30.12.10

CAFÉ DA MANHÃ DE NATAL - RECEITA DE MUFFIN DE PERA E NOZES




























O quadro negro na porta de casa durante todo o mês de Dezembro fez contagem regressiva até chegar ao número 25 - data do Natal. Cada santo dia, apagava o número anterior e colocava o número de dias que faltavam para o Natal. Era como pensar que restava pouco para terminar a correria e ficar só na alegria do dia 25 em diante.




No dia de Natal, preparamos um café da manhã cheio de delicias. Este ano caprichei bastante para publicar algo bem bacana no blog.

Os detalhes começaram com a toalha vermelha herdada da vovó Maria Olympia abaixo de uma sobre toalha branca com desenhos de Papai Noel. No centro, sobre um prato coloque queijo branco, coalhada temperada, queijo gruyere e peito de peru light. À direita coloquei dentro de uma jarra de água algumas fatias de morcota e manjericão. A salada de frutas e iogurte com granolas Também não poderia faltar.





O bolo de amoras da Casa Branca que vocês já conhecem, foi um pedido de minha filha,





Os duendes sobre uma folha de madeira comprada em Bali, acompanha os muffins de pêra e nozes,

Os ovos fritos são as delicias de meu marido e filho. Costumo prepará-los com manteiga, azeite, ramos de alecrim, pimenta do reino e flor de sal. Comprei esta boca de fogo à gás, portátil, na Liberdade,

Chips de chocolate, meio amargo e sabor de laranja - uma delicia adquirida no Santa Luzia,





E olha só como Max e Tom ficaram felizes ao ganhar cada qual um lenço de bandana para colocar no pescoço em dia de festa. Fizeram até posse para receber um biscoito especial!

Terminamos nosso Natal com uma oração em que o nascimento de Jesus foi lembrado e sua imagem colocada na manjedora do presépio. Nossas preces este ano foram de agradecimento a tudo que conquistamos, realizamos e à todos os amigos e família.


MUFFINS DE PERAS E NOZES

Deliciosa receita de Maucha Queiroz concedida em entrevista dada na Revista Charlô.

Ingredientes
2 ovos
¾ de xícara de iogurte natural
½ xícara de óleo de milho ou girassol
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo½ xícara de açúcar
2 ½ colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó
½ colher de chá de noz moscada ralada
1/3 de colher de sal1 xícara de nozes picadas grosseiramente
4 pêras

Utensílios necessários
Forminhas para muffins com capacidade de 100 ml de liquido cada

Modo de preparo
Numa tigela combinar os ovos, o iogurte, o óleo e a baunilha, batendo com o garfo ou batedor de arame. Reservar.
Em outra tigela, misturar a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, a canela, a noz moscada, o sal e as nozes picadas;
Numa terceira tigela juntar as pêras descascadas e picadas;
Misturar rapidamente o conteúdo das duas primeiras tigelas, sem bater a massa, e acrescentar as pêras picadas;
Preencher 2/3 das forminhas com a massa, levar ao forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos ou até que os muffins estejam dourados;
Esperar 5 minutos para desenformar e servir os muffins quentes ou frios acompanhados de chá ou suco.

  • foto arquivo pessoal

.

28.12.10

NATAL DE 2010 EM CASA DE MINHA MÃE

A ceia de Natal deste ano fizemos no dia 23 à noite na casa de minha mãe. Acabamos por antecipar a ceia por um dia porque alguns já tinham compromisso no almoço do dia 24. Até achei uma boa ideia esparramar um pouco as comemorações natalinas, não concentrando almoço e jantar no dia 24. Este ano tentei me segurar um pouco na comilança porque na passagem do ano estarei na praia e como acontece com todo mundo, ninguém quer que apareça aquele quilo à mais devido aos abusos do mês de Dezembro. No meu caso não foi apenas um kilo, mas foram alguns quilos à mais por conta de 4 meses de faculdade que acabaram ocupando o tempo que tinha para fazer exercícios. Como meta para o próximo ano estabeleci um compromisso comigo mesma - não ser tão CD na faculdade. Portanto creio que me sobrará tempo para pelo menos 2 dias na semana praticar alguma atividade aeróbica, além da ayengar ioga que adoro. Promessas à parte e vamos ao que interessa:



A ceia começou com um super peru de 10,2 kilos assado por 6 horas no forno. Primeiramente ele ficou um dia marinando, depois colocamos uma mistura de manteiga, salvia, raspas de limão siciliano entre a pele e a carne. Por dentro da carcaça inserimos uma mexerica morcota toda perfurada com a faca além de 2 ramos de alecrim. Montamos na assadeira uma cama de legumes onde o peru relaxou e absorveu todos os temperos.A farofa que acompanhou o prato foi elaborada com uma farinha de pão italiano amanhecido por três dias e depois batido no liquidificador (deixamos bem rústico, com pedaços maiores e menores). Adicionamos à farofa uvas passas, cebolas e castanha portuguesa que minha mãe adora. O fio de ovos não poderia faltar - minha irmã gosta dele quer acompanhando o peru ou na sobremesa com sorvete.


A salada natalina do Charlô que publiquei a receita na postagem anterior foi um sucesso e consegui fazer um delicioso chips de batata doce no forno, dispensando a panela com óleo quente.
Vale a pena repetir esta salada em outras ocasiões, porque não?


A outra salada que servimos foi a caprese que já é quase um clássico - agrada todo mundo. O molho de azeite e manjericão batido no liquidificador fizemos na hora,


O risoto de arroz branco e amêndoas preparamos com champagne Chandon e caldo de galinha. Virou outro clássico natalino - fazemos todos os anos apenas variando os tipos de arroz,


A torta de siri, já publiquei no blog algo parecido que se chamava pudim de siri. Cai muito bem no verão. Esta daqui foi uma adaptação da torta de salsinha com casquinha de siri resultando numa torta sem massa nas laterais e fundo - bem leve,


De sobremesa minha mãe serviu sorvete de creme da Kibom com casquinha, marron glacê em calda, feita pela Amelinha Liberato e calda de frutas vermelhas.


Hum, só de ver esta foto da compota de marrom glacê dá vontade de sair correndo atrás dela, mas infelizmente (melhor, felizmente) tenho que acabar de arrumar minha mala para partir de viagem à Marú, Bahia, na companhia do marido e amigos. Espero descansar um pouco antes de partir por três semanas para o Spa Lapinha onde farei um estágio na cozinha.
Desejo a todos um Feliz 2011. Espero que no próximo ano consiga cumprir todas as minha promessas e tenha tempo de relaxar e estar mais com os amigos.
  • Fotos arquivo pessoal

6.12.10

LIVRARIA ALEMÃ - dicas de decoração para o Natal




O Natal é logo mais e eu estava muito atrasada com a decoração de casa. Decidi dar um pulo na Livraria Alemã Bucherstube onde o ano passado comprei umas coisinhas muito diferentes de tudo que já tinha visto antes. Só que dessa vez o motivo da minha visita era apenas comprar algumas velas vermelhas para um castiçal que tinha comprado lá o ano passado. Infelizmente não achei a vela, mas em compensação me deliciei com as novidades de Natal que foram trazidas da Alemanha, Suécia, Suíça, Áustria, Grécia, Peru e Brasil.

Um enfeite é mais lindo que outro. Fica difícil escolher e tão pouco sair sem nada na mão. Esta livraria foi fundada em 1961 e vem crescendo constantemente, sendo hoje a maior livraria alemã do Brasil. O espaço interno acaba sendo pequeno para abrigar o estoque diversificado de livros com mais de 16 mil títulos.

Soube que o decorador de festas Vic Meirelles esteve por lá e arrematou muita coisa, mas o estoque é grande e ainda está em tempo de você dar uma chegadinha e conferir. Entre os enfeites que me encantei estava a casinha do João e Maria toda feita com balas, pirulitos e bolachas para fazer a graça das crianças no Natal.

ONDE
Livraria Alemã
Rua Bernardino de Campos, 215
Brooklyn Paulista - São Paulo
Tel. 11 5044 3735

  • fotos arquivo pessoal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...