16.2.11

COMO MANTER A LINHA EM CASA DEPOIS DO SPA - RECEITAS LIGHT










Adorei a matéria que a jornalista Leticia Rocha, da revista Prazeres da Mesa escreveu na edição de fevereiro -"Delícias com calorias contadas". Nela ela descreve sua experiencia em dois SPAs, o Oasis em Pernambuco e a Lapinha, próximo de Curitiba. Mas foi no site da Revista Prazeres da Mesa, que ela nos conta sua interessante experiencia no SPA Oasis onde perdeu 5,3 k em 7 dias comendo abacate, chocolate 70%, e vinho tinto; alimentos funcionais que ainda produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos beneficos à saúde, segundo ela (Humm, que delícia, quero muito conhecer). Para finalizar sua matéria, ela me pediu para dar algumas dicas para aqueles que voltam de um spa e querem cair fora de algumas armadilhas do dia a dia e mais cinco receitas, de dar água na boca para aqueles que sempre buscam um prato leve, mas essencialmente gostoso e com toques gourmet vindos das minha vivência em preparar cardápios na casa das famílias e treinar cozinheiras - desde uma receita inspirada nas abobrinhas crocantes servidas de entrada no restaurante Gero (em versão leve e assado no forno), a mignon grelhado com ervas, e as "mandiocas croc croc"crocantes, assadas com azeite, sal grosso e salsinha.

COMER BEM E EMAGRECER
O que a criatividade e a tecnologia podem fazer por sua dieta
Por Leticia Rocha

Passar fome, fazer dieta líquida, só comer coisa sem graça e insossa, tudo só para ver o ponteiro da balança descer. Esse tempo já era, como bem mostrou a matéria “Delícias de calorias contadas”, publicada em Prazeres da Mesa, edição 90, fevereiro de 2011.
Mas, para publicar uma reportagem como essa, polêmica, era preciso ir à campo. Mais do que investigar, viver na prática. Afinal, a ditadura do frango grelhado com salada, tão comum (desde sempre) na mesa de quem quer emagrecer, estava com os dias contados? Sim, esse tipo de regime está ultrapassado. Para a felicidade geral de todo bom gourmet, é possível emagrecer, comer bem, sem deixar de lado principalmente, o prazer dos momentos à mesa.
Foi o que constatei ao fazer, na íntegra, o programa de sete dias no Oásis Spa, em Gravatá, Pernambuco. Eu, que como dizem nesse meio “sou rata de spa“, embarquei nessa. Meio reticente, é verdade, afinal, em todos os spas que frequentei até hoje (e não foram poucos), o cardápio beira 300 ou quando muito 600 calorias. Algo que traduzido significa uma ervilha + uma folha de alface + uma lâmina de um quarto de tomate + um pedacinho de frango (ou peixe, aos fins de semana) de 2 cm X 2 cm. Ah, a sobremesa, meio copinho (daqueles descartáveis de café) de gelatina. Só isso e, durante o dia, suco artificial, chá e água à vontade! À noite, uma sopa de legumes (que mais parece uma água morna com sal) e bem ralinha. Tortura, que ainda existe e é quase padrão nesse mercado, mas que você pode escolher não passar por ela.
Ao se deparar com o cardápio do Oásis, não vou mentir, a primeira impressão é: isso não funciona, jamais vou emagrecer com abacate, chocolate 70% e vinho tinto. Esses ingredientes não estão no cardápio (de 800 calorias para mulher, 1200 homem), à toa. São alimentos funcionais, ou seja, além do lado nutricional básico, ainda produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à nossa saúde.
E as novidades não param ai. A semana corria, a maratona de exercícios também, e ao me deparar com o menu do dia, lá estava o bacalhau de domingo, o brownie para o deleite dos chocólatras e a moqueca - prova que você pode se permitir quando vai à praia. Quem já era habituée, nos ajudava a crer: no final do programa, a balança cai sim! E caiu mesmo: sete dias depois, 5,3 quilos a menos e uma certeza: dá para adotar essa dieta em casa, pois quase tudo é permitido se trocar a palavra exagero por equilíbrio. Tudo é preparado de maneira mais leve, a alimentação é balanceada e inclui frutas, verduras, legumes, cereais e carboidratos integrais e tudo isso está aliado à rotina de exercícios.
Ai que mora o perigo. Quando a gente está no spa, segue o programa direitinho. Depois volta para a rotina e, aos poucos, a disciplina vai abrindo espaço para um belisquete em casa, um bolinho ali no restaurante, pois mais uma vez, esse é o prazer de um gourmet nato. E ele não vai parar de cozinhar para os amigos, frequentar restaurantes. Para tanto, convocamos a consultora de cardápios Tutu Galvão Bueno, para dar dicas e criar o que sabe fazer bem: um menu saudável, balanceado e gourmet, com direito à entradinhas, prato principal (que não é peixe nem frango, é um bom filé-mignon) e sobremesa. “Meu trabalho é esse, pensar receitas tanto para o dia a dia, como para meu cliente receber os amigos no final de semana”, conta ela, que é graduanda em Nutrição e pós-graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Confira, a seguir, suas dicas e as receitas:

Dicas
- Dispense o couvert e a entrada.
- Divida a sobremesa. Vale lembrar que quase sempre as opções com frutas são menos calóricas.
- Se a vontade for por um prato, digamos, mais bombados, diga não (ou pegue leve) nesse dia as bebidas alcoólicas- cada grama, são 7 calorias.
- Molhos mais leves: substitua o creme de leite por iogurte.
- Troque o arroz e o macarrão comuns por integral.
- Prefira os orgânicos.
- Para legumes e carnes, prepare-os (ou peça-os) grelhados ou assados. Diminua o sal e agregue sabor com o uso de ervas.
- Prepare os caldos em casa: os de legumes são menos calóricos. Junte pequenas sobras de quatro dias de cozinha, junte ervas, leve para apurar no fogo e congele. Uma mandolina- cortador e descascador de legumes, é um acessório que pode ajudar a variar do cardápio, torná-los mais atrativos e a prepará-los com mais versatilidade.
- Peça logo o café, isso ajuda a diminuir a sensação de “quero mais”.
- Shoyu é muito carregado em sal: use o light ou dilua-o em água.

Menu
Iogurte caseiro
Abobrinhas crocantes e leves
Mandiocas croc croc
Filé mignon grelhado com sal e ervas
Salada de frutas com sorvete e claras queimadas

RECEITAS
Iogurte caseiro
2 litros
2 litros de leite desnatado (2% de gordura)
2 pacotes de lactobacilos vivos, cor azul ou 4 colheres de sopa de iogurte desnatado industrializado
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
1 Aqueça o forno a 220ºC. 2 Em uma panela grande, coloque 1 litro de leite e aqueça até ferver; desligue o fogo e também o forno. 3 Coloque na panela 1 litro de leite gelado e mexa bem; adicione dois pacotinhos de RICH (ou 4 colheres de sopa de iogurte desnatado industrializado) e o leite em pó desnatado, mexa 4 vezes com a colher. 4 Tampe a panela, embrulhe-a num cobertor velho ou jornal e deixe no forno aquecido e desligado por um período de 8 a 12 horas. Dica: o ideal é fazer o iogurte após servir o jantar. 5 No dia seguinte, retire a panela de iogurte do forno. 6 Remova a película de soro que se forma na superfície do iogurte e armazene em vasilha de vidro ou de plástico, na geladeira
Dica: Iogurte: Depois que você prepara este iogurte caseiro, os industrializados passam longe do carrinho do supermercado. A diferença é que o sabor dele é mais delicado. Este iogurte pode ser conservado até 20 dias na geladeira. Como este iogurte não fica com sabor ácido como os industrializados, você poderá usá-lo como substituto de creme de leite para algumas receitas como estrogonofe, molhos e alguns doces.

Salada de frutas com sorvete e claras queimadas
4 porções
1 kiwi
½ manga Palmer
6 morangos
4 colheres (sopa) de sorvete de creme light
2 claras batidas em neve
1 colher (café) de raspas de limão
1 colher (chá) de adoçante culinário
4 ramequins ou mini formas refratárias (caso vá dourar no forno) ou taças de vidro se usar o maçarico para dourar
1 maçarico – para dourar as claras
1 Pique as frutas em pedaços pequenos. 2 Bata as claras em neve e adicione o adoçante e as raspas de limão.
Montagem
1 Distribua as frutas misturadas na base dos ramequins. 2 Adicione 1 colher de sopa de sorvete e as claras em neve. 3 Com o auxílio de 1 maçarico, doure a parte de cima das claras. Caso não tenha o maçarico, pré aqueça o forno bem alto, a 260°C. Quando o forno já estiver bem quente, deixe o refratário até dourar as claras em neve. O dourador - grill do forno também confere o mesmo resultado. Depois, é só retirar do forno e levar para gelar novamente. 4 Sirva imediatamente.
Dica: esta sobremesa é de fácil preparo quando temos convidados de última hora e queremos surpreender.

Abobrinhas crocantes e leves
4 porções
250 g de abobrinha italiana firme ou 1 abobrinha média
50 g de farinha de trigo
25 g de semolina de trigo
2 colheres (chá) de óleo de milho ou spray de óleo
Sal a gosto
1 Corte as abobrinhas com a casca em rodelas bem finas com a mandolina. 2 Misture a farinha com a sêmola de trigo em um prato de sopa. 3 Despeje de uma só vez todas as rodelas de abobrinha nesta mistura e trabalhe com as mãos para que a farinha incorpore em toda a abobrinha. 4 Leve as fatias em uma peneira, sacudindo para retirar o excesso de farinha. 5 Colocar o spray de óleo na assadeira e dispor as rodelas de abobrinha uma ao lado da outra. 6 Com o forno pré-aquecido a 180º por 10 minutos, asse as abobrinhas 5 minutos de cada lado ou até elas ficarem coradas. 7 Deixe esfriar e adicione uma quantidade pequena de sal.
Desenvolvemos uma nova versão da abobrinha do restaurante Gero; bem mais leve; assada no forno, com excelente resultado

Mandiocas Croc Croc
4 porções
500 g de mandiocas sem casca
Sal grosso
Óleo de canola ou azeite de preferência em spray
1 colher (sopa) de salsinha bem, mas bem batidinha
1 Retire a casca e corte a mandioca em quadrados ou em palitos. 2 Leve para cozinhar em água abundante. 3 Quando estiverem cozidas, retire da água e seque. 4 Lambuze as batatas em azeite ou óleo em uma assadeira pincelada com óleo. 5 Adicione o sal grosso. 6 Asse em forno médio por 1h30 para que fiquem crocantes. 7 Quando for servir, polvilhe sal e salsinha por cima.

Filé mignon grelhado com sal de ervas
4 porções
500 de filé mignon
Sal grosso com ervas
1. Compre um filé mignon de boa qualidade e bem limpo, sem gorduras. 2 Corte a carne em filés com 1,5 cm, ou a largura do dedo. 3 Aqueça uma frigideira pesada, por 10 minutos (é importante este tempo para selar seu filé). 4 No momento de grelhar seu filé, salpique sal com ervas sobre os dois lados. 5 Deixe grelhar por 2 minutos de cada lado e sirva imediatamente.
Dica: Adoro fazer os grelhados da maneira mais simples - usando sal grosso com ervas. Segue aqui o passo a passo para seu file sair tostadinho por fora e rosado por dentro, bem suculento e macio. Ficar bem atento para grelhar seu file quando tiver certeza que ele irá para mesa em seguida. Jamais requentar seu file, pois ele irá ficar seco, e o rosado de dentro desaparecerá.

Receitas de Tutu Galvão Bueno, da Tutu Galvão Bueno Consultoria de Cardápios
www.tutugalvaobueno.com.br

Para ler a matéria completa no site clique aqui
  • foto por Carol Gherardi



4 comentários:

Anônimo disse...

Querida,
adoro ler tudo seu!
assim fico pertinho e mato as saudades!
beijo
Sylvia

tutu galvao bueno disse...

Oi Sylvia, cliente e amiga mais que querida, que Deus te conserve essa sua curiosidade e amor pela cozinha compartilhado por sua competente cozinheira, beijo carinhoso meu também, Tutu

Anônimo disse...

Gostaria de saber as calorias das receitas lights que vc postou no seu blog,
Obrigada, Patricia

tutu galvao bueno disse...

Oi Patricia, bom saber que anda visitando o Blog da Tutu.Espero que goste, rs rs. Infelizmente não colocamos as calorias de nossas receitas. Consulte uma nutricionista caso esteja controlando o peso. Daqui três anos estarei formada em nutrição e quem sabe possa te ajudar melhor. Bjo grande e boa sorte, Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...