Hoje em casa é dia de festa! Haverá comemoração antecipada do dia das mães. Para uma celebração tão importante como essa e para agradar a mãe nada mais simpático do que servir na hora da sobremesa um doce que lembra infância e aconchego como o sagu de uva. A origem desse doce vem do sul do Brasil e a receita é do restaurante Spot, um dos meus favoritos.
SAGU DE UVA
Rende de 10 a 12 taças
Ingredientes para o sagu
1 ½ xícara de chá de vinho cabernet sauvignon
1 ½ xícara de chá de água
65 g de sagu de tapioca
¾ xícara de chá de açúcar
1 pau de canela pequeno
1 cravo-da-índia
Ingredientes para o creme inglês
250 ml de leite
1 fava de baunilha com um corte não profundo no sentido do comprimento
250 ml de creme de leite fresco
6 gemas
1/2 xícara de chá de açúcar
Modo de preparo do sagu
Numa tigela, coloque o vinho e a água, mexa e depois acrescente o sagu, deixando de molho por uma hora. Transfira a mistura para uma panela, junte o açúcar, a canela e o cravo e leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar translúcido e cozido (levará cerca de 20 minutos). Deixe amornar e distribua em taças. Quando esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira.
Modo de preparo do creme inglês
Coloque o leite, a baunilha e o creme de leite fresco numa panela e leve ao fogo baixo até quase ferver. Descarte, então, a fava de baunilha.
Bata as gemas com o açúcar com um batedor de arame. Junte metade do leite às gemas, batendo sem parar, e depois misture com a outra metade do leite. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar com uma colher de pau até engrossar (não deixe ferver).
Deixe esfriar e leve à geladeira. Na hora de servir, cubra as taças com o creme.
Se tiver interesse em visitar no Blog matéria sobre o Sagu de uva SEM AÇÚCAR do Restaurante Celeiro click AQUI
- foto site uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário