23.2.10

MOSTEIRO DE SÃO BENTO - Seus pães e bolos





















bolos da foto: Benedictus, Don Bernardo e Santa Escolástica
pão da foto:Dominus

Neste último domingo fui assistir a missa das 10h no Mosteiro de Bento com minha amiga Paola. Ela é uma jovem muito simpática da Colômbia que ficou em casa em 2005 para fazer intercâmbio. Desta vez, veio nos visitar. Aproveitei para sapear as novidades dos pães e bolos que os monges beneditinos vendem após o termino da missa, por volta de 11:15h.Neste horário já tinha uma fila bem grande para a compra, mas enquanto esperávamos a fila andar fomos instruídos a ler o cardápio e fazer nossa escolha entre os bolos, pães, mel e geleias. Quase a la Mac Donald.
Amei saber que eles fazem mini versões dos famosos bolos, o que me deixou com menos sentimento de culpa para experimenta-los logo que chegamos em casa.
Aqui vão minhas sugestões:
PÃO DOMINUS - boa pedida para servir no café da manhã com um queijo branco. Leva farelo de trigo, açúcar mascavo e aveia.Bem fresquinho e fofo, feito na véspera.
MINI BOLO SANTA ESCOLÁSTICA - Foi o que mais gostei, por ser menos doce e mais seco. Esta receita foi trazida da Suiça pelos monges europeus que vieram restaurar os mosteiros brasileiros. Leva nozes e maçã.
MINI BOLO SÃO BERNARDO - Para aqueles que gostam de bolo mais molhado, esta é a indicação. Base de café, chocolate, conhaque, nozes, pessego e gengibre.
MINI BOLO BENEDICTUS(pão de mel) - Não sou fã de pão de mel, mas este estava maaaravilhoso. É sem dúvida o mais calórico.Leva farinha de trigo, açúcar mascavo e mel. É recheado com geleia de damasco e coberto com chocolate.

Olha só o que achei na web: a receita de pão de mel concedida a revista Veja pelo abade Don Bernardo Schuler,do Mosteiro São Bento. O pão de mel vendido lá tem geleia de damasco no recheio. Ainda não testei a receita.


RECEITA DE PÃO DE MEL
concedida a revista Veja pelo abade Don Bernardo Schuler,do Mosteiro São Bento
Rendimento: 20 porções

Ingredientes

2 xícaras (chá) de mel
60g de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
1 cálice de cointreau
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de nozes moídas
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento

Cobertura
300g de chocolate ao leite
300g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Bata o mel e a manteiga até formar um creme. Junte os demais ingredientes. Misture bem. Distribua essa massa em vinte forminhas untadas e enfarinhadas e asse por aproximadamente trinta minutos. Espere esfriar. Derreta em banho-maria o chocolate ao leite e o meio amargo. Banhe os pães de mel na mistura de chocolates derretidos.



Aproveitei para visitar a capela do colegio São Bento, vizinho ao mosteiro que depois de 100 anos ser um local de oração restrito aos monges beneditinos abriu suas portas para visitação fazendo parte da exposição Arte e espiritualidade. A capela, muito bacana mesmo, foi parcialmente restaurada em 2007 na visita do Papa Bento XVI a São Paulo. Pena que agora está fechada para visitação


Onde fica
:Largo de São Bento, s/no. - Centro
CEP: 01029-010 - São Paulo - SP
Fone: ++55 (11) 3328-8794
Todos os produtos estão à venda na loja do Mosteiro. Domingo logo após a missa das 10h;
de segunda a sexta no horário de 7h às 18h; e sábado de 7h30 às 12h.


Nova Loja de Pães:

Rua Barão de Capanema, 416
Jardim Paulista, São Paulo
Delivery: (11) 3063 - 0522

2 comentários:

sylribeiro disse...

Nossa que de-li-cia!
me deu vontade de experimentar tudo!
e eu sou fã absoluta de pão de mel....melhor passar longe dali.
que visita incrivel. bj

tutu galvao bueno disse...

Syl, a missa de domingo do mosterio tem canto gregoriano em latim.Uma beleza! Aquieta a alma para a semana que vem pela frente. Os pães e bolos, nem se fala. São deliciosos.
Tks pelo comentário,
Bjs Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...