13.12.11

CLERICOT E SANGRIA - ESSA MODA PEGOU

É só o que se vê nos bares da Vila Madalena: Clericot e Sangria, dois drinks servidos em jarra super colorida que leva uma mistura de vinho, licores e frutas.

Muito resfrescante e leve, bem como as mulheres gostam, a sangria é típica da Espanha, feita com vinho tinto seco, mas é também muito consumida pelos portugueses.

Segundo a lenda o Clericot, cuja origem é francesa foi inventado por ingleses que moravam em Punjab, na Índia, para amenizar o calor. O vinho usado era o Claret e logo passou a se denominar Claret cup. Com a chegada dos ingleses na Argentina, esse drink mudou de pronuncia de Claret cup para Clericot e passou a ser praticamente uma bebida típica da Argentina e Uruguai - mais precisamente da cidade de Punta Del Este.

Em São Paulo com a chegada do Venga, bar de tapas espanhol, a sangria se firmou na versão espanhola, mas em outros restaurantes como o Bistro Charlô, o Clericot já foi adotado há pelo menos um ano.

Clericot ou Sangria, ainda não decidi qual deles que farei no almoço do dia 25 de dezembro para acompanhar o delicioso peru com castanhas da sogra. Acho que vou de Clericot porque acabou de chegar uma receita vinda de Maribel Neves do Bistro Charlô. Vamos experimentar?


















CLERICOT
receita do Bistro Charlô
Rende de 1,5 a 2 litros

Ingredientes
1 garrafa de champagne rosé ou vinho branco
50 ml de cherry brand
2 garrafinhas de club soda
2 pêssegos picados
2 maças picadas
¼ de abacaxi em cubinhos
½ manga picada
8 morangos picados
1 cacho de uva Itália (cortar ao meio e retirar o caroço)

Como fazer

Macere todas as frutas (menos o morango) com o cherry brand por 30 minutos. Acrescente os morangos, club soda, o gelo e misture bem. Acrescente o espumante rose e mexa ligeiramente com bailarina ou colher de cabo comprido

. Fotos Getty image e Bistro Charlô




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...