14.1.13

SALADA DE TOMATINHO CONFITADO E QUEIJO SERRA DA CANASTRA QUEIMADO




Essa é a primeira postagem do ano que inicia com uma salada bem refrescante para esse calor que vem e que vai em São Paulo. Hora está calor intenso ora está fresquinho. É verão. É tempo de preguiça é tempo para estar na praia, mas estou em São Paulo, de leve no trabalho e em férias na faculdade.

Para a salada que apresento usei folhas variadas da banca da Lúcia e Yolanda do sacolão do Ceasa, com queijo da canastra recém trazido de Belo Horizonte que demos uma queimada com maçarico e fatiamos. Muito fácil! Acrescentei uns tomatinhos confitados comprados no supermercado. Depois coloquei-os no modo "assar"do mini forminho com azeite e tomilho (algo em torno de 10-15 minutos). O molho preparei na proporção de 3 medidas de azeite para 1 medida de limão, 1 colher de de café de mostarda ancienne e 1 de chá de mel, sal e pimenta e mais 1/2 dente de alho raladinho fino.

Coisa importante é a higienização das folhas e legumes com solução clorada na proporção de 20 gotas para cada um litro de água. Deixar de molho por 15 minutos e enxaguar em água abundante. Secar muito bem, mas muito bem mesmo para absorver o molho da salada quando for servida. Nada de querer ser prática e lavar todas as folhas para adiantar o serviço da semana. A umidade nos alimentos por longo período é um campo propício para micro organismos e as folhas irão murchar com mais facilidade. Então é aconselhável a higienização de acordo com o consumo.

À todos que têm me acompanhado, desejo um 2013 muito abençoado repleto de realizações e boas experiências na cozinha. Vamos ver se nesse ano a gente pode parar um pouco para se cuidar e alimentar melhor. Que possamos seguir firmes naquilo que acreditamos, nos nossos projetos de vida, mesmo que as dificuldades apareçam pela frente continuaremos lutando naquilo que acreditamos.
E eu, estareii sempre aqui, neste cantinho com comida boa, de casa, de quem tem carinho e amor para dar.

. foto arquivo pessoal



2 comentários:

Sergio disse...

adorei a salada e o texto ... muito sucesso e um feliz 2013 para o blog da Tutu

tutu galvao bueno disse...

Sergio, Obrigado ao meu amor e grande incentivador, <3 Tutu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...