19.4.20
PÃO DE FERMENTAÇÃO NATURAL - por Tutu Galvão Bueno
Enfim, chegou o dia mais emocionante (dia 8). Depois de 7 dias fazendo o levain -veja no post anterior, chegou a hora de fazer o pão. Vamos juntar mais farinha, água e sal, moldar, fazer dobras, esperar fermentar e assar. Coloquei aqui essa receita, que para iniciantes é uma das mais fáceis e básicas e com um resultado fantástico.
Tenho certeza que depois de experimentar o primeiro pedaço de pão feito por você, sua empolgação vai aumentar, mas vamos com calma. Sugiro fazer pelo menos 8 vezes a mesma receita antes de se aventurar a fazer novos pães. Foi uma amiga que me recomendou a fazer dessa maneira e achei que foi muito válido para conhecer o comportamento da minha farinha, a quantidade de água necessária, o sal, como também a temperatura do meu forno.
Agora, vou te pedir um favor. Conta para mim aqui como ficou seu pão. Quero muito saber e compartilhar com você novas aventuras, sucesso e bjos Tutu
❤️ ❤️ ❤️
PÃO DE FERMENTAÇÃO NATURAL
Por Tutu Galvão Bueno
Para fornos que atinjam altas temperaturas (acima de 230o C)
Ingredientes para o pão branco ou integral
200 g de levain reformado e borbulhante*(veja no fim da receita)
300 a 400 ml OU mais de agua (varia conforme a marca da farinha)
½ colher de sopa OU 10 g de sal
500 g de farinha branca**
Utensílio necessário
Panela de ferro com tampa ou forma retangular, tipo de bolo inglês
Como reformar o levain que está na geladeira: na véspera que for fazer o pão (de 6 a 24h antes), retire o fermento da geladeira, misture com 120g de farinha e 80ml de água, tem que ficar uma massa pegajosa, se ficar muito mole ou muito dura corrija com mais água ou farinha, deixe crescer, se cresceu, pode usar, o importante é usar em até 24h depois de reativado, use o que a receita pede e guarde ½ xícara dele na geladeira, o restante que sobrou dê a amigos ou faça Waffle, panqueca.
Modo de preparo da massa
1. Dilua o levain reformado em água (se for usar legumes, bata-o no liquidificador junto com o levain e parte da água);
2. Junte a farinha de trigo de uma só vez e vá acrescentando mais água se for necessário para fazer uma massa homogênea e um pouco pegajosa, como massa de pão de queijo;
3. Passe para uma tigela de vidro ou de plástico limpa e untada de azeite, feche bem e espere 30 minutos;
4. Faça dobras na massa, espichando e dobrando para cima como se fosse um embrulho. Espere meia hora, nesse momento se quiser pode sovar por 10 minutos, na batedeira com gancho;
5. Repita as dobras. Cubra e espere 30 minutos. Repita as dobras. Cubra e espere 30 minutos;
6. Modele e coloque numa cestinha com pano enfarinhado, cubra com plástico e espere crescer por cerca de 2h ou até enfiar um dedo a massa retorne rapidamente na posição original;
7. Pré aqueça o forno a 250O C por 25 minutos (e dentro dele, uma panela de ferro vazia e sua tampa);
8. Coloque a massa na panela só enfarinhada o fundo dela, faça corte na superfície do pão usando um estilete ou gilete, tampe e deixe assar por 25 minutos. Destampe, abaixe a temperatura para 230O C e deixe assar por mais 20 ou 30 minutos.
9. Retire e deixe esfriar sobre uma grade ou sobre o fogão para o ar circular por todo em cima e embaixo, por pelo menos 1 hora, é importante fatiar só depois desse período.
Obs. Se for usar nozes, passas, grãos etc., acrescente quando a massa já estiver homogênea – quando fizer as primeiras dobras.
Dicas
* use sempre depois que fermentou e ficou borbulhante, mas se já cresceu e baixou, ainda pode ser usada em 24 horas
** variação da receita: 300 g de farinha branca + 200 g de farinha integral ou de centeio. Corrigir a água. Se quiser acrescente nozes e passas ou 1/4 de xícara de mix de sementes (linhaça, gergelim branco e preto, semente de girassol, semente de abóbora). Pode também acrescentar legumes cozidos como 200g de abóbora ou batata doce.
. Receita adaptada de Neide Rigo, do Blog Come-se
. Foto de arquivo pessoal de Tutu GB.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário