27.1.11

QUENTÃO DE HIBISCO - É o meu chá preferido na Lapinha

Aqui, no Spa Lapinha quase que diariamente servem um chá de hibisco quente. Ele tem um sabor delicioso e pode ser misturado com frutas ou preparado como um quentão; com cravo, canela e gengibre. Esse é um dos meus preferido além do chá de abacaxi e banana que já postei. Fui atrás da flor de hibisco na horta orgânica do Spa e encontrei mudas pequenas. Sua safra é por volta de março-abril, época que suas flores são desidratadas e vendidas.

A vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo (Hibiscus sabdariffa) é um arbusto semi-lenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Com origem controversa, África ou Ásia, pode chegar aos 3 metros de altura. É cultivado comercialmente, devido às suas propriedades medicinais, mas também tem seus usos ornamental, têxtil e culinário. Apesar da África ser o maior produtor, o maior exportador é a Alemanha. São de coloração arroxeada, assim como quase toda a planta.

O chá de hibisco é indicado para dieta de emagrecimento, espasmo gastrintestinal, cólica uterina, má digestão, gastrenterite, hipertensão, constipação intestinal, ativar a excreção da urina, infecções da pele, varizes e hemorróidas.

No verão, a pedida é servir gelado!
G E L A D O.

RECEITA DE CHÁ DE QUENTÃO DE HIBISCO
Adaptado pelo Blog da Tutu

Ingredientes
8 colheres de sopa de hibisco - 48g
casca de laranja - 16g
2 colheres de sopa de maçã desidratada - 14g
gengibre - 15g
canela - 18g
1colher de sobremesa de cravo - 5g
4 colheres de chá de folhas de stévia - 3g (só no final para não amargar)
10 xícaras de água - 2 L

Modo de fazer
Colocar os 2 litros de água quente em uma panela. Quando levantar fervura desligue. Coloque as folhas de hibisco e os outros ingredientes. Coe e sirva.
  • imagens de arquivo pessoal e google images
  • sempre é tempo de adaptar e melhorar a receita 

25.1.11

COMO FAZER O TOFU ORGÂNICO



O Tofu pode ser usado em diversos preparos que levam queijo substituindo a proteina animal por vegetal recomendado àquelas pessoas que convivem com intolerancia a lactose. É preparado com grãos de soja, depois retirado o extrato (outros chamam de leite) e colocado em panela com vinagre para dar o ponto. Depois é escorrido e armazenado em geladeira.

Hoje se sabe que o Tofu vem sendo consumido há pelo menos 2.000 anos pelos chineses e, provavelmente, chegou no Japão por influência budista no ano 700.

Ele é 100% vegetal (vegan), de fácil digestão, rico em vitaminas B e sais minerais, com poucas calorias, isento de colesterol, lactose ou glúten.
Tofu apresenta 12 dos 13 aminoácidos essenciais e contém genesteína, considerado hoje pela medicina um inibidor natural do câncer.
A combinação alimentar ideal é arroz ou outro cereal, legumes e verduras, aumentando assim o valor nutricional e fornecendo o aminoácido que falta.
Aqui no Spa da Lapinha acompanhei Rosa Dudek no preparo dele na Queijaria. Fiquei bastante entusiasmada porque é muito fácil de fazer em casa e pode ser armazendo por até 2 semanas. O sabor e textura ficam bem mais gostosos se comparado ao comprado em supermercado e se fizer um tempero com shoyo e cebolinha fica ainda melhor quando for a mesa. Que tal arriscar e fazer em casa? Sugiro assistir ao video e anotar o passo a passo. Depois me conte como você se saiu. Vamos lá.

Ingredientes para 1 receita
1 pote de 500g gramas de grãos de soja orgânico
2 medidas de 500 g de água (foi usada água da torneira porque é tratada)
1/2 de copo de requeijão de vinagre de álcool (para três receitas)
Obs: fazer três receitas para dar uma quantidade razoável, mas só uma receita cabe no liquidificador de cada vez
Modo de preparo
Lavar os grãos de soja e deixar com água até cobrir os grãos por 12 horas (aproveite para deixar de noite). Escorrer a água que fez o demolho e lavar os grãos com bastante água. Escorrer. Em seguida bater os grãos com 2 medidas de água no liquidificador até ficar espumante (por volta de 1a 2 minutos).Passar este líquido em peneira forrada com gaze, torcer e espremer bem este liquido - que é o extrato (alguns chamam de leite) de soja. O bagaço que ficou na gaze você despreza e joga fora. Repetir mais duas vezes a receita. Levar todo (das três receitas) o extrato de soja em uma panela no fogo até quase levantar fervura, colocar o vinagre as poucos continuamente, abaixar o fogo e deixar ferver levemente até separar o soro da massa No momento que o soro ficar transparente, desligar o fogo. Nunca usar a colher para mexer. Retirar da panela a massa que se separou do soro com uma escumadeira e colocar em formas especiais para moldar queijos. Depois de quinze minutos escorrendo já é possível levar à geladeira. A duração do Tofu é de uma semana. Se desejar conservar por mais tempo, armazenar em água e sal na geladeira.

22.1.11

O KEFIR NOSSO DE CADA DIA




























Todos dias durante a minha estada na Lapinha fui contemplada com um copo de Kefir no café da manhã. Me contaram que kefir não era iogurte, nem coalhada então o que é finalmente esta estranha e levemente ácida bebida? Eles nos explicam que o Kefir tem efeito probiótico pois promove a limpeza da membrana intestinal, trazendo grande alívio para muitos sintomas. A vitamina D é muito abundante. O Cálcio está em forma de sais mais bem absorvidos que os do leite cru. O maior mérito do Kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogênicos da flora intestinal. Em portadores de intolerância a lactose, é possível usar o kefir, deixando mais tempo na fermentação ou aplicado no suco ou água.Os grãos de Kefir tem uma microflora complexa em comparação com iogurte. Kefir também tem levedura em que é uma composição simbiótica.Originária do Cáucaso, só foi introduzida no resto do mundo no início do século XX. O metabolismo da colônia de microorganismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctio, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala,égua e até de camela. Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobaciolos o kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por mais de quarenta tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras utilizadas na preparação de diversos produtos, dentre eles,pão, cerveja, vinagre, queijo, vinho, chucrute etc.O

Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus,Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus.

A nutricionista Carolina Nizer prefere o Kefir quando comparado ao Yacult ou ao Activia porque estes dois últimos contêm açúcar, aromatizante e glicose. Já o Kefir por não conter açúcar pode ser ingerido por diabéticos. E para os intolerantes a lactose o procedimento é deixar repousar o kefir no leite por 36 horas ao invés de 12 horas, eliminando assim seus componentes lacteos.

Aqui na cozinha da Lapinha pude acompanhar o preparo dele e anotar para vocês o passo a passo:




RECEITA DE KEFIR
Blog da Tutu

Ingredientes
1 litro de leite desnatado em temperatura ambiente
3 colheres de sopa de grão de Kefir

Modo de preparo
1. Primeiramente acrescentar os grãos de Kefir ao leite em recipiente não metálico (plástico ou vidro) que tenha tampa. Deixar repousar por 12 horas em temperatura ambiente - longe da luz do sol.Depois coar em peneira não metálica. Ok, já está pronto seu Kefir. Manter na geladeira até ser ingerido.

2. Para conservar a sua isca, (para produzir mais kefir para os próximos dias), lavar os grãos que ficaram na peneira, debaixo de uma torneira com água fria. Depois colocar dentro de um pote (de plástico ou de vidro) cobrir com água e deixar em temperatura ambiente até o fim do dia quando preparará o novo Kefir para ser usado no dia seguinte.

OBS 1: Para os intolerantes à lactose você deverá descansar o Kefir com o leite por 36 horas (ao invés de 12 horas) para obter um Kefir livre de lactose ou poderá preparar o kefir no leite de soja, ou no suco uva.

OBS 2: Os grãos de Kefir vão se multiplicando e dobrando de tamanho a cada dia. Você poderá doar a seus amigos, mas nunca vender. Segundo a lenda, se vender os grãos irão morrer.

OBS 3: Se for doar a seu amigo, coloque duas colheres de sopa de grãos de kefir em um vidro, desses de geleia, adicione água e 1 colher de açucar mascavo (não pode ser o refinado). O açucar é para o grão ter algo para se alimentar.

OBS 3: Os grãos de Kefir não podem ser congelados.

OBS4: Pode-se amazenar na geladeira o produto do Kefir (feito com leite ou suco de uva ou leite de soja) por até 2 dias.



Os grãos de Kefir ficaram na peneira e o kefir com leite para ser ingerido está no fundo do pote de plástico. Em seguida, esses grãos deverão ser lavados (várias vezes debaixo de água fria na torneira e dentro da peneira) e colocado em água e deixado em temperatura ambiente para ser conservado.Lembrete, todos os dias tem que se lavar o Kefir, ele sendo usado ou não.

Espero que possa ajudar muita gente dando todas essas dicas. E para aqueles que quiseram a isca do Kefir, me mande um email e combinamos a retirada em casa.
  • fotos arquivo pessoal
.

19.1.11

HORTA DA LAPINHA E BERINgELA ASSADA COM SHOYO


Hoje foi o dia da visita à horta orgânica na Lapinha. Para minha sorte, só duas pessoas tiveram interesse nessa visita então nosso guia Giovani Lenicker, que trabalha na horta junto com mais 7 funcionários se dedicou inteiramente à nós nos levando desde a horta dos legumes à dos morangos. Ele nos contou que essa época do ano não íamos encontrar muita coisa. Que nada, tinha de tudo e mais um pouco. Muita coisa que nem imaginava como era o pé ...


... a começar pelas beringelas que estranhei ser o pé tão pequeno para uma verdura tão pesada. Aqui na Lapinha é muito utilizada nos preparos de sopa, caneloni de beringela recheado de ricota e assada conforme o prato acima e receita abaixo,


Um de nossos maiores interesses era visitar a plantação de morangos, que infelizmente já está no fim da safra que iniciou em setembro. Claro que experimentamos vários deles para verificar se tinha algum mais docinho que outro. E vocês sabem que os morangos orgânicos são bem mais saborosos? Minha amiga, que me acompanhava, muito prevenida levou uma sacolinha para levar alguns para o quarto numa emergência, daquelas que bate uma fome fora de hora. Sinceramente não sinto fome aqui. Sinto saudades às vezes é da comida de casa preparada pela Su, além da saudades do marido e filhos.


Acho que esta foto dos morangos, nosso professor de fotografia - do curso que tivemos na semana anterior, sentiria orgulho de sua pupila. Vejam que o foco está na frente e o fundo desfocado dando um colorido verde bem bacana na imagem. Ele me ensinou a usar o modo manual da minha máquina, sem medo de errar.


Esta daqui sou eu com um kilo a menos dos 3 kilos que quero perder durante minha estada de três semanas. Essa primeira plantação rasteirinha é a dos morangos.


Outra safra que está terminando é a dos tomates. Não se acham mais nos pés. Esses aqui, dentro das caixas são os últimos que estavam armazenados para serem levados para São Paulo, pela empresa Cultivar que os distribui,


Outro pé que não conhecia era o de pimentão que tem as folhas longas escondendo o produto ou talvez protegendo-o do sol. Eles são pequenos e muito práticos para o preparo de pimentão recheado com ricota e ervas,


Vocês já conheciam um pé de quiabo? Vejam só que enormes os daqui!


Nosso professor de fotografia Rafael Lage que nos ensinou algumas técnicas e nos acompanhou nas aventuras e descobertas - desde o nascer ao por do sol no Morro da Peruca, turismo na cidade da Lapa e em outras atividades como a aula de cozinha dando boas dicas de como fotografar pratos de comida. Espero que com sua ajuda possa melhorar as imagens do nosso blog.

E a deliciosa receita de beringela, fresquinha da horta que vocês têm que experimentar:

RECEITA DE BERINGELA ASSADA
adaptada por Tutu
Rendimento 4-5 pessoas
Ingredientes
1 beringela grande cortada em rodelas de 1 cm
1 colher de chá de alho ralado
3 colheres de sopa de shoyo Daimaru sem glutem
1 colher de sopa de oregano
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de preparo
Misturar a beringela, o alho, o shoyo e o orégano. Untar uma forma com metade do azeite, dispor as rodelas de beringela sobre a forma uma ao lado da outra e regar com o restante do azeite. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus e deixar assando por 5 minutos.

  • fotos de arquivo pessoal

17.1.11

O QUE É QUE A LAPINHA TEM? E RECEITA DE PÃO MINEIRO E CHÁ DE MARACUJÁ COM BANANA

"Porque será que tantos adeptos do bem estar e da vida saudável quando querem recarregar suas baterias, escolhem o Spa Lapinha? E porque, tais frequentadores criam com o local um vinculo tão forte que passam seus dias comuns sonhando em voltar para lá? Os resultados obtidos com a rotina e os tratamentos desse spa sui generis levam a um reaprendizado de hábitos (bens melhores no que se refere a se exercitar, comer dormir e viver) ninguém duvida."diz Clovis França, fotógrafo e jornalista em matéria publicada na revista JP.
Me apaixonei por este lugar desde que fui há dois anos atrás. A medicina naturista adotada por eles é baseada na alimentação saudavel - dieta ovo lacto vegetariana - com ovos, leite e vegetais e sem carne nenhuma, ordenoterapia - respeito ao nosso bioritmo natural, fisioterapias - com inúmeras e variadas massagens, hidroterapia - saúde pela água (sigla de SPA) e fitoterapia - uso de ervas e chás para cura e prevenção.
E foi para lá que resolvi fazer três semanas de estágio na cozinha supervisionada pela nutricionista Carolina Silva Nizer. Nem precisa dizer que estou amando. Quando não estou dentro da cozinha posso usufruir de todas as delicias de um spa! Manterei vocês, leitores informados sobre os meus passos e enviarei receitas de pratos que mais gostei.



Todas manhãs acordo e vou do meu alojamento (muito confortável por sinal) até a cozinha do Spa onde são preparadas as quatro refeições diárias. Lá, 18 funcionárias se revezam em dois turnos para o preparo das refeições feitas com 90% de produtos orgânicos de sua horta e do centro de produção da fazenda onde fazem queijos, pães, geléias e sucos.


Este é um típico café da manhã de quem está seguindo - como eu uma dieta normal (de 1600 a 2000 mil calorias/dia). Ele consiste de 2 fatias de pão integral, musli composto de frutas, granola com um "tico" de iogurte, Kefir (tipo de coalhada), 2 fatias de queijo, geléia de laranja ou amora, mel, requeijão (acreditem, o melhor que já provei) e manteiga. Neste dia, ao invés de servirem o pão fomos contemplados com um bolinho sem glutem e sem lactose que estava maravilhoso.


Esta simpática e dinâmica cozinheira é a chef de cozinha, Arlete de Fátima Zbonick que desenvolveu a deliciosa receita que eu chamei de pão mineiro da Lapinha. Simplesmente divino!


Confesso que me senti muito mal quando observei vários olhares saltando em minha direção com um silencioso ou explicito dizer: "por que esses pãezinhos só para você? "ou "dá para deixar um para mim?". Para não ficar mal com meus vizinhos de mesa, me retirei no final do café da manhã deixando uma unidade sobre o prato. Fiquei curiosa para saber o fim dele, mas preferi não perguntar, afinal cada um sabe o que faz!


Os chás da Lapinha são um capítulo a parte e as funcionárias da cozinha costumam peneirar os chá com um pano fino para restar apenas a água aromatizada. O da foto, é o meu preferido feito com banana e maracujá desidratados.


Esse meu retrato foi tirado pela fotógrafa Carol Gherardi (com minha máquina) quando esteve aqui para fazer uma matéria da Lapinha para a Revista Prazeres da Mesa. Estava dentro da sala onde se fazem as refeições.
Para aqueles que ficaram com vontade de experimentar as receitas:

PÃO MINEIRO DA LAPINHA

ingredientes
1 xícara de chá de quinua em flocos
1 xícara de chá de polvilho azedo
1 xícara de aipim cozido
2 ovos inteiros
3 colheres de sopa de óleo de milho
1 e 1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento de pão (Fleischmann ou fresco - 12 g)
1/2 colher de chá de açúcar mascavo
50 ml de água morna para amassar
Modo de preparo
Dilua o fermento e o açúcar na água morna e deixe crescer (até ficar bem espumoso e dobrar de tamanho) - 4 minutos aproximadamente. Em seguida junte todos os outros ingredientes e amasse. Depois faça 35 mini bolinhas, leve ao forno pré aquecido à 170 graus por 20 a 30 minutos.
Você pode incrementar a receita colocando queijo ralado caso não tenha intolerancia a lactose ou então ervas como o orégano ou ervas finas.

CHÁ DE BANANA E ABACAXI

ingredientes
1 litro de água
5 colheres de sopa de abacaxi desidratado
5 colheres de sopa de banana desidratada
Modo de preparo
Juntar todos os ingredientes e ferver por 15 minutos em fogo baixo.Colocar um pano dentro de uma peneira e despejar o líquido até filtrar toda a água. Servir quente ou gelado.
  • fotos arquivo pessoal
  • agradecimentos especiais a Marianne Brepohl, Luzia Almeida, Carolina Nizer e toda a equipe da cozinha da Lapinha

10.1.11

FELIZ 2011! QUE TAL INICIAR O ANO COM UMA FAXINA NA COZINHA?



Entramos em 2011 com o pique de por a casa em ordem e a cozinha, que para nós é o coração da casa está nas nossas prioridades. Sabe aqueles armários abarrotados de panelas e formas de bolos, aqueles tupperwares sem tampas, ervas para tempero com data de validade vencida, aparelhos sem uso à espera que um dia a gente ainda vai usar? Poxa, é chegada a hora de limpar e vasculhar as coisas esquecidas e bacanas que tem para colocá-las em uso. E, o que fazer com aquelas peças que deixamos de lado por mais de um ano? Nada melhor do que doar para alguma instituição filantropica que poderá vender sua doação e destinar os recursos para suas obras sociais. Janeiro é o mês ideal para por esta atividade em prática - o ano está começando e o trabalho e afazeres da casa normalmente estão num ritmo mais lento. Para ajudar aqueles que estão nesta sintonia, a matéria publicada na Folha de São Paulo e divulgado no Blog da Silvia Ribeiro dá boas dicas:

DESCARTE SEM PENSAR
Tudo o que estiver quebrado ou velho demais. Vale para louças amareladas, panelas e potes de plástico sem tampa (ou tampas sem potes de plástico) e roupas velhas
PASSADO
Com alimentos e cosméticos é simples: passou a data de validade, lixo. Mas travesseiros, plásticos e escovas de dentes também vencem. Potes plásticos costumam ter validade de dois anos
NÃO COMPENSA
O conserto pode sair mais caro do que comprar um novo. É o caso de casacos de pele, peças de couro ou de verniz. A maioria dos eletrodomésticos também é descartável, como aparelhos de DVD e liquidificadores
PARADOS
Se você comprou faz um tempo e nunca usou, provavelmente nunca vai usar. Se você já usou, há uma tolerância. Alguns dizem que, para roupas, o prazo é dois anos. Para utensílios de cozinha, um ano
VÁRIOS DO MESMO
Três xampus pela metade, esmaltes da mesma cor e cremes iguais. Separe dois ou três e se livre do resto. Revistas e jornais com matérias não lidas podem ser recortados e guardados. Por que não imprimir receitas em vez de guardar pilhas de revistas que têm só uma receita boa?
PURGATÓRIO
Quando não tiver certeza se vai usar ou não um objeto, separe e deixe em um local visível por um tempo, como se estivesse de castigo. Coloque um limite de tempo (um mês, por exemplo). Se não usar durante esse tempo, é melhor doar
LIBERADOS
As exceções para as regras de uso são os sobretudos, casacos clássicos, agasalhos usados em viagens internacionais ou roupas esportivas (mergulho ou esqui) usadas em viagens. Livros de estimação e utensílios de cozinha temáticos e sazonais como formas de biscoito de Natal também são perdoados
ONDE FAZER DOAÇÃO DE ELETRODOMÉSTICOS, MÓVEIS E ROUPAS
APAE DE SÃO PAULO
Atende pessoas com deficiência intelectual
Aceita doações de brinquedos, livros, eletrodomésticos, roupas e móveis que serão usados pela própria instituição ou vendidos em bazares
Como doar: Retiram em casa. Tel. (11) 5080-7123, SP; www.apaesp.org.br
CASAS ANDRÉ LUIZ
Atende crianças com deficiência mental
Aceita móveis, utensílios domésticos, livros, roupas, calçados etc. Tudo é vendido nas lojas do Mercatudo Casas André Luiz.
O dinheiro é revertido para a instituição
Como doar: Retiram na região de São Paulo, Campinas e Sorocaba. Tel. (11) 2459-7000, SP; www.mercatudo.org.br
AACD
Atende crianças com deficiência física
Aceita roupas, sapatos, bijouterias e brinquedos em bom estado que serão vendidos em bazares
Como doar: Os produtos devem ser entregues na AACD, R. Pedro de Toledo, 1.620, Vila Clementino, SP, de segunda a sexta, das 8h às 17h; www.aacd60anos.com.br
LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO
Atende pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida
Aceita livros, roupas, brinquedos, móveis e eletrônicos em bom estado para o bazar da entidade
Como doar: Retiram em casa. Tel. (11) 5908-7899, SP; www.lesf.org.br
EXÉRCITO DE SALVAÇÃO
Auxilia populações atingidas por desastres naturais e vítimas de conflitos
Aceita roupas, móveis, brinquedos, sapatos, livros, computadores ou outros objetos que serão destinados a famílias carentes ou bazares
Como doar: Retiram em casa. Tels. (11) 4003-2299, SP ou (21) 4003-2299, RJ; www.exercitodoacoes.org.br
PORTAL DA AJUDA
Cadastra entidades que precisam de doação, recebe e distribui o que é arrecadado
Aceita eletrodomésticos, móveis, roupas, brinquedos, material escolar, livros, itens de cozinha, itens de informática, material de construção etc. Os produtos são destinados a mais de 40 entidades
Como doar: Retiram em casa. Tel. (11) 5181-1330, SP; www.portaldajuda.org.br. É possível escolher para qual entidade você quer doar
FUNDAÇÃO ABRINQ
Desenvolve ações e projetos relacionados à proteção dos direitos da infância e da adolescência
Aceita qualquer tipo de doação. O material é repassado para instituições parceiras
Como doar: Dependendo da doação, retiram em casa. Tel. (11) 3848-4908, SP; www.fundabrinq.org.br


Fontes: Cristina Papazian, Heloisa Lúcia Sundfeld e Ingrid Lisboa, especialistas em organização
Balança de cozinha da marca Joseph à venda na loja Utilplast e na Doural
Materia completa da Folha de São Paulo

Desejo à todos vocês um ótimo 2011. Que ele seja realmente especial para vocês. Beijo grande, Tutu

  • Fotos arquivo pessoal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...