22.1.11

O KEFIR NOSSO DE CADA DIA




























Todos dias durante a minha estada na Lapinha fui contemplada com um copo de Kefir no café da manhã. Me contaram que kefir não era iogurte, nem coalhada então o que é finalmente esta estranha e levemente ácida bebida? Eles nos explicam que o Kefir tem efeito probiótico pois promove a limpeza da membrana intestinal, trazendo grande alívio para muitos sintomas. A vitamina D é muito abundante. O Cálcio está em forma de sais mais bem absorvidos que os do leite cru. O maior mérito do Kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogênicos da flora intestinal. Em portadores de intolerância a lactose, é possível usar o kefir, deixando mais tempo na fermentação ou aplicado no suco ou água.Os grãos de Kefir tem uma microflora complexa em comparação com iogurte. Kefir também tem levedura em que é uma composição simbiótica.Originária do Cáucaso, só foi introduzida no resto do mundo no início do século XX. O metabolismo da colônia de microorganismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctio, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala,égua e até de camela. Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobaciolos o kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras utilizadas na preparação de diversos produtos, dentre eles,pão, cerveja, vinagre, queijo, vinho, chucrute etc.O

Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus,Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus.

A nutricionista Carolina Nizer prefere o Kefir quando comparado ao Yacult ou ao Activia porque estes dois últimos contêm açúcar, aromatizante e glicose. Já o Kefir por não conter açúcar pode ser ingerido por diabéticos. E para os intolerantes a lactose o procedimento é deixar repousar o kefir no leite por 36 horas ao invés de 12 horas, eliminando assim seus componentes lacteos.

Aqui na cozinha da Lapinha pude acompanhar o preparo dele e anotar para vocês o passo a passo:




RECEITA DE KEFIR
Blog da Tutu

Ingredientes
1 litro de leite desnatado em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de grão de Kefir

Modo de preparo
1. Primeiramente acrescentar os grãos de Kefir ao leite em recipiente não metálico (plástico ou vidro) que tenha tampa. Deixar repousar por 12 horas em temperatura ambiente - longe da luz do sol.Depois coar em peneira não metálica. Ok, já está pronto seu Kefir. Manter na geladeira até ser ingerido.

2. Para conservar a sua isca, (para produzir mais kefir para os próximos dias), lavar os grãos que ficaram na peneira, debaixo de uma torneira com água fria. Depois colocar dentro de um pote (de plástico ou de vidro) cobrir com água e deixar em temperatura ambiente até o fim do dia quando preparará o novo Kefir para ser usado no dia seguinte.

OBS 1: Para os intolerantes à lactose você deverá descansar o Kefir com o leite por 36 horas (ao invés de 12 horas) para obter um Kefir livre de lactose ou poderá preparar o kefir no leite de soja, ou no suco uva.

OBS 2: Os grãos de Kefir vão se multiplicando e dobrando de tamanho a cada dia. Você poderá doar a seus amigos, mas nunca vender. Segundo a lenda, se vender os grãos irão morrer.

OBS 3: Se for doar a seu amigo, coloque duas colheres de sopa de grãos de kefir em um vidro, desses de geleia, adicione água e 1 colher de açucar mascavo (não pode ser o refinado). O açucar é para o grão ter algo para se alimentar.

OBS 3: Os grãos de Kefir não podem ser congelados.

OBS4: Pode-se amazenar na geladeira o produto do Kefir (feito com leite ou suco de uva ou leite de soja) por até 2 dias.



Os grãos de Kefir ficaram na peneira e o kefir com leite para ser ingerido está no fundo do pote de plástico. Em seguida, esses grãos deverão ser lavados (várias vezes debaixo de água fria na torneira e dentro da peneira) e colocado em água e deixado em temperatura ambiente para ser conservado.Lembrete, todos os dias tem que se lavar o Kefir, ele sendo usado ou não.

Espero que possa ajudar muita gente dando todas essas dicas. E para aqueles que quiseram a isca do Kefir, me mande um email e combinamos a retirada em casa.
  • fotos arquivo pessoal
.

2 comentários:

sylribeiro disse...

Tutu eu quero a sua isca! guarde um pouco para mim! estou atras de kefir faz tempo, que legal!!! beijos

fernanda disse...

eu tbem quero a sua isca!
tem contra indicacao para gestantes?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...