha Liberato e calda de frutas vermelhas.


Hum, só de ver esta foto da compota de marrom glacê dá vontade de sair correndo atrás dela, mas infelizmente (melhor, felizmente) tenho que acabar de arrumar minha mala para partir de viagem à Marú, Bahia, na companhia do marido e amigos. Espero descansar um pouco antes de partir por três semanas para o Spa Lapinha onde farei um estágio na cozinha.
Desejo a todos um Feliz 2011. Espero que no próximo ano consiga cumprir todas as minha promessas e tenha tempo de relaxar e estar mais com os amigos.
  • Fotos arquivo pessoal

2 comentários:

márcia disse...

Olá Tutu !!
FELIZ ANO NOVO !
Por favor gostaria da receita do RISOTO !
ATT !
ABS !
Márcia
marcialcintra@globo.com

tutu galvao bueno disse...

Marcia, desculpe a demora:
receita de arroz com amendoas
2 xícaras de chá de arroz lavado
3 xícaras de chá de caldo de vegetais
1 colher de sopa de óleo de canola
1/4 de cebola picada
1 1/2 xícara de chá de champanhe
1/2 xícara de chá de amêndoas em lâminas
sal e pimenta-do-reino a gosto
O modo de fazer é como um arroz normalsó que com a champagne e cado de vegetais. As amendoas é para a decoração final. Boa sorte

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...