25.1.11

COMO FAZER O TOFU ORGÂNICO



O Tofu pode ser usado em diversos preparos que levam queijo substituindo a proteina animal por vegetal recomendado àquelas pessoas que convivem com intolerancia a lactose. É preparado com grãos de soja, depois retirado o extrato (outros chamam de leite) e colocado em panela com vinagre para dar o ponto. Depois é escorrido e armazenado em geladeira.

Hoje se sabe que o Tofu vem sendo consumido há pelo menos 2.000 anos pelos chineses e, provavelmente, chegou no Japão por influência budista no ano 700.

Ele é 100% vegetal (vegan), de fácil digestão, rico em vitaminas B e sais minerais, com poucas calorias, isento de colesterol, lactose ou glúten.
Tofu apresenta 12 dos 13 aminoácidos essenciais e contém genesteína, considerado hoje pela medicina um inibidor natural do câncer.
A combinação alimentar ideal é arroz ou outro cereal, legumes e verduras, aumentando assim o valor nutricional e fornecendo o aminoácido que falta.
Aqui no Spa da Lapinha acompanhei Rosa Dudek no preparo dele na Queijaria. Fiquei bastante entusiasmada porque é muito fácil de fazer em casa e pode ser armazendo por até 2 semanas. O sabor e textura ficam bem mais gostosos se comparado ao comprado em supermercado e se fizer um tempero com shoyo e cebolinha fica ainda melhor quando for a mesa. Que tal arriscar e fazer em casa? Sugiro assistir ao video e anotar o passo a passo. Depois me conte como você se saiu. Vamos lá.

Ingredientes para 1 receita
1 pote de 500g gramas de grãos de soja orgânico
2 medidas de 500 g de água (foi usada água da torneira porque é tratada)
1/2 de copo de requeijão de vinagre de álcool (para três receitas)
Obs: fazer três receitas para dar uma quantidade razoável, mas só uma receita cabe no liquidificador de cada vez
Modo de preparo
Lavar os grãos de soja e deixar com água até cobrir os grãos por 12 horas (aproveite para deixar de noite). Escorrer a água que fez o demolho e lavar os grãos com bastante água. Escorrer. Em seguida bater os grãos com 2 medidas de água no liquidificador até ficar espumante (por volta de 1a 2 minutos).Passar este líquido em peneira forrada com gaze, torcer e espremer bem este liquido - que é o extrato (alguns chamam de leite) de soja. O bagaço que ficou na gaze você despreza e joga fora. Repetir mais duas vezes a receita. Levar todo (das três receitas) o extrato de soja em uma panela no fogo até quase levantar fervura, colocar o vinagre as poucos continuamente, abaixar o fogo e deixar ferver levemente até separar o soro da massa No momento que o soro ficar transparente, desligar o fogo. Nunca usar a colher para mexer. Retirar da panela a massa que se separou do soro com uma escumadeira e colocar em formas especiais para moldar queijos. Depois de quinze minutos escorrendo já é possível levar à geladeira. A duração do Tofu é de uma semana. Se desejar conservar por mais tempo, armazenar em água e sal na geladeira.

3 comentários:

Simon disse...

Dá para fazer com sumo de limão? E, ao usar vinagre, qualquer vinagre serve? Por exemplo vinagre de arroz?

tutu galvao bueno disse...

Simon, Nunca experimentei com sumo de limão. Quando preparo o tofu uso vinagre de alcool. Vale arriscar e tentar, depois me conta o resultado.
Obrigada pelo comentário e continue participando, beijo Tutu

tutu galvao bueno disse...

Simon, Nunca experimentei com sumo de limão. Quando preparo o tofu uso vinagre de alcool. Vale arriscar e tentar, depois me conta o resultado.
Obrigada pelo comentário e continue participando, beijo Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...