25.4.11

DÚVIDA DO QUE FAZER COM SOBRAS DE CHOCOLATE? JÁ PENSOU EM UM SUFLE DE CHOCOLATE ACOMPANHADO DE FRUTAS VERMELHAS?






































O que fazer com as sobras de chocolate da Páscoa? Para resolver esse problema, depois de muito pesquisar encontrei uma receita perfeita e infalível de suflê de chocolate que fizemos em casa no nosso jantar de Páscoa. O resultado foi fantástico. Quem mexe bastante na cozinha sabe o quão difícil é fazer um suflê perfeito. Pois bem, o suflê de chocolate do chef pâtisserie francês Dominique Guerin, que é responsável pelas sobremesas do restaurante carioca Le Pré Catelan , foi eleito pela Veja Rio, a melhor sobremesa da cidade (ainda não experimentei a original, feito por ele que dizem que é de comer de joelhos!). Preparado com chocolate meio-amargo, o suflê mais gostoso do Rio de Janeiro é servido com sorbet de framboesa e sorvete de baunilha - acompanhamentos que substituiria por um mix de frutas vermelhas de mirtillo, framboesas e amoras fresquíssimas para tornar a sobremesa menos pesada.

Vamos lá pessoal? E aí segue a receita adaptada por mim.

SUFLÊ DE CHOCOLATE
Blog da Tutu

Ingredientes
150 g de chocolate meio-amargo
45 g de manteiga, de preferência clarificada
6 claras
65 g de açúcar, de preferência demerara
3 gemas de ovo
Mix de frutas vermelhas: mirtillo, framboesas e amoras

Utensílio necessário
6 potes médios de porcelana, com 10 cm de largura, chamados ramequins

Modo de preparo
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar com manteiga e açúcar 6 formas médias de porcelana e colocá-las no freezer. Derreter o chocolate com a manteiga a 40º e reservar. Bater as claras em neve (não muito firmes) com açúcar e adicionar as gemas em seguida, misturando manualmente.

Adicionar a mistura de chocolate com manteiga, rapidamente e manualmente. Encher os potes de porcelana até 1 dedo antes da borda e colocar no congelador até o momento de ir ao forno. Colocar os suflês no forno pré-aquecido por 12 a 15 minutos e servir com um mix de frutas vermelhas e frescas, ao lado dos ramequins. Cuidado: se deixar o suflê por muito tempo no forno ele pode inflar e murchar.




Essa é a versão do suflê de chocolate feita em casa no jantar de Páscoa. Faltaram as frutas vermelhas transformando a sobremesa numa combinação perfeita de ingredientes!

ONDE
LE PRÉ CATELAN -HOTEL SOFITEL
AV. ATLÂNTICA, 4240,
COPACABANA - RIO DE JANEIRO
TEL. (21) 2525-1160.
  • foto do blog da Folha e e-phone de André M. Galvão Bueno

Um comentário:

Sergio disse...

ai que fome !!! ainda bem que sobrou bastante ovo nesta páscoa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...